Estoicismo
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Estoicismo: s. m. 1. Filos. Sistema filosófico, cujo fundador foi Zenão de Cício (Chipre), filósofo grego, que aconselha a indiferença e o desprezo pelos males físicos e morais. 2. Rigidez de princípios morais. 3. Austeridade.

____

____O estoicismo se opõe ao epicurismo - o epicurismo é essencialmente hedonista. Para os estóicos, o fim supremo, o único bem do homem, não é o prazer, a felicidade, mas a virtude.

  • Como o bem absoluto e único é a virtude,
  • assim o mal único e absoluto é o vício. (Ver: O bem e o Mal)

____A paixão, na filosofia estóica, é sempre má; pois é movimento irracional, vício da alma? quer se trate de ódio, quer se trate de piedade.

____De tal forma, a única atitude do sábio estóico deve ser o aniquilamento da paixão, até a apatia. O ideal ético estóico não é o domínio racional da paixão, mas a sua destruição total, para dar lugar unicamente à razão: maravilhoso ideal de homem sem paixão, que anda como um D-us entre os homens. Daí a guerra justificada do estoicismo contra o sentimento, a emoção, a paixão, donde deriva o desejo, o vício, a dor, que devem ser aniquilados.http://www.judaismomessianico.com.br/atenas.htm


____O estoicismo durou cerca de 500 anos e grande foi a sua influência entre gregos e romanos. É uma doutrina eclética, e incorpora muitos conceitos dos filósofos anteriores e contemporâneos: Heráclito, Platão e Aristóteles, os cínicos.

____Zênon, o fundador do estoicismo, era considerado fenício por seus contemporâneos, e oriundo da Ilha de Chipre. Praticamente nada se sabe de sua vida pessoal, exceto que chegou a Atenas ainda jovem, e que estudou com alguns filósofos que o precederam, como Estílpon de Mégara, o cínico Crates de Tebas e Xenócrates da Calcedônia, da Academia.

____O funeral de Zênon em Atenas foi efetuado às expensas da cidade, uma vez que "tinha feito de sua vida um exemplo para todos, pois seguiu seus próprios ensinamentos" (Harvey, 1987).

____Desde Zênon o estoicismo dividia a filosofia em três partes, como o epicurismo:

____Principais Representantes:

____Os filósofos estóicos podem ser agrupados em função da época em que viveram.

  • antiga — corresponde mais ou menos ao século III.
    • Zênon de Cítion, fundador da Escola: viveu entre 335 a 263, e na doutrina deu mais ênfase à parteética
    • Cleantes de Asso: viveu entre 331 e 232, e deu mais ênfase à parte religiosa
    • Crisipo de Solunte: viveu entre 280 e 206, desenvolveu a parte lógica e sistematizou a doutrina estóica tal como a conhecemos.
  • média — corresponde aos séculos II e I.

    • Panécio de Rodes: viveu de 185 a 110, e foi o principal introdutor do estoicismo na sociedade romana
    • Posidônio de Apaméia: viveu de 135 a 50, contemporâneo de Cícero, reuniu ecleticamente a doutrina dos estóicos "antigos" ao pensamento de Platão e Aristóteles e fez contribuições às ciências naturais, à matemática e à astronomia.

  • nova — corresponde aos séculos
  • I a IV
    • Sêneca de Córdoba: político, filósofo, poeta e tragediógrafo romano, viveu ente 4 e 65 e foi preceptor do Imperador Nero
    • Epicteto: ex-escravo nascido na Frígia (ásia Menor), viveu entre os romanos de 55 a 135, e foi mestre do historiador Arriano. É dele a frase "suporta e abstém-te"
    • Marco Aurélio: da dinastia dos Antoninos, viveu entre 121 e 180 e foi Imperador Romano de 161 a 180.

____Fontes escritas:

____Restam fragmentos escassos dos fundadores do Estoicismo, o que não permite discernir com precisão a contribuição de Zênon e de outros antigos membros da Escola, como Cleantes e Crisipo, à doutrina.

____Os escritos filosóficos dos romanos Cícero, Sêneca e Marco Aurélio, felizmente, trazem preciosas citações em latim dos originais gregos, o que permitiu a reconstrução da doutrina.

____Da tradição doxográfica, a obra mais importante que chegou a nós é a de Diógenes Laércio, escrita provavelmente na primeira metade do séc. III.

http://greciantiga.org/txt/estoicos.asp

Ver também:
*