Os Profetas
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Também fazem parte do Velho_Testamento 34 livros referentes aos demais profetas. Quase todos profetizando sobre a vinda de um grande Espírito, que implantaria o Reino de Deus no coração dos homens de boa vontade. Todas essas previsões realizaram-se integralmente na pessoa de Jesus Cristo.

Consciência espírita:www.consciesp.org.br

____ Não devemos considerar como profetas apenas aqueles a que se referem as páginas do Velho Testamento. Além dos ensinamentos legados por um Elias ou um Jeremias, temos de convir que numerosos missionários do plano superior precederam a vinda do Cristo, distribuindo no mundo o pão espiritual de suas verdades eternas.

____Um Çakyamuni, um Confúcio, um Sócrates, foram igualmente profetas do Senhor, na gloriosa preparação dos seus caminhos. Se desenvolveram ação distante do ambiente e dos costumes israelitas, pautaram a missão no mesmo plano universalista, em que as tribos de Israel foram chamadas a trabalhar, mais particularmente, pelo progresso religioso do mundo.

____Em todos os tempos houve a mais funda diferença entre o sacerdócio e o profetismo.

____Os antigos profetas de Israel nunca se caracterizaram por qualquer expressão de servilismo às convenções sociais e aos interesses econômicos, tão ao gosto do sacerdócioorganizado, em todas as eras e em todos os lugares.

____Extremamente dedicados ao esforço próprio, não viviam do altar de sua fé, mas do trabalho edificante, fosse na indumentária dos escravos oprimidos, ou no insulamento do deserto que as suas aspirações religiosas sabiam povoar de um santo dinamismo construtivo.

____Os profetas do Cristotêm voltado à esfera material para trazer aos homens novas expressões de luz para o futuro da Humanidade.

____Em tempo algum as coletividades humanas deixaram de receber a sublime cooperação dos enviados do Senhor, na solução dos grandes problemas do porvir.

____Nem sempre a palavra da profecia poderá ser trazida pelas mesmas individualidades espirituais dos tempos idos; contudo, os profetas de Jesus, isto é, as poderosas organizações espirituais dos planos superiores, têm estado convosco, incessantemente, impulsando-vos à evolução em todos os sentidos, multiplicando as vossas possibilidades de êxito nas experiências difíceis e dolorosas. É verdade que os novos enviados não precisarão dizer o que já se encontra escrito, em matéria de revelações religiosas; todavia, agem nos setores da Ciência e da Filosofia, da Literatura e da Arte, levantando-vos o pensamento abatido para as maravilhosas construções espirituais do porvir. Igualmente, é certo que os missionários novos não encontraram o deserto de figueiras bravas, onde os seus predecessores se nutriam apenas de gafanhotos e de mel selvagem, mas ainda são obrigados a viver no deserto das cidades tumultuosas, entre corações indiferentes e incompreensíveis, cercados pela ingratidão e pela zombaria dos contemporâneos, que, muitas vezes, lhes impõem o pelourinho e o sacrifício.

____O amor de Jesus, todavia, é a seiva divina que lhes alimenta a fibra de trabalho e realização, e, sob as suas bênçãos generosas, as grandes almas solitárias atravessam o mundo, distribuindo a luz do Senhor pelas estradas sombrias.

[41a - página 165] - EMMANUEL - 1940

Çakyamuni (outro nome de Buda) significa "o santo
dos Çakya".

O substantivo " buda" (em sânscrito, buddah) significa "iluminado".

http://orbita.starmedia.com/~hyeros/buda004.html

HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

____Cap. XXI do Evangelho Segundo o Espiritismo Lucas, Cap. VI, v. 43 a 45)Mateus, Cap. VII, v. 15 a 20)Mateus, Cap. XXIV, v. 4,5,11 a 13,23,24)Marcos, Cap. XIII, v. 5,6,21,22)João, Epístola 1a., Cap. IV, v. 1)Jeremias, Cap. XXIII, v. 16,17,18,21.25,26 e 33)
____As exigências da vida na Terra, neste inicio do século XXI, onde as distâncias sociais preponderam, obrigam o ser humano a enfrentar problemas de sobrevivência, diariamente. E, por outro lado, o fascínio exercido pelas propostas de facilidades a tentá-lo, torna-o pouco receptivo aos apelos que não sejam de seu interesse.

  • Se para comer bem alguém lhe disser que é preciso acender uma vela, ele acenderá.
  • Se para possuir um automóvel novo alguém lhe disser que é preciso não dizer a verdade, ele não a dirá.
  • Se para ser promovido à chefia, no trabalho, alguém lhe disser que é preciso participar de rituais no cemitério, ele participará.

____O fato é que o meio social, quase sempre, molda as nossas atitudes.
____Neste contexto, aproveitadores da ânsia de irmãos que buscam a felicidade, aparecem travestidos de bons.

____Falam falsamente de DEUS, apontando soluções sem labores; acenam com a felicidade completa sem que precisem praticar a humildade e caridade; prometem o poder a quem se dispõe a patrociná-los, como se o poder, de fato, fosse deste mundo.

____São realmente perigosos, pois são espíritos ignorantes e, por isso, maléficos. Ao pretenderem vantagens não levam em conta a Lei_de_Causa_e_Efeito, que os enquadrará e aos seus seguidores impondo-lhes as correções devidas.
____São falsos Cristos e falsos Profetas, irmãos infelizes que resistem aos ensinamentos de JESUS DE NAZARÉ.
____Vivem para o gozo frenético do presente e sofrerão muito no futuro.
____Há, entretanto, espíritos encarnados neste planeta que conseguem sair do círculo vicioso. Alguns pelo conhecimento e outros pela missão a cumprir.
____Na verdade, são espíritos preparados para sustentar o progresso_da_humanidade. Os seus exemplos, as suas pregações, as suas renúncias desassombradas, preponderam sobre o caos que, malgrado a negatividade, sentem o vigor das suas vibrações renovadoras, que acende, em cada um, irresistível desejo de transformação_interna. É o amor com o qual DEUS criou a todos os seres humanos que começa aflorar.
____Todos os problemas que enfrentamos em nossas vidas, são momentos especialíssimos a nos testarem a qualidade espiritual e a nos induzirem ao aprendizado.
____A vivência da felicidade possível, no presente, caldeada com o necessário sacrifício para o aprendizado útil no amor, nos dará o direito de um amanhã de muita Felicidade.

____Que Jesus desperte a nossa criatividade para:

  • Compreendermos o meio em que vivemos;
  • Aprendermos separar o Bem do mal;
  • Escolhermos o Bem sem temer os sacrifícios;
  • Estendermos as nossas mãos em auxílio, inclusive, àqueles que escolheram o mal.

Vernil Eliseu vernil@linkway.com.br

 

Ver também:
*