![]() Orígenes o Cristão (Alexandria, Egipto, c. 185 — Cesareia, ou, mais provavelmente, Tiro, 253), foi um teólogo, filósofo neoplatônico patrístico e é um dos Padres gregos.
"Orígenes é conhecido como um dos maiores sábios do cristianismo de todos os tempos.
(185-254) -Filósofo grego, natural de Alexandria Nasceu de pais cristãos em 185 ou 186 da nossa era, provavelmente em Alexandria. O pai, Leônidas, morreu mártir na perseguição comandada por Sétimo Seuro, em 202 ou 203. Orígenes foi salvo pela mãe. Aos 18 anos assumiu a direção da escola catequista como sucessor de Clemente, mas em 215 os massacres praticados por Caracalla obrigaram Orígenes a deixar Alexandria, fugindo para Palestina onde os bispos Alexandre de Jerusalém e Teócito de Cesaréia o acolheram com honra e o fizeram pregar nas suas igrejas. Fundou uma escola teológica em Cesaréia, tendo como discípulo San Gregório Taumaturgo, onde permaneceu até a morte, aos 69 anos, como mártir durante perseguição comandada por Décio. Considerado o membro mais eminente da escola de Alexandria e estudioso dos filósofos gregos, sustentava em seus ensinamentos que Deus é puramente espiritual, a mônada, o Uno, e que transcende a verdade, a razão e o ser. Retomando e ampliando a noção de Clemente, Orígenes compara a ação de Deus a de um pedagogo ou de um médico, que pune e inflige males e dores para corrigir ou para curar. Explica a formação do mundo sensível com a queda das substâncias intelectuais que habitavam o mundo inteligível, sendo o mundo visível a queda e a degeneração do mundo inteligível e das puras essências racionais que o habitavam. Nesse processo de queda do mundo inteligível ao mundo sensível o logos tem uma função essencial, pois é a ordem racional do mundo, a força que determina sua unidade e o dirige. A providência divina dirige-se em primeiro lugar à educação dos homens e, a tarefa da filosofia, é esclarecer essa relação.http://www.pucsp.br/~filopuc/verbete/origenes.htm
(Link desativado)
OrÍgenes (184-254) - Nasceu em Alexandria, Egito; seu pai Leônidas morreu
martirizado em 202. Também desejava o martírio; escreveu ao pai na prisão: não
vás mudar de ideia por causa de nós. Em 203 foi colocado à frente da
escola catequética de Alexandria pelo bispo Demétrio. Em 212 esteve em Roma,
Grécia e Palestina. A mãe do imperador Alexandre Severo, Júlia Mammae,
chamou-o a Antioquia para ouvir suas lições. Morreu em Cesaréia durante a
perseguição do imperador Décio.http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/ padres_da_igreja/os_santos_padres.htm#origenes (Link desativado)
Orígenes foi o escritor mais fecundo da Antiguidade; sua atividade literária é assombrosamente extensa; Santo Epifânio fala de seis mil obras. Eusébio, grande admirador seu que lhe dedica um capítulo inteiro de sua História Eclesiástica, fala em duas mil, e São Jerônimo, em 800. A maior parte se perdeu por causa das perseguições, controvérsias e condenações. Algumas se conservam no original e a maior parte em traduções de Rufino e São Jerônimo. As mais interessantes do ponto de vista filosófico são: De Principiis, seu maior estudo teológico, constituído pela exposição sistemáticas dos dogmas fundamentais do Cristianismo. Suscitou polêmicas diversas; os nove pontos tomados por Justiniano para sua condenação estão neste tratado. E Contra Celso, obra composta entre 245-250 a pedido de seu discípulo e admirador Eusébio.
http://www.quasesertao.com/2014/11/ estudando-os-primordios-do-livro.html (Link desativado)
Pré-existência da Alma, Karma e a Reencarnação Após um estudo profundo da bíblia, Orígenes chegou à conclusão de que a reencarnação fez parte dos ensinamentos proferidos por Jesus, pois algumas passagens da bíblia só podem ser explicadas à luz da reencarnação. “Toda alma vem para este mundo fortalecida pelas vitórias ou enfraquecida pelas derrotas da sua vida anterior. Seu lugar neste mundo é determinado pelos seus méritos ou deméritos anteriores. Seu trabalho neste mundo determina o seu lugar no mundo que se seguirá após este.” Vemos nessas palavras de Orígenes uma definição clara daquilo que vários outros grupos espiritualistas nomeiam como Karma – Lei da causa e efeito – e como Reencarnação.Deus não é o criador de nenhum favoritismo, pois é infinitamente justo. Como explicar então as diversas injustiças presenciadas dia-a-dia no nosso planeta? Orígenes questionava: “Se a pré-existência da alma não é verdadeira, por que encontramos aqueles que sofrem devido a defeitos de nascimento sem ter feito mal algum?” Para Orígenes, o objetivo da nossa existência no corpo material é a purificação das falhas cometidas em vidas anteriores e, com isso, subir novos degraus em busca da religação com Deus. “O corpo de Deus não pode ser como o nosso.” Orígenes rebate essa afirmação feita por Celso, dizendo que na sua vinda à existência material, Jesus Cristo obteve o seu corpo através da mulher que o gerou. Ele dizia: “Jesus nasceu de uma mulher e por isso seu corpo é humano e sujeito à morte.” A centelha divina de Jesus está contida no seu corpo espiritual e não no corpo de carne e osso. Esse detalhe não tornava Jesus menos sagrado e não alterava sua posição como Filho de Deus. “Assim como Deus fez descer as almas no corpo dos homens e dos viventes, também fez descer no útero de Maria a força de sua Potência, e essa força gerou Jesus”. ... Eutiques afirmava que Jesus Cristo tinha uma única natureza, ou seja, Ele era a encarnação literal de Deus na Terra, não possuindo um corpo de carne e osso como o dos outros homens, mas sim um corpo divino, não podendo ser vitimado pela morte. A Igreja Romana discordava dessa teoria, pois segundo os estudos de Orígenes, Jesus foi gerado da mesma forma que qualquer outro ser humano, então seu corpo também era de carne e osso. http://anaomente.blogspot.com.br/2014/06/ origenes-de-alexandria-de-padre-da.html
(Link desativado)
Orígenes foi considerado por S. Jerônimo como a maior autoridade da Igreja de Roma, afirma, no livro "Dos Princípios", em abono da tese básica do Espiritismo:
"As causas das variedades de condições humanas são devidas às existências anteriores." São, ainda, do eminente e consagrado teólogo as seguintes palavras:"A maneira por que cada um de nós põe os pés na Terra, quando aqui aportamos, é a consequência fatal de como agiu anteriormente no Universo."[122 - página 54]
“Cada alma... vem a este mundo fortificada pelas fraquezas ou vitórias da vida anterior. Seu lugar neste mundo, como um vaso escolhido para honrar ou desonrar, é determinado pelos seus méritos ou deméritos. Seu trabalho neste mundo determina a sua vida num mundo futuro”. http://www.espiritismogi.com.br/colunistas/ reencarnacao_concilio.htm (Link desativado)
Orígenes de Alexandria (185-254), catequista, teólogo e exegeta,
é considerado o fundador da ciência _bíblica.
Marca fundamental de sua obra é a tentativa incessante de compatibilização
das culturas cristã e clássica, que se mesclam em sua vida desde o
nascimento:
Profundamente convencido da necessidade de tornar o cristianismo aceitável ao ambiente intelectual de sua época, empreende atividades que vão do estudo da filosofia ao ensino superior, passando pela arqueologia e pela crítica textual. Cria o Didaskaleion, centro de estudos dirigido a inserir o cristianismo no panorama cultural clássico; a partir dali difunde sua metodologia exegética, fundada na cuidadosa busca do sentido literal em função do diagnóstico mais preciso dos sentidos alegórico e tipológico do texto. Sua extensa obra literária - talvez a maior da Antiguidade - compreende a Héxapla, monumental obra de crítica textual do Primeiro Testamento, comentários escriturísticos e tratados sistemáticos, além de homilias e lições exegéticas. Na obra apologética Contra Celso (cerca de 248), Orígenes refuta as críticas deste filósofo pagão de cuja origem pouco se sabe, e de cuja obra só se tem notícia pela refutação que recebe. Movem-se ambos na mesma atmosfera eclético-platônica, e é a partir desta herança cultural que se esforçam cada qual para desbaratar ou justificar a herança judaico-cristã.
Sinopse
do livro Livro Contra Celso http://www.paulus.com.br/lojavirtual/ (Link desativado)
Fragmentos
da Guenizá do Cairo http://www.bitstudio.com.br/_Pastor/textos.htm
(Link desativado)
Páginas relacionadas: |
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)

