Luteranos
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A Igreja Luterana surgiu da necessidade de manter viva a crença disseminada por Martinho Lutero, fundada por ele mesmo, a igreja tem em seus escritos o conteúdo de suas crenças.

Um de seus escritos importantes é a "Fórmula da Concórdia", onde Lutero define que o homem só pode salvar-se pelos méritos de Cristo.

CDEXPERT - Religião.com - Ano 1 - nº 01

____IGREJAS LUTERANAS: 240 denominações (1970), jactando-se de maior total de membros do que qualquer outro grupo protestante. Acham-se “ainda um tanto divididos no sentido de linhas étnicas (alemães, suecos, etc.)”, afirma The World Almanac and Book of Facts 1988 (Almanaque Mundial e Livro de Fatos 1988), acrescentando, contudo, que as “principais divisões são entre fundamentalistas e liberais”. A divisão dos luteranos em campos nacionalísticos tornou-se bem patente na II Guerra Mundial, quando, como diz E. W. Gritsch, do Seminário Teológico Luterano, dos EUA, “pequena minoria de pastores e congregações luteranos[na Alemanha] resistiram a Hitler, mas a grande maioria dos luteranos permaneceu em silêncio ou cooperou ativamente com o regime nazista”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo

____

Ver também:
*