página acima: Ciência
Ozônio
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O ozônio é o gás mais importante da estratosfera. Suas concentrações máximas ocorrem entre 20 e 30 quilômetros da superfície da Terra<. o ozônio (O3) é uma molécula instável formada pela adição de um terceiro átomo à molécula de oxigênio (O2), que a torna muito mais ativa do ponto de vista bioxidativo na sua ação biológica.
____Na natureza, o ozônio pode ser gerado espontaneamente em tempestades com tormentas elétricas, e também em fumaças onde várias substâncias que sob ação da luz_ultravioleta reagem com oxigênio e formam o ozônio, especialmente compostos nitrogenados. Como conseqüência dessas reações o ozônio< pode estar presente entre os gases poluentes e pelo fato de ser um gás de fácil mensuração, ele é considerado um indicador de poluição. Assim sendo, as pessoas erroneamente imaginam que o ozônio< seja a causa da poluição, quando na verdade pode apenas estar presente entre os gases poluidores.
____Embora o ozônio inalado seja agressivo aos alvéolos pulmonares, outras formas de administração tem sido demonstradas serem de alto valor terapêutico ao longo de mais de um século de utilização. Recentes pesquisas demonstraram que o ozônio é produzido no corpo_humano a partir da ativação do anticorpo e atua no processo de destruição de bactérias, contribuindo para o sistema de defesa imunológica do organismo.

http://www.conferenciaozonio.com.br/ozonio.html

____"Estamos frente ao maior perigo que a humanidade já enfrentou." Essas palavras foram proferidas pelo Dr. Mostafa Toba, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. A seguir, nós vamos verificar que elas não são exageradas. o ozônio é um gás atmosférico azul-escuro, que se concentra na chamada estratosfera, uma região situada entre 20 e 40 km de altitude. A diferença entre o ozônio e o oxigênio dá a impressão de ser muito pequena, pois se resume a um átomo...

  • enquanto uma molécula de oxigênio possui dois átomos,
  • uma molécula de ozônio possui três.

____Essa pequena diferença, no entanto, é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida na terra, pois o ozônio tem a função de proteger o planeta da radiação_ultravioleta_do_Sol. Sem essa proteção, a vida_na_Terra seria quase que completamente extinta. o ozônio sempre foi mais concentrado nos pólos do que no equador, e nos pólos ele também se situa numa altitude mais baixa. Por essa razão, as regiões dos pólos são consideradas propícias para a monitoração da densidade da camada de ozônio.

http://www.geocities.com/gaqcic/http://www.geocities.com/gaqcic/dados_ozonio.htm

  • "Forma do oxigênio em que a molécula está formada por três átomos (O3). Nas partes superiores da estratosfera e, em menor medida, nas baixas camadas da mesosfera, em alturas compreendidas entre 20 e 35.000 metros (estendendo-se para além dos 50.000 metros), os raios ultravioletas da radiação solar produzem ozônio, agindo sobre a molécula ordinária do oxigênio. Embora a concentração de ozônio seja sempre pequena, realiza duas funções importantes, pois evita que cheguem à Terra altas doses de raios ultravioletas (letais para os seres vivos) e faz papel importante no seu equilíbrio térmico" (Diccionario de la Naturaleza, 1987).
  • "É uma forma alotrópica do oxigênio, que pode ser obtido de lâmpadas ultravioletas, ou, ainda, por descargas elétricas no ar atmosférico comum ou em atmosfera de oxigênio puro" (Batalha, 1987).
  • "É um gás irritante, sem cor e tóxico. o ozônio é um dos componentes do smog fotoquímico e é considerado o principal poluente atmosférico" (Braile, 1992).
http://www.ecolnews.com.br/dicionarioambiental/conceitos-o.htm

____As forças espirituais organizaram igualmente a atmosfera do mundo. Isso é indubitável. A inteligência com que foram dispostos os elementos do cenário, para o desenvolvimento da vida_no_planeta, vo-lo comprova.

____A algumas dezenas de quilômetros foram colocados os revestimentos do ozônio, destinados a filtrar os raios solares, dosando-lhes a natureza para a proteção da vida.

____Da atmosfera recebeis a maior porcentagem de nutrição para o entretenimento das células.

____E como o nosso escopo não é o de citações eruditas, nem o de redizer os preceitos científicos do mundo, lembremos que um homem, na manutenção da sua vida orgânica, necessita de ...

  • regular quantidade de oxigênio,
  • quinze gramas de azoto (alimentar)
  • e quinhentos gramas de carbono (alimentar).

____O oxigênio é uma dádiva de Deus para todas as criaturas; quanto ao azoto e ao carbono, é pela sua obtenção que o homem luta afanosamente na Terra, recordando-nos a exortação dos textos sagrados ao espírito que faliu — “ comeras o pão com o suor do teu rosto”.

____O problema básico da nutrição, nessa conta de química, é uma reafirmação da generosidade paterna do Criador e do estado expiatório em que se encontram as almas reencarnadas neste mundo.

[41a - página 28] - EMMANUEL - 1940

Links:

Ver também:
*