Mitocôndrias
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Do grego (mito = filamento, chondrion = partícula), o nome tem mais relação com as possíveis formas assumidas pela mitocôndria do que com a sua finalidade. É uma organela de ...

  • diâmetro entre 0,5 e 1,0 µm (micrômetro = milhonésimo de metro)
  • e comprimento variável, de 0,5 µm (cél. secretora de esteróides) a 8 ou 10 µm (cél. muscular esquelética).

____Presente em todas as células eucarióticas, a mitocôndria converte a energia derivada dos combustíveis químicos em energia armazenada sobre a forma de ATP (adenosina trifosfato). A mitocôndria permite uma maior extração de energia da molécula de glicose; estima-se que a fosforilação oxidativa produza mais de 2 x 1026 moléculas de ATP por dia no homem.

http://www.icb.ufmg.br/~biocelch/mitocondria/mitocondria.htmlMitocôndrias: Centrais de Energia da Célula

  • Pestaneja.
  • Respira.
  • Mexe os dedos dos pés. Estes movimentos sutis – tal como as múltiplas reações químicas que ocorrem dentro dos organelos – necessitam de grandes quantidades de energia celular. A maior fonte de energia no teu corpo é uma pequena molécula denominada ATP ou adenosina-trifosfato.
TAMANHO REAL (MÉDIA)TAMANHO PERCEBIDO QUANDO AMPLIADO 3 MILHÕES DE VEZES
Comprimento da mitocôndria: Tipicamente 1-2 micrômetros, mas podendo atingir 7 micrômetros de comprimento5,5 metros
http://imagem.casadasciencias.org/online/34721044/capitulo1.html#6

ACUMULAÇÕES DE ENERGIA ESPIRITUAL

____Por intermédio das mitocôndrias, que podem ser consideradas acumulações de energia_espiritual, em forma de grânulos, assegurando a atividade celular, a mente transmite ao carro_físicoa que se ajusta, durante a encarnação, todos os seus estados felizes ou infelizes, equilibrando ou conturbando o ciclo de causa_e_efeito das forças por ela própria libertadas nos processos endotérmicos, mantenedores da biossíntese.

____Nessa base, dispomos largamente dos anticorpos e dos múltiplos agentes imunológicos cunhados pela governança do Espírito, em favor da preservação do corpo, de acordo com as multimilenárias experiências adquiridas por ele mesmo, na lenta e laboriosa viagem a que foi constrangido nas faixas inferiores da Natureza. (Ver: Mente e Psicossoma)

____Da mesma sorte, possuímos, funcionando automaticamente ...

  • a secretina,
  • a tiroxina,
  • a adrenalina,
  • a luteína,
  • a insulina,
  • a foliculina,
  • Os hormônios gonadotrópicos
  • e unidades outras, entre as secreções internas, à guisa de aceleradores e excitantes, moderadores e reatores, transformadores e calmantes das atividades químicas nos vários departamentos de trabalho em que se subdivide o Estado Fisiológico.

[56 - página 64] - André Luiz - 1958

(Ver: Sistema Linfático )

____Mitocôndria - s.f. Grânulo isolado ou bastonete que representa um dos elementos do condrioma citoplasmático das células vivas. As mitocôndrias têm ...

  • biocatalisadores,
  • enzimas
  • e vitaminas.

____Subdividem-se em:

  • condriossomos [formas granulares]
  • e condriocantes ou condriomites [formas filamentosas]

[31]

____Mitocôndrias (Casas de força da célula ) - Todas as atividades celulares consomem energia. Para sustentar , as células são dotadas de verdadeiras usinas energéticas: AS MITOCÔNDRIAS.
____As mitocôndrias são pequenos bastonetes membranosos (lipoproteica), que flutuam dentro do citoplasma. Dentro delas existem uma complexa maquinaria química, capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a célula absorve. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocôndrias, onde reagem com o gás oxigênio, em um processo comparável à queima de um combustível. Essa reação recebe o nome de respiração celular. A partir daí é produzido energia em forma de ATP (adenosina trifosfato).

____Funções da Mitocôndria:

  • Produção de Energia;
  • Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória.

____Origem das Mitocôndrias:

____Durante os anos oitenta, Lynn Margulis propôs a teoria da endosimbiose para explicar a origem das mitocôndrias e cloroplastos de procariontes. De acordo com esta ideia, um procarionte maior engolfou ou cercou um procarionte menor há uns 1.5 bilhão ou 700 milhões de anos atrás.

____Em vez de digerir o organismo menor, o grande e o pequeno entraram em um tipo de simbiose conhecido como mutualismo, em que ambos os organismos se beneficiam e nenhum é danificado. O organismo maior ganhou excesso de ATP(adenosina trifosfato) fornecido pela "protomitocôndria" e açúcar em excesso fornecidos pelo " protocloroplasto ", enquanto fornecia um ambiente estável e as matérias-primas que o endosimbionte requeria. Esta relação é tão forte que agora células de eucarionte não podem sobreviver sem mitocôndria (igualmente eucariontes fotossintéticos não podem sobreviver sem cloroplastos), e os endosimbiontes não podem sobreviver fora dos anfitriões. Quase todos eucariontes têm mitocôndria.

http://www.biomania.com.br/citologia/organelas.php

Dentro da célula muscular típica há as mitocôndrias que (segundo Astrand, 1980) captam oxigênio; são corpos em forma de bastão, circundados por uma membrana dupla que representa a “casa da força” da célula. Aqui o combustível e o oxigênio entram nos processos geradores de energia, resultando na formação de ATP (adenosina trifosfato) que é o mais abundante acumulador usado pela célula.

Prof. Jacintho F. Targa (falecido)

R. Coronel André Belo, 603 - 90050 – Porto Alegre – RShttp://www.crefsc.org.br/artigos/artigo8.doc

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA CATARINA:
http://www.crefsc.org.br

Powering the Cell: Mitochondria (Ligando o celular: As mitocôndrias)


http://www.youtube.com/watch?v=RrS2uROUjK4&feature=endscreen

LINKs

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitoc%C3%B4ndria

Ver também:
*