Fala Humana
página acima: Corpo físico
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Geneticamente, a fala é exclusividade humana

____ Falar não está só associado ao controle da laringe, da boca e das cordas vocais bem desenvolvidas. O resultado de uma pesquisa recente realizada por cientistas ingleses e alemães mostra que há particularidades nos humanos, no que diz respeito ao gene ligado à fala. O mesmo estudo revelou, no entanto, pouca diferença entre roedores e primatas, através da análise de suas estruturas genéticas semelhantes. A conclusão de pesquisadores do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária, na Alemanha, e do Centro de Genética Humana Wellcome Trust, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, foi de que o FOXP2 (nome da tal estrutura) contém mudanças em seus aminoácidos, o que explica a exclusividade do homem em relação ao desenvolvimento da linguagem.
____A descoberta do FOXP2 foi anunciada em outubro de 2001. Os pesquisadores do Wellcome Trust e do Max Planck estudaram três gerações de uma família que apresentava um distúrbio de linguagem conhecido por dispraxia verbal de desenvolvimento, que é transmitido geneticamente. Esse distúrbio provoca dificuldade de articulação e percepção dos sons da fala. Os pesquisadores descobriram que nos indivíduos afetados, o gene FOXP2 do cromossomo 7 apresenta um ponto de mutação que interfere em circuitos cerebrais. Eles concluíram que esse gene tinha importância na mediação do desenvolvimento da fala.
____O passo seguinte da pesquisa foi estudar as variantes do FOXP2 em chimpanzés, gorilas, orangotangos, macacos rhesus e camundongos. Os pesquisadores sequenciaram os DNAs complementares que codificam a proteína do FOXP2 nesses animais e compararam com o DNA humano, o que resultou na atual descoberta.

SCIENTIFIC AMERICA Brasil (Revista semanal) 26 a 31 de Agosto de 2002

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias_anteriores.html

____A alma dos cretinos e dos idiotas não é de natureza inferior. Eles trazem almas humanas, não raro mais inteligentes do que supondes, mas que sofrem da insuficiência dos meios de que dispõem para se comunicar, da mesma forma que o mudo sofre da impossibilidade de falar.

[9a - página 207 questão 371]

Nos problemas de fala (afasia), uma porção do lobo_frontal e uma porção maior do lobo temporal, adjacentes aos sulcos laterais, estão amiúde envolvidos. O envolvimento ocorre freqüentemente do lado esquerdo do encéfalo.

[60 - página 576]

A palavra humana é um dom divino, quando acompanhada dos atos que a testemunhem; e é através de seus caracteres falados ou escritos que o homem recebe o patrimônio de experiências sagradas de quantos o antecederam no mecanismo evolutivo das civilizações. É por intermédio de seus poderes que se transmite, de gerações a gerações, o fogo divino do progresso na escola abençoada da Terra.

[41a - página 80] - EMMANUEL - 1940

Ver também:
*