Evolução e Alimentação
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

  • Osangue do tipo O foi único tipo encontrado no homem das cavernas, e por milhares de anos foi o único tipo de sangue existente. É o mais freqüente ainda hoje. Nessa época, os homens tinham uma dieta baseada em carne, frutas, verduras e raízes e tinham um sistema digestivo próprio para digerir e metabolizar corretamente a carne. Tinham um pH do estômago muito ácido e maior secreção de enzimas digestivas. Esse pH muito ácido propicia o aparecimento de úlceras e gastrites.
    Nessa época, o homem era nômade e percorria grandes extensões rotineiramente e tinha uma atividade física intensa. Ele era pragmático, esperto, um predador agressivo, com instinto_de_sobrevivência forte. Essas características trazidas à sociedade atual fazem do tipo O um líder, extrovertido, com muita energia, individualistas, ousados, otimistas, auto-confiantes e produtivos. Entretanto, quando submetidos a estresse podem ter reações excessivamente agressivas e desequilibradas com acessos de raiva e fúria. Na infância a hiperatividade é muito comum.
    ____O tipo O é atualmente o mais freqüente nos USA.
    ____Coma pouco ou nenhum derivado do leite. São alimentos de difícil digestão para o tipo O e podem causar ganho de peso inadequado, inflamações e fadiga.
    As pessoas de tipo O devem ter na carne a sua fonte protéica principal. Limite a ingesta de feijões porquê eles são uma fonte protéica inadequada ao tipo O.
  • Ogrupo sanguíneo A surgiu por volta de 25.000 a 15.000 a.C. quando houve a mudança da condição de caçador coletor para um modo de vida mais agrário-domesticador . Nesse período, devido à escassez de carne, o homem passou a desenvolver e a viver da agricultura. Tornou-se o primeiro vegetariano . Para que ele se adaptasse as novas condições alimentares o seu sistema digestivo sofreu diversas mudanças que o tornaram mais apropriado à digestão dos grãos, como por exemplo, ouve uma diminuição do pH do estômago e um aumento das enzimas responsáveis pela digestão dos hidratos de carbono.
    A vida em comunidades estáveis e sociedades cooperativas fez do homem de tipo A um ser com maior facilidade para relacionamentos sociais, ordeiros e cooperativos. Tinham um refinamento intelectual maior, uma conecção entre corpo e mente mais desenvolvida. O do tipo A é geralmente mais introvertido , perfeccionista, sensível e criativo. Quando submetidos a estresse crônico podem apresentar introversão excessiva, preocupação excessiva com detalhes e Distúrbio obsessivo compulsivo.
    As pessoas do tipo A tem uma reação excessiva ao menor sinal de estresse: liberam quantidades maiores que os outros grupos de cortisol e de adrenalina. Embora eliminem com facilidade a adrenalina produzida tem maior dificuldade de normalizar o cortisol após o fim da situação de estresse, ou seja, as pessoas do tipo A sofrem muito mais os efeitos negativos do estresse e tem muito mais dificuldade de “acalmar o sistema nervoso”.
    Muitas doenças relacionadas a uma alimentação rica em proteínas animais são mais comuns no tipo A, porquê eles têm um pH gástrico e enzimas digestivas que não digerem corretamente a carne. Além disso, o metabolismo da carne também está comprometido no grupo A. Não coma carne vermelha. Limite às carnes neutras como galinha e peru a 2 a 3 vezes por semana.
    A sua principal fonte protéica deve ser a soja e os frutos do mar permitidos frescos.
    Coma peixes regularmente. Eles são uma excelente fonte protéica para o grupo A.
    ____Coma ovos com moderação. Eles são uma excelente fonte protéica.
    ____Coma feijão, lentilha e soja que são uma excelente fonte protéica para as pessoas do tipo A.
  • O homem do grupo sanguíneo tipo B nasceu entre 10.000 - 15.000 anos a.C. na cordilheira do Himalaia. Como ele era originário da África, a primeira grande adaptação foi ao clima.
    Dois grandes grupos do tipo B se formaram: uma sociedade nômade e guerreira , que utilizava o cavalo tanto nos seus deslocamentos quanto na guerra, que conquistou o norte e o oeste da Ásia e que avançou até o leste europeu e um grupo sedentário e agrário que colonizou a China e o sudeste da Ásia, utilizando técnicas sofisticadas de irrigação e de cultivo que mostraram muita criatividade, inteligência e engenho.
    Atualmente o tipo B é encontrado desde o Japão, Mongólia e China até os Montes Urais, indo para oeste até atingir o mínimo no extremo oeste da Europa. Os alemães e austríacos apresentam uma grande porcentagem de indivíduos de tipo B. Os judeus também apresentam uma grande incidência de tipo B.
    ____O tipo B foi o primeiro adaptar-se ao convívio com os animais domesticados, tendo um sistema digestivo capacitado para digerir e absorver os laticínios.
    O tipo B reage melhor ao estresse que o tipo A e o O. Durante o processo_evolutivo, o tipo B conviveu com situações mais diversas, ou seja, precisou da força física para conquistar novas terras e paciência e habilidade para desenvolver sua cultura nestas terras.
    Sempre que puder prefira as carnes altamente benéficas. A carne de vaca deve ser evitada se você está sofrendo de estresse ou doenças auto imunes. Prefira a carne mal passada ou ao ponto. Se for cozida faça-a marinada com limão e ervas benéficas. NÃO coma carne de frango. Ela contém uma lectina muito nociva para o tipo B, substitua a carne de frango pelo peru.
    ____Os peixes são excelentes fontes protéicas para o tipo B.
    ____O tipo de sangue B é o que melhor se adapta aos lacticínios.
  • Otipo de sangueAB é raro e é o mais recente tipo de sangue da humanidade. Nasceu da fusão do tipo A caucasiano com o tipo B dos mongóis. Raramente se encontra sangue tipo AB antes de 900 d.C. É um tipo de sangue mais raro: apenas 2-5% da população tem sangue do tipo AB. As suas características são uma mescla entre as características de todos os grupos anteriores.
    ____O tipo AB apresenta um perfil digestivo semelhante ao tipo A, ou seja, tem acidez estomacal menos intensa, mas seu metabolismo necessita de mais proteína animal do que o tipo A. o tipo AB tem uma menor quantidade da enzima fosfatase alcalina no intestino o que dificulta a metabolização protéica. Tanto a menor acidez do estômago, quanto a menor quantidade de fosfatase alcalina, causam uma dificuldade digestiva maior, que pode ser combatida com refeições maiores e mais freqüentes e procurando não misturar carboidratos com proteínas.
    ____O sistema imunológico do tipo AB é semelhante ao do tipo A. Os 2 tem maior risco de desenvolvimento de câncer.
    As pessoas do tipo AB são sensíveis, intuitivas, espiritualizadas, independentes, mesclando introversão com extroversão. Em situações de stress a glândula supra renal do tipo AB libera uma quantidade muito grande de adrenalina e noradrenalina, de forma semelhante ao tipo o . essas substâncias causam no organismo todas as reações físicas necessárias para lutar ou fugir: batimento cardíaco acelerado, aumento da pressão arterial, respiração ofegante e maior atividade e irrigação de sangue nos músculos e em diversos órgãos para sustentar o seu maior funcionamento.
    Para contrabalançar a dificuldade digestiva própria do tipo AB, faça refeições pequenas e mais vezes ao dia e evite misturar hidratos de carbono e proteínas em uma mesma refeição.

    • Evite a carne vermelha como fonte protéica principal. Os baixos níveis de ácido clorídrico e de fosfatase alcalina dificultam a digestão em indivíduos do tipo AB.
    • Não coma frango, porque ele contém uma lectina nociva ao tipo AB.
      Inclua uma quantidade modesta de iogurte e coalhada na sua dieta porque eles têm efeito pró-biótico e criam uma flora intestinal saudável e um ambiente imunológico mais forte.

    (Ver: Víceras dos animais )

    Coma ovos com moderação. Eles são uma excelente fonte de proteínas e de DHA, que é necessário ao desenvolvimento e manutenção do tecido nervoso. É importante salientar que estudos recentes mostraram que o colesterol dos ovos não é absorvido em quantidades importantes, portanto os ovos não contribuem com o aumento do colesterol no sangue.
    Coma feijão, lentilha e soja que são uma excelente fonte protéica para as pessoas do tipo AB.
http://www.medicinacomplementar.com.br/estrategia_nutrologia_dietagruposang.asp#5
Ver também:
*