página acima: Aminoácidos
Enzimas
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O termo é derivado de "en" = dentro e "zima" = levedura. As enzimas são moléculas de proteína bastante grandes e complexas que agem como catalisadoras em reações bioquímicas.

____Como as proteínas, elas consistem em longas cadeias de aminoácidos unidas por ligações de peptídeos. Elas são formadas dentro das células de todos os seres vivos, plantas, fungos, bactérias, e organismos microscópicos unicelulares.

____As enzimas são classificadas segundo os compostos nos quais elas agem:

  • lipases atuam nas gorduras decompondo-as em glicerol e ácidos graxos;
  • catalases decompõem a água oxigenada;
  • amilases decompõem os amidos em açúcares mais simples;
  • proteases decompõem as proteínas;
  • celulases decompõem a celulose;
  • pectinases decompõem a pectina;
  • xilanases decompõem a xilana;
  • isomerases catalizam a conversão da glicose em frutose;
  • beta-glucanases decompõem a beta-glucana;
  • Outras.

____As enzimas comumente encontradas no trato digestivo são:

    • a pepsina,
    • a tripsina e peptidases (que decompõem as proteínas),
    • lipases e amilases.

____Elas controlam várias funções vitais incluindo os processos metabólicos que convertem nutrientes em energia e em novos materiais para as células, além de acelerar a reação dos processos bioquímicos, tornando-os mais eficientes.

____As enzimas se conectam às substâncias reagentes e enfraquecem certas ligações químicas, de modo que menos energia (de ativação) é necessária para que as reações ocorram.

____Se as enzimas estivessem ausentes, as reações químicas seriam lentas demais para dar suporte à vida.

____As enzimas são bastante específicas, decompondo ou compondo apenas certas substâncias em certas condições de temperatura, pH e concentração do substrato (substância na qual a enzima atua). Algumas transformações envolvem várias enzimas como a da glicose em água e gás carbônico que leva 25 passos, cada passo com a participação de várias enzimas.

____Quando as enzimas são aquecidas, elas aceleram ainda mais as reações, mas apenas até certo ponto a partir do qual elas se modificam e perdem suas propriedades catalizadoras. Quando a temperatura cai, as enzimas voltam ao seu estado anterior.

http://www.vegetarianismo.com.br/artigos/enzimas.html

____As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.

____Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto.

____As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações.

____As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.

____Existem 3 métodos para nomenclatura enzimática:

  • Nome Recomendado: Mais curto e utilizado no dia a dia de quem trabalha com enzimas; Utiliza o sufixo "ase" para caracterizar a enzima. Exs: Urease, Hexoquinase, Peptidase, etc.
  • Nome Sistemático: Mais complexo, nos dá informações precisas sobre a função metabólica da enzima. Ex: ATP-Glicose-Fosfo-Transferase
  • Nome Usual: Consagrados pelo uso; Exs: Tripsina, Pepsina, Ptialina.
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm

enzima muda qualquer tipo de sangue para doador universal

Bruno Folli (para o Diário de S. Paulo)

____Descoberta poderá acabar com a rejeição nas transfusões. A falta de sangue em hospitais pode estar com os dias contados. Pesquisadores dinamarqueses descobriram duas bactérias (Elizabethkingia meningosepticum e Bacterioides fragilis) capazes de retirar os antígenos (moléculas de açúcar) do sangue e transformar qualquer tipo sanguíneo (A, B e AB) em sangue O - "doador universal"...

____.. Para o especialista, a novidade poderá acabar apenas com a incompatibilidade entre os tipos sanguíneos. "Mas não acabará com a falta de sangue de Rh negativo", afirma o especialista. O fator Rh negativo representa outra variante sanguínea, que possui seu antígeno próprio

http://www.jornaldosespiritos.com/index.htm LINKs:

Ver também:
*