____Os
que evocam_seus_parentes_e_amigos, ou certas personagens célebres, para lhes
comparar as opiniões de além-túmulo com as que sustentavam quando vivos,
ficam, não raro, embaraçados para manter com eles a conversação, sem caírem
nas banalidades e futilidades. Pensam muitas pessoas, ao demais, que O Livro_dos_Espíritos esgotou a série das questões de moral e de filosofia. É um erro.
Por isso julgamos útil indicar a fonte donde se pode tirar assuntos de estudo,
por assim dizer inesgotáveis. [17b - página 437 item 343] ____Se
a evocação dos homens
ilustres, dos Espíritos_superiores, é eminentemente proveitosa, pelos ensinamentos que eles
nos dão, a dos Espíritos_vulgares não o é menos, embora esses Espíritos sejam incapazes de
resolver as questões de grande alcance. Eles próprios revelam a sua
inferioridade e, quanto menor é a distância que os separa de nós, mais os
reconhecemos em situação análoga à nossa, sem levar em conta que freqüentemente nos manifestam traços característicos do mais alto interesse,
conforme explicamos, falando da utilidade das evocações_particulares. Essa é, pois, uma mina inexaurível de observações,
mesmo quando o experimentador se limite a evocar aqueles cuja vida humana
apresente alguma particularidade, com relação ao gênero de morte que teve, à
idade, às boas e más qualidades, à posição feliz ou desgraçada que lhes
coube na Terra, aos
hábitos, ao estado mental, etc.
____Com
os Espíritos elevados,
amplia-se o quadro dos estudos. Além das questões psicológicas, que têm um
limite, pode propor-se-lhes uma imensidade de problemas morais, que se estendem
ao infinito, sobre todas as posições da vida, sobre a melhor conduta a ser
observada em tal ou qual circunstância, sobre os nossos deveres recíprocos,
etc. O valor da instrução que se receba, acerca de um assunto qualquer, moral,
histórico, filosófico, ou científico, depende inteiramente do estado do
Espírito que se interroga. Cabe-nos a nós julgar. [17b - página 438 item 344]
____Além
das evocações propriamente ditas, as comunicações espontâneas proporcionam
uma infinidade de assuntos para estudo. No caso de tais comunicações, tudo se
cifra em aguardar o assunto de que praza ao Espírito tratar. Nessa
circunstância, muitos médiuns podem trabalhar simultaneamente. Algumas vezes,
poder-se-á chamar determinado Espírito. Porém, espera-se aquele que
queira apresentar-se, o qual, amiúde, vem da maneira mais imprevista. Esses
ditados servem, depois, para um sem-número de questões, cujos temas se acham
assim preparados de antemão. Devem ser comentados cuidadosamente, para
apreciação de todas as ideias que encerrem, julgando-se se eles têm o cunho
da verdade. Feito com severidade, esse exame, já o dissemos, constitui a melhor
garantia contra a intromissão dos Espíritos_mistificadores. Por este motivo, tanto quanto para instrução de
todos, bom será dar conhecimento das comunicações obtidas fora das sessões.
Como se vê, uma fonte aí há inestancável de elementos sobremaneira sérios e
instrutivos. [17b - página 438 item 345]
____Os
grupos recém-criados se vêem, às vezes, tolhidos em seus trabalhos pela falta
de médiuns. Estes, não há negar, são um dos elementos essenciais às reuniões_espíritas, mas não constituem elemento indispensável e fora erro
acreditar-se que sem eles nada se pode fazer. Sem dúvida, os que se reúnem
apenas com o fim de realizar experimentações não podem, sem médiuns, fazer
mais do que façam músicos, num concerto, sem instrumentos. Porém, os que
objetivam o estudo sério, a esses se deparam mil assuntos com que se ocupem,
tão úteis e proveitosos, quanto se pudessem operar por si mesmos. Acresce que
os grupos possuidores de médiuns estão sujeitos, de um momento para outro, a
ficar sem eles e seria de lamentar que julgassem só lhes caber, nesse caso,
dissolverem-se. Os próprios Espíritos costumam, de tempos a tempos, levá-los
a essa situação, a fim de lhes ensinarem a prescindir dos médiuns. Diremos
mais: é necessário, para aproveitamento dos ensinos recebidos, que consagrem
algum tempo a meditá-los. ____As
sociedades científicas nem sempre têm ao seu dispor os instrumentos próprios
para as observações e, no entanto, não deixam de encontrar assuntos de
discussão. À falta de poetas e de oradores, as sociedades literárias lêem e
comentam as obras dos autores antigos e modernos. As sociedades religiosas
meditam as Escrituras. ____As sociedades_espíritas devem fazer o mesmo e grande proveito tirarão daí para
seu progresso, instituindo_conferências em que seja lido e comentado tudo o que
diga respeito ao Espiritismo,
pró ou contra. Dessa discussão, a que cada um dará o tributo de suas
reflexões, saem raios de luz que passam despercebidos numa leitura individual. ____A
par das obras especiais, os jornais formigam de fatos, de narrativas, de
acontecimentos, de rasgos de virtudes ou de vícios, que levantam graves
problemas morais, cuja solução só o Espiritismo pode apresentar, constituindo
isso ainda um meio de se provar que ele se prende a todos os ramos da ordem
social. ____Garantimos
que a uma sociedade espírita, cujos trabalhos se mostrassem organizados nesse
sentido, munida ela dos materiais necessários a executá-los, não sobraria
tempo bastante para consagrar às comunicações diretas dos Espíritos. Daí o
chamarmos para esse ponto a atenção dos grupos realmente sérios, dos que mais
cuidam de instruir-se, do que de achar um passatempo. [17b - página 439 item 347]
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