EVANGELHO - A palavra grega Euaggélion
significa "BOA NOTICIA" , e já era empregada nesse sentido pelos
autores clássicos, desde Homero. Jesus a utiliza pessoalmente, segundo os
testemunhos de Mateus (24: 14 e 26: 13) e
de Marcos (1:15; 8:35; 10:29; 13:10; 14:9 e 16:15), Além dessas passagens, a
palavra " Evangelho" aparece
mais 68 vezes em o NOVO_testamento.htm.
A grafia original dos Evangelhos já
representa, em si mesma, a própria tradução do ensino de Jesus, considerando-se
que essa tarefa foi delegada aos seus apóstolos.Sendo razoável estimarmos, em todas as circunstâncias, os esforços sinceros, seja qual for o meio onde se desdobram, apenas consideramos que, em todas as traduções dos ensinamentos do Mestre Divino, se torna imprescindível separar da letra o espírito. Podereis objetar que a letra deveria ser simples e clara. Convenhamos que sim, mas importa observar que os Evangelhos são o roteiro das almas, e é com a visão espiritual que devem ser lidos; pois, constituindo a cátedra de Jesus, o discípulo que deles se aproximar com a intenção sincera de aprender encontra, sob todos os simbolos da letra, a palavra persuasiva e doce, simples e enérgica, da inspiração do seu Mestre imortal. [41a - página 183]
EDUCAÇÃO
EVANGÉLICA
Como? — podereis objetar-nos. Pela educação, replicaremos.
[71 - página 177]
A leitura do Velho Testamento e do Evangelho, nos círculos familiares, é sempre útil, e quando não produz a paz imediata, em vista da heterogeneidade de condições espirituais daqueles que a ouvem em conjunto, constitui sempre proveitosa sementeira evangélica, extensiva às entidades do plano invisível, que a assistem, sendo lícito esperar mais tarde o seu florescimento e frutificação. [41a - página 167]
[41a - página 168]
EVANGELIZAÇÃO DOS DESENCARNADOS São-nos gratas, a todos nós que já nos libertamos da cadeia material, as vossas reuniões de evangelização. A alguém poderá parecer que, com essa preferência, criamos também, para cá dos limites da Terra, um círculo vicioso, onde eternamente nos debatemos. Tal opinião, porém, será erradamente emitida, porquanto, desconhecendo o nosso “modus vivendi", muitas vezes não considerais que o homem, acima de tudo, é espírito, alma, vibração, e que esse espírito, salvo em casos excepcionais, se conserva o mesmo após a morte do corpo, com idênticos defeitos e as mesmas inclinações que o caracterizavam à face do mundo. Conduzimos, portanto, freqüentemente, até o vosso meio, a fim de se colocarem em contacto com a verdade da sua nova situação, aqueles dos nossos semelhantes que aqui se encontram ainda impregnados das sensações corporais. Os recém-libertos da carne identificados de tal forma com a matéria, sentindo tão intensamente as suas impressões, não se encontram aptos a compreender a nossa linguagem e precisam ouvir a voz materializada daqueles que,cumprindo os desígnios do Alto, ainda se conservam no exílio, aguardando a alvorada de sua redenção.
As exortações evangélicas são, pois, lenitivos de muitos padecimentos morais, de muitas dores amaríssimas, que acompanham as almas após a travessia da morte, cheia de sombras ou de claridades. Há sofredores a aliviar, ignorantes a instruir, sedentos de paz e de amor. Quando assim acontece, é natural que o tempo seja dedicado à nobre tarefa de espalhar a luz do ensino e do conforto espiritual. Numa assembléia dos que se consagram ao estudo das ciências,
O Espiritismo não é somente o antídoto para as crises que perturbam os habitantes da Terra; os seus ensinamentos salutares e doces reerguem, nos desencarnados, as esperanças desfalecidas à falta de amparo e de alimento; é aí que a doutrina edifica os transviados do dever e os sofredores saturados desses acerbos remorsos que somente as lágrimas fazem desaparecer. [71 - página 156]
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO EVANGELHO |
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