|
http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica8/ondas/periodicas.htm (Link desativado)
A radiodifusão é baseada em uma estação de rádio (transmissora) que
possui estúdios, equipamentos, técnicos e um aparelho chamado
transmissor que se encarrega de transformar as vozes dos locutores, músicas
e outros sons em ondas
eletromagnéticas que são enviadas para a atmosfera através de uma
antena. O rádio (receptor) é um aparelho que tem a função de receber estas ondas eletromagnéticas através de sua antena e transformá-las em sons compreensíveis ao ouvido humano. As estações de rádio são agrupadas e classificadas de acordo com a freqüência em que transmitem. As freqüências são classificadas em grupos e estes grupos são comumente chamados por:
Às vezes, as freqüências são anunciadas em MHz (lê-se Mega Hertz) ao invés de kHz. Para converter kHz e MHz basta dividir a freqüência em kHz por 1000; exemplo: freqüência de 3200 kHz é igual à 3,2 MHz. Provavelmente você deve ter ouvido falar em faixas como 25 metros, 31 metros, etc. Esta nomenclatura nada mais é do que segmentos de freqüências que se localizam dentro das Ondas Curtas. A fórmula para se saber a relação de uma freqüência com o seu comprimento de onda é simples; basta dividir o número 300000 pela freqüência. Ex.: a freqüência de 10000 kHz tem comprimento de onda igual a 30 metros.Para facilitar o agrupamento das estações de rádio, a faixa de Ondas Curtas foi subdividida em vários segmentos mostrados a seguir:
As freqüências fora destes segmentos são reservadas para serviços de comunicação aérea, marítima, telegrafia, etc.. Observação - O segmento de 2300 a 5900 kHz é conhecido como Ondas Tropicais pois é utilizada por estações de rádio que se situam dentro da faixa tropical do globo terrestre (entre os trópicos de Capricórnio e Câncer). A exceção é a faixa de 75 metros (3900 a 4000 kHz) que é ocupada por emissoras de diversas partes do mundo, dentro e fora dos trópicos.
(Link desativado) |
Páginas relacionadas:
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)

