Vida contemplativa
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Os que se consagram à vida contemplativa, que nenhum mal fazem e só em Deus pensam, não têm nenhum mérito, perante Deus. Porquanto, se é certo que não fazem o mal, também o é que não fazem o bem e são inúteis. Demais, não_fazer_o_bem_já_é_um_mal. Deus quer que o homem pense Nele, mas não quer que só Nele pense, pois que lhe impôs deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e inútil à Humanidade e Deus lhe pedirá contas do bem que não houver feito.

[9a - página 318 questão 657]

____De vez em quando, surgem grupos religiosos que preconizam o absoluto retiro das lutas humanas para os serviços da oração.

____Nesse particular, entretanto, o Mestre é sempre a fonte dos ensinamentos vivos. O trabalho e a prece são duas características de sua atividade divina.

____Jesus nunca se encerrou a distância das criaturas, com o fim de permanecer em contemplação absoluta dos quadros divinos que lhe iluminavam o coração, mas também cultivou a prece em sua altura celestial.

EMMANUEL - (Caminho, Verdade e Vida) [55 - página 78]

____O mundo confuso é contrário às coisas da vida espiritual.

  • Os homens absorvem-se no que podem ver, apalpar, acumular e ocultar
  • esquecem-se de que há uma vida futura da alma
  • tornam-se tão materiais, tão preocupados com os interesses humanos, que não têm ocasião de tratar daquilo que continuará a existir quando eles desaparecerem. (Ver: Após_a_morte)
  • A constante preocupação, aliás, não deixa oportunidade para a contemplação e a alma se enfraquece pela falta de alimento.
  • O corpo fica usado, acabrunhado sob o peso do trabalho e das aflições e a alma se torna quase inacessível.
  • Finalmente, a atmosfera fica prenhe do conflito das paixões, inimizades, invejas e contendas que nos são hostis.
  • Ao redor da cidade agitada pelas multidões, reunidas em lugares para onde os vícios os atraem, as legiões de Espíritos adversos flutuam, prontos a arrastar à ruína os que são fracos, causando-nos muitas lágrimas e pesares.

____A vida de contemplação convém mais para comunicar conosco. Não se trata de suplantar a vida de ação, mas é preciso, de algum modo, combiná-las, e isso pode praticar-se com muita facilidade quando as forças físicas não estão esgotadas por fortes aflições e excessivo labor.
____Porém, o desejo deve ser inerente à alma e quando ele existe, nem o sôfrego desassossego nem as tentações_mundanas impedem de reconhecer um mundo espiritual e de comunicar com ele. O coração deve estar preparado, porém é-nos mais fácil fazer sentir a nossa presença quando o ambiente é puro e pacífico.

[108 - página 67 / 68] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

Ver também:
*