página acima: Ciência e_Espírito
Parapsicologia
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____
____Parapsicologia - (de para - em torno + psikê - alma + logos - estudo). Termo criado por Max Dessoir em 1889, para definir dos estudos de émile Boirac sobre Une Psicologie Inconnu e proposto pela Escola Matapsiquista alemã, através de Thouless e Wiesner para substituírem o proposto por Charles_Richet quando este foi considerado comprometido com o Espiritismo e os espíritas da época passaram a considerar a Metapsíquica como sendo a parte científica da sua doutrina. A troca de nomenclaturas foi oficializada no Congresso Internacional realizado em Utrecht (1953) e...

  • Os fenômenos considerados objetivos passaram a se chamar yk (psi-kapa) ou psicocinéticos,
  • enquanto que os subjetivos tornaram-se yg (psi-gama) e mais tarde, vieram a ser ditos percepções extra sensoriais, ou, simplesmente ESP (abreviatura do inglês).

____Os EUA estiveram representados por Joseph Banks Rhine, na época, professor da Ducke University, que levou a ideia para seu país e lá passou a ser considerado como o pai da Parapsicologia sem o ser.

  • Os fenômenos psi-gama também são ditos mentais
  • e os psi-kapa físicos.

____Mais tarde, com a descoberta de que também existiam fenômenos_produzidos_por_desencarnados, seus pesquisadores deram a eles o nome de yq (psi-théta), como todos sabem, psi do termo psikê (alma) e théta de thanatus - morto -, com o que a nomenclatura passou a ter duplicidade de definição, porque também os desencarnados são capazes de produzir efeitos físicos e fenômenos personalísticos (os mentais).
____A Parapsicologia esteve muito em voga, contudo, com as descobertas no campo físico da existência de um outro domínio - possivelmente o espiritual - de agentes estruturadores, os estudos parapsicológicos passaram a ficar altamente comprometidos, motivo por que carecem de uma reestruturação total.http://espiritismoparatodos.blogspot.com/2008/10/vocabulrio-esprita.html

____Nos EEUU, em 1930, Joseph Banks Rhine iniciou os estudos que desemborcaram na estruturação de um novo ramo da ciência preocupado em estudar os fenômenos chamados "inabituais", a parapsicologia.

  • Enquanto o método da metapsíquica se baseava no aspecto qualitativo dos fenômenos e no testemunho pessoal dos que presenciavam os mesmos,
  • a parapsicologia introduziu o método quantitativo.

____Este método procura estabelecer um meio de fazer com que os fenômenos se reproduzam sob determinadas condições e busca seguir os padrões utilizados na metodologia_científica. Esta se serve de métodos que possam ser testados, repetidos e confirmados e, por ela, devem ser descobertas a causa e a lei que rege o objeto da investigação.

____Temos:

  • Os fenômenos normais, os que se enquadram no conjunto das leis conhecidas e aceitas que governam os processos naturais.
  • Os fenômenos paranormais, os inabituais, nos quais não se sabe e não se domina as leis que o regem.

____Todos os fenômenos paranormais são denominados como PSI, embora nem todo fenômeno paranormal seja psíquico, podendo ocorrer sobre objetos e coisas que independem do psiquismo das pessoas envolvidas na ocorrência.

____Os fenômenos PSI se dividem em:

  • PSI-gama: fenômenos subjetivos que ocorrem na área intelectual e se subdividem em:

    • telepatia (comunicação direta de uma mente com outra),
    • clarividência (percepção dos fatos do mundo físico independentemente do uso dos sentidos fisiológicos normais )
    • e pós-cognição e pré-cognição (conhecimento imediato de fatos já acontecidos ou por acontecer, sem nenhuma informação prévia, direta ou indireta).
  • PSI-kapa: fenômenos objetivos, materiais e de psicocinesia.
  • e por fim, alguns pesquisadores tendem a admitir uma terceira categoria de fenômenos PSI, os PSI-theta , oriundos de mentes e de seres incorpóreos.

Edvaldo Kulcheskihttp://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-ciencia-e-o-espiritismo.html

____Artigo publicado em ESTUDOS PSIQUICOS (outubro de 1967) e assinado por Demócrito, na seção Cantinho da Ciência, diz que a PARAPSICOLOGIA é importante marco no estudo e pesquisa da alma e de seus fenômenos grandiosos, porque:

  • fez-se ouvir e acertar no mundo da Ciência;
  • representa a base sobre que vão assentar as futuras investigações científicas;
  • marca a abertura de um caminho revolucionário em Ciência, pois o homem pode aperceber-se da realidade sem ser pelos sentidos físicos conhecidos, de que os fenômenos se dão independentemente do tempo e do espaço e ainda de que a psique pode influenciar diretamente a matéria e também que os fenômenos psíquicos não obedecem às leis físicas.

____Em “AS RAZÕES DA COINCIDÊNCIA”, Arthur Koestler assinala que “os inconcebíveis fenômenos da percepção extra sensorial parecem de certo modo menos absurdos, comparados aos inconcebíveis fenômenos da física”, querendo demonstrar, assim, que os físicos já admitem fatos capazes de violarem todas as leis estabelecidas pela Ciência com relação aos postulados materialistas, que têm defendido até aqui. A PES não poderia existir por contraditar as leis da física, entretanto, a Ciência não conhece a natureza do átomo, mas constrói seus sistemas sobre ele e não nega a existência dos genes, embora sejam “invisíveis aos melhores instrumentos óticos de aumento” (1).http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-ciencia-espirita.html

(1) “PALINGÊNESE, A GRANDE LEI”, do Dr. Jorge Andréa

LINKs

Ver também:
*