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Epes Sargent
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Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
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____Epes Sargent nasceu no estado americano de Massachusetts em 27 de setembro de 1813 e desencarnou em 30 de dezembro de 1880.

____Sua vida apresenta muitos pontos de semelhança com a de Allan Kardec, nascido nove anos antes.

  • Ambos produziram excelentes livros didáticos;
  • defenderam com heróica bravura, até o fim de suas vidas, o Espiritismo nascente;
  • diminuíram todas as atividades da vida para tratarem principalmente do novo ideal;
  • foram casados e não tiveram filhos;
  • escreviam com muita clareza, ao alcance de todas as pessoas;
  • dominavam línguas de importância mundial e
  • foram contemporâneos.

____Estes e outros pormenores revelam que desempenharam o papel de missionários da mesma obra de transformação do mundo materialista em mundo espiritualista, e deixaram livros que cumpre reimprimir sempre até que realizem seu glorioso destino: a conversão da humanidade.

____Epes Sargent destacou-se como fecundo escritor, sobressaindo-se com marca de genialidade nos inúmeros jornais em que trabalhou, oferecendo ao público milhares de artigos, cujos temas de tão variados, fizeram longas incursões pelos caminhos da filosofia, da moral e da ciência com talentosa fertilidade.
____Escreveu narrativas, comédias, tragédias, dramas, e obras primas da poesia tais como Canções do Mar e outros poemas que arrancou elogios dos mais famosos críticos literários americanos.
No plano educacional, ele contribuiu sobremaneira, escrevendo obras didáticas para estudante e até para professores, o que lhe conferiu o título de educador emérito, sendo o seu nome citado nos mais longínquos rincões da América.
Não havia escola nos Estados Unidos onde o seu nome não figurasse como autor a ser lido e comentado, contribuindo assim para a formação intelectual e o enriquecimento moral da juventude de seu país.
Homem de conhecimentos diversificados, dotado de polivalência cultural, não lhe faltavam pedidos para a composição de versos apropriados para ocasiões especiais, principalmente para representações teatrais.
De 1852 a 1856 editou em numerosos livros as vidas e produções de célebres poetas ingleses entre eles Thomas Hood, Rogers, Collins, Thomas Campbell, Thomas Gray e Goldsmith, além de traduzir para o seu idioma importantes obras literárias.
Nos últimos 30 anos de sua existência, Epes Sargent veio a interessar-se pelo Espiritismo, estudando-o contínua e profundamente, dedicando muito de suas energias em procurar absorver toda a sabedoria que esta doutrina encerra.
____Cético a princípio, assistiu a inúmeras experiências e realizando-as igualmente por conta própria, não demorou a convencer-se da veracidade dos fenômenos observados, passando a defender a nova realidade que lhe transformara o intelecto dotando-o agora de uma aura brilhante, fruto do seu entusiasmo e vontade firme.
Pensador profundo, espírito indagador e emancipado de preconceitos científicos ou religiosos e soube extrair de fatos a que observou, uma bela e grandiosa filosofia espírita da vida universal e dos destinos do homem, em particular.
Sua inteligência e sua pena materializando belas páginas sobre a consistência do Espiritismo invadiram os maiores periódicos americanos.
____Em contínua comunicação com líderes espiritistas de sua pátria e de toda Europa, Epes Sargent mantinha-se informado da evolução teórica do Espiritismo, bem como das pesquisas que homens sérios efetuavam iniciando o soterramento da velha era do materialismo.
____Em plena atividade literária, Epes Sargent contraiu uma afecção pulmonar da qual nunca mais se recuperaria.
Nos últimos dois anos de sua via, seu estado orgânico debilitou-se com o surgimento de um câncer na boca, que lhe impedia a manifestação oral sem contudo neutralizar-lhe as atividades intelectuais concentradas na elaboração da fase final do seu último trabalho: Bases Científicas do Espiritismo. Em 1880 a doença lhe absorveu as últimas reservas de forças vitais.
____Estava concluída a grandiosa obra da sua vida que jamais seria esquecida.

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____Era filho do mestre de navios Epes Sargent e de Hannah Dane Coffin, e pertencia à linhagem de William Sargent, a quem o governo havia concedido a posse de terras na região de Gloucester, no ano de 1678.
Seus ancestrais foram John Winthroup e Joseph Dudley, antigos governantes da colônia inglesa de Massachusetts.
Transferindo seu domicílio de Gloucester para Roxbury, nas vizinhanças de Boston, no ano de 1818, o genitor de Epes Sargent ali se dedicou ao comércio, no que não foi muito feliz, retornando à sua antiga cidade, onde se dedicou novamente à pesca.
____Esse descontrole financeiro, no entanto, não afetou o aculturamento dos filhos, principalmente por ver em Epes Sargent um jovem superdotado, de inteligência.

____Por isso matriculou-o na "Escola Latina de Boston" onde ele revelou invulgar tendência para a literatura, tendo-se graduado em 1829.
Nessa época visitou a Rússia em companhia de seu pai.
Atingindo a idade dos trinta anos, fez parte do corpo redatorial de importantes periódicos editados na época.
Posteriormente tornou-se correspondente político do "Boston Daily Atlas", em Washington.
Na capital norte-americana teve a oportunidade de contrair a amizade de numerosos políticos, especialmente de membros do Partido Liberal Whig, aproveitando o ensejo para ,publicar, em 1842, o seu notável livro "A Vida e os Serviços Públicos de Henry Clay".
Logo a seguir lançou a obra "A Noiva de Gênova" e a tragédia "Velasco", escrita também em 1837 e lançada em 1839.
Nessa época partiu para Nova Iorque, onde permaneceu durante oito anos, trabalhando no celebre jornal "The New York Mirror", fazendo parte, logo a seguir, do "The New World" e do "New Monthly Magazine".
Não demorou muito e lançou o seu próprio jornal "Sargent's New Monthly Standard", que teve vida efêmera.
Retornando a Boston, em 1847, participou do corpo redatorial de numerosos órgãos publicitários, dentre eles o "Boston Evening Transcript", "The School Monthly", "The Knickerbocker Magazine" e "The Atlantic Monthly".
Justamente no ano que regressou a Boston, deu à publicidade o seu melhor volume de versos, intitulado "Canções do Mar, com outros Poemas".
A sua obra "The Standard Speaker", publicada em Filadélfia no ano de 1852, alcançou mais de sessenta edições.
De 1852 a 1873 escreveu numerosos compêndios e manuais de Instrução, os quais foram largamente adotados nos colégios e escolas dos Estados Unidos.
Paralelamente publicou, no ano de 1858, outra coleção de "Poemas", com 300 páginas e, em 1870, a narrativa em versos, com o título "The Women who dared", sem contar outras obras de inquestionável valor.
____Em 1859 traduziu e publicou no jornal "The Press ", o escrito de Tomás Celano, notável escritor franciscano, sob o título "Dies Irae".
A poesia e a música dessa "prosa", cantada nas cerimônias fúnebres, é de grandeza solene e caráter dramático.
Além do elevado número de obras por ele divulgadas, deve-se acrescentar que muitos dos seus escritos foram publicados anonimamente, deixando por isso de serem registrados em enciclopédias.
Nos últimos vinte ou trinta anos de sua fértil existência; Epes Sargent se interessou pelo Espiritismo, estudando-o profundamente após ter sido um dos que combateram e repudiaram os fenômenos insólitos ocorridos em Hydesville e Rochester, através da mediunidade das famosas irmãs Fox. Manteve correspondência epistolar com numerosos dirigentes espíritas dos Estados Unidos e da Europa. Escreveu numerosos artigos para os órgãos que então se ocupavam da matéria.
Foram também de sua autoria as seguintes obras versando sobre Espiritismo:

  • " Revelações do Grande Mistério Moderno - Pranchetas , com teorias sobre as mesmas" (Boston, 1869),
  • " Prancheta, ou o Desespero da Ciência face ao Espiritismo" (Boston e Londres, 1869),
  • " A Prova Palpável da Imortalidade (Boston, 1875).

Nessa última obra ele descreve os fenômenos de materialização e tece comentários, analisando o Espiritismo face à Teologia, à Moral e à Religião.
Finalmente escreveu a obra que se tornou seu canto de cisne " Bases Científicas do Espiritismo" (Boston, 1880), precioso tratado sobre o aspecto científico da doutrina espírita.
____Em 1868 havia contraído uma afecção brônquica de que nunca mais ficou livre. No ano de 1872 visitou a Europa, permanecendo algum tempo no sul da França.
____Como que pressentindo o seu próximo desenlace, pois sua saúde se agravava continuamente, trabalhou dia e noite no afã de terminar " The Scientific Basis of Spiritualism".
Finalmente foi acometido de um câncer na boca, o qual logo se propagou, impedindo sua manifestação oral e debilitando sua saúde.
No dia 30 de dezembro de 1880 seu Espírito partiu rumo à pátria espiritual, consciente de ter desempenhado uma obra de inegável valor e grande profundidade.
Epes Sargent foi um homem de talento fora do comum.
Sua operosidade foi das mais intensas, tendo mesmo merecido de Edgar Allen Poe, que havia tomado conhecimento dos seus escritos anteriormente a 1849, as seguintes palavras: É um dos mais preeminentes membros da extensíssima família Americana - a dos homens de engenho, talento e tato.
____O jornal "Boston Evening Transcript", comentando o seu decesso, escreveu: "Qualquer assunto, quando descrito pela sua pena, adquiria uma forma admiravelmente original, como se fora uma nova criação."

Revista O Semeador – Abril de 1981

http://www.espiritismogi.com.br/biografias/epes_sargent.htm

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____Nos últimos vinte ou trinta anos de sua existência, Epes Sargent se interessou pelo Espiritismo, estudou-o contínua e profundamente, dedicando-lhe muito de suas energias e de seu talento. E, entretanto, foi ele um dos cépticos que em 1848 ridiculizou os fenômenos tiptológicos de Rochester(*), acoimando seus autores de embusteiros. Assistindo, porém, a inúmeras experiências e realizando-as igualmente por conta própria, ele não tardou a convencer-se da realidade dos fenômenos_espíritas, na defesa dos quais saiu valentemente em campo. Mas não ficou aí. Pensador profundo, espírito indagador e emancipado de prejuízos científicos ou religiosos, soube brilhantemente extrair dos fatos objetivos uma bela e grandiosa filosofia espírita da vida universal e dos destinos do homem, em particular.
____Esteve em correspondência com líderes espiritistas em sua pátria e da Europa e escreveu, além de muitos artigos para quase todos os periódicos que, nos Estados Unidos e na Inglaterra, se ocupavam do assunto,...

  • Revelations of the Great Modern Mystery, Planchette, with theories respecting it” (Boston, 1869), com 28 páginas;
  • Planchette; or, The Despair of Science;
  • an Account of Modern Spiritualism” (Boston e Londres, 1869), com 404 páginas, obra que faz um amplo relato do Modern Spiritualism, seus fenômenos e as diversas teorias que lhe dizem respeito, acrescido de uma vista geral do Espiritismo na França
  • The Proof Palpable of Immortality” (Boston, 1875), com 238 páginas, obra que apresenta uma descrição dos fenômenos_de_materialização, bem assim comentários sobre o Espiritismo em face da Teologia, da Moral e da Religião
  • e “The Scientific Basis of Spiritualism” (Boston, 1880), com 372 páginas, obra que, no dizer do Prof. C. Moutonnier, da école des Hautes études Commerciales, de Paris, “é um dos tratados mais completos e mais convincentes que já foram publicados sobre esse tema e que ficará como um monumento digno de passar à posteridade”.

____Escritos com muito saber e com aquela “facilidade” que Poe assinalou na obra literária de Sargent, todos os três últimos livros tiveram inúmeras edições nos Estados Unidos, e por eles se pode inferir o desenvolvimento das ideias do autor acerca do assunto e a sua atitude serena e científica ante os fatos.

____The Cientific Basis of Spiritualism
, que ora se publica em português, em 2ª edição, sob o título Bases_Científicas_do_Espiritismo, foi, em verdade, o canto de cisne do eminente escritor norte-americano.
____Cerca de doze anos antes, contraíra uma afecção bronquial de que nunca mais se recuperaria. Em 1872 visitou a Europa, passando algum tempo no sul da França. Nos últimos dois anos de vida, sua saúde piorou com uma complicação de doenças. Como que adivinhando o fim próximo, ele redobrava de esforços, dia e noite, na preparação final do livro acima mencionado. Surge-lhe agora na boca um câncer doloroso. Rapidamente, a terrível doença lhe vai impedindo a manifestação oral e consumindo as energias, até que, a 30 de dezembro de 1880, lhe absorve as derradeiras forças vitais. Estava, porém, concluída a grandiosa obra de sua vida, e que nunca ficará esquecida. Prefaciando-a, escreveu com toda a convicção: “O Espiritismo já não é o desespero da Ciência, como o classificara eu no frontispício da minha primeira obra sobre esse assunto. Seus direitos a um reconhecimento científico, da parte dos observadores inteligentes, já não podem ser postos em dúvida".

(*) Rochester é o pseudónimo do espírito que assina uma série de psicografias recebidas pela médium russa Vera Ivanova Kryzhanovskaia, de 1885 a 1917.

[97 - páginas 19/20]

Concessões

  • Concordo que, dos fatos que afirmo serem reais, muitos são realmente singulares, estranhos e improváveis; e que não nos é possível compreendê-los ou conciliá-los com as noções comumente aceitas sobre Espíritos e estado futuro.
  • Concordo que há muitas pessoas demasiado crédulas e que as fraudes, as imposturas e as ilusões têm sido misturadas e confundidas com os fatos reais do Espiritismo.
  • Concordo que a melancolia e a imaginação têm sempre grande força e engendram estranhas persuasões, e que muitas histórias de aparições são apenas fantasias da melancolia.
  • Conheço e admito que há muitas enfermidades naturais estranhas que apresentam sintomas chocantes e produzem surpreendentes efeitos fora do curso usual da Natureza, e que são, muitas vezes, citadas como explicações dos fatos preter-naturais.

Postulados

____Feitas essas concessões, ofereço com toda a justiça aos meus adversários os seguintes postulados:

  • Que, se os nossos fenômenos se dão, é uma questão de fato e não de raciocínios a priori.
  • Que a matéria de fato só pode ser provada pelo nosso próprio sentido ou pelo testemunho de outros. Tentar demonstrar fatos por meio de raciocínios abstratos ou especulações é o mesmo que tentar provar, pela álgebra ou pela Metafísica, que Júlio César fundou o Império Romano.
  • Um certo amontoado e caráter de testemunhos humanos não pode ser razoavelmente rejeitado como incrível, ou como garantia de fatos contrários à Natureza, visto que todos os fatos que se dão na Natureza devem ser naturais.
  • Que aquilo que está suficientemente e inegavelmente provado não pode ser negado por não sabermos como se produz, isto é, por haver dificuldades na concepção que o sentido e o conhecimento disso nos vem por um modo diverso, assim como a . Porque o modus de muitas coisas é desconhecido, e muitas coisas óbvias na Natureza têm dificuldades inextricáveis para serem concebidas.
    (Adaptado do Rev. José Glanvil, 1626-1680.)

[97 - páginas 356/357] - Epes Sargent (1813-1880)

Ver também:

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