página acima: Vontade
Disciplina
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Ninguém atingirá o porto da dignidade espontânea, sem viajar, por longo tempo, nas correntes da vida, aprendendo a manejar o leme da disciplina. Embora isso, porém, saibamos debitar a nós próprios os erros que perpetramos, no tocante aos valores afetivos, a fim de saná-los ou resgatá-los em momento oportuno.

[73 - página 123] - André Luiz

A disciplina é uma virtude, desde que seja natural e espontânea, fruto de resolução pessoal, derivada da razão e do sentimento. Fora desta condição degenera, deixando de corresponder à finalidade moral que dela é lícito esperar-se.

VINÍCIUS

Trabalho de João Gonçalves Filho -(Disciplina - 817)

____Se os nossos irmãos conseguissem de fato estabelecer sobre si mesmos os desejáveis golpes de disciplina, muito ganhariam em força contra a influenciação_dos_infelizes que os seguem; lamentavelmente, no entanto, são raros os que mantêm a necessária resolução, no terreno da aplicação viva da luz que recebem. A maioria, rompido o nosso círculo magnético, organizado no curso de cada reunião, esquece as bênçãos recebidas e volta-se, novamente, para as mesmas condições deploráveis de horas antes, subjugada pelos vampiros renitentes e cruéis.

[16a - página 42] - André Luiz - 1943

____

____E quem se reporta à disciplina, refere-se ao esforço máximo que nos compete no serviço de auto-aprimoramento.

EMMANUEL
(Prefácio do livro PAZ)

Trabalho de João Gonçalves Filho - (Disciplina - 818)

Ver também:
*