Mente e Cérebro
página acima: Mente
-
  • Enquanto vários filósofos célebres, como Platão e Descartes, haviam afirmado que a mente e o cérebro são duas entidades separadas,
  • muitos cientistas modernos propuseram que a mente e a consciência são de alguma forma produtos da atividade cerebral.

____Infelizmente, no entanto, a despeito de interesse óbvio na área, ninguém ainda foi capaz de propor um mecanismo biológico plausível para informar como o cérebro faz nascer a mente e a consciência. O problema era que ninguém nem mesmo parecia saber como começar a pensar sobre isso cientificamente. Não havia nenhuma maneira obviamente concebível de que a consciência pudesse nascer dos mecanismos atualmente compreendidos no cérebro. Isto levou muitos cientistas a acreditar que este mistério nunca seria resolvido pela ciência.
____Um método para estudar esta área introduzida por cientistas nos últimos 15 ou 20 anos era determinar que as mudanças no cérebro tomam forma sob certas condições, e correlacioná­las com a experiência da consciência. Em outras palavras, os cientistas tentaram estudar os processos biológicos que ocorrem no cérebro quando alguém tinha uma experiência consciente, tal como ver um objeto ou mesmo pensar em alguma coisa. Foram chamados de “as correlações neurais de consciência."
____Ao estudá-las, muitos cientistas apontaram que era importante lembrar de que, simplesmente porque algo se relaciona a outra coisa, não significa necessariamente que era sua causa. Essa é uma regra básica para estudar as correlações em qualquer campo da ciência. Quando qualquer correlação é observada entre dois eventos, há três explicações possíveis. Vamos tomar o exemplo de duas ações, A e B. Se existir uma correlação, então tanto A está causando B ou B causando A, ou um outro processo está causando os dois. Então, quando são encontradas correlações entre eventos cerebrais e experiências de consciência, todas as possibilidades devem ser consideradas. Sabemos que eventos localizados no cérebro se correlacionam com pensamentos, mas ninguém foi capaz de demonstrar se A causa B ou B causa A, ou ambos. Em outras palavras, ...

  • talvez os eventos cerebrais causem experiência de consciência,
  • ou talvez a experiência de consciência cause mudanças no cérebro,
  • ou talvez alguma coisa a mais cause ambas.

____Pesquisando a literatura médica e científica, encontrei que, embora muitas visões tivessem sido expressas em relação à natureza da consciência, elas poderiam ser basicamente divididas em dois grupos.

  • A primeira englobava teorias convencionais sobre o cérebro, que sugeriam que a mente e a consciência eram produzidas pelo cérebro.
  • A segunda incluía teorias consideradas “não-convencionais”, e procurava ir além dos processos cerebrais. Embora a visão científica mais comum tivesse sido a antenor, ambos os grupos incluíam teorias de diversos acadêmicos de renome internacional e vários vencedores do prêmio Nobel.

[100 - página 138] - Dr. Sam Parnia

____No dia em que a Medicina conseguir detectar na mente o fulcro causal e o núcleo controlador de todas as atividades e ocorrências biopsicofísícas, poderá inaugurar nova era para a saúde e o bem-estar dos povos; e através da terapêutica de eliminação do ódio e da cupidez, do orgulho e da intemperança, provará que Jesus estava certo quando garantiu a posse da Terra aos mansos de coração.
____No futuro, a Medicina Espírita, bem servida pela Física das Radiações e pela Química dos Fluidos, saberá utilizar os poderes anímicos e as forças da Natureza para, como fazia o Médico Divino, ...

  • interromper o sono cataléptico,
  • libertar possessos e obsidiados,
  • curar paralíticos e cegos,
  • limpar leprosos,
  • devolver a audição aos surdos e a luz da paz aos desesperançados.

[45 - página 121]

LINKs:

  • Cérebro e Mente: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/cerebro-mente/contexto1.html
  • The Nour Foundation ( www.nourftundation.com e www.osta­delabi.com ).Estes são ótimos sites para obter links sobre o trabalho do professor Bahram Elahi. Exploram os princípios morais, éticos e culturais de várias filosofias e escolas de pensamento através de uma série de eventos multidisciplinares de especialistas dos mais diversos campos, como Direito, Medicina, Ciência, música e artes.
  • The Center for Conscius Studies ( www.consciousness.arizona. edu).Este é o site do Centro de Estudos da Consciência da Universidade do Arizona, e uma excelente fonte de recursos e informação. Há cursos on-line e também detalhes de conferências dadas.
  • StuartHameroff( www.quantumconsciousness.org ).Este é o site oficial de Hameroff, onde ele explica suas teorias da consciência como processos de quantidade. Excelente fonte de informação.
Ver também:
*