A
teoria do fenômeno dos transportes e das manifestações_físicas em geral se acha resumida, de maneira notável, na
seguinte dissertação feita por um Espírito, cujas comunicações
todas trazem o cunho incontestável de profundeza e lógica. Ele se dá a conhecer pelo
nome de Erasto, discípulo de São
Paulo, e como protetor do médium que
lhe serviu de instrumento:
____"Quem
deseja obter fenômeno desta ordem precisa ter consigo médiuns a que chamarei - sensitivos, isto
é, dotados, no mais alto grau, das faculdades_mediúnicas de expansão e de penetrabilidade, porque o sistema nervoso facilmente excitável de tais médiuns lhes permite, por
meio de certas vibrações, projetar abundantemente, em torno de si, o fluido animalizado que lhes é próprio. ____"As
naturezas impressionáveis, as pessoas cujos nervos vibram à menor
impressão, à mais insignificante sensação; as que a influência
moral ou física, interna ou externa, sensibiliza são muito aptas a se
tornarem excelentes médiuns,_para_os_efeitos_físicos de tangibilidade e de transportes. Efetivamente, quase de todo desprovido do invólucro_refratário, que, na maioria dos outros encarnados, o isola, o sistema
nervoso dessas pessoas as capacita para a produção destes diversos
fenômenos. Assim, com um indivíduo de tal natureza e cujas outras
faculdades não sejam hostis à mediunidade, facilmente se obterão os
fenômenos de tangibilidade, as pancadas nas paredes e nos móveis, os
movimentos inteligentes e mesmo a suspensão, no espaço, da mais pesada
matéria inerte. A fortiori, os mesmos resultados se conseguirão se, em
vez de um médium, o experimentador dispuser de muitos, igualmente bem
dotados. ____"Mas,
da produção de tais fenômenos à obtenção dos de transporte há um
mundo de permeio, porquanto, neste caso, não só o trabalho do
Espírito é mais complexo, mais difícil, como, sobretudo, ele não
pode operar, senão por meio de um único aparelho_mediúnico, isto é,
muitos médiuns não podem concorrer simultaneamente para a produção
do mesmo fenômeno. Sucede até que, ao contrário, a presença de
algumas pessoas antipáticas ao Espírito que opera lhe obsta
radicalmente à operação. A estes motivos a que, como vedes, não
falta importância, acrescentemos que os transportes reclamam sempre
maior concentração e, ao mesmo tempo, maior difusão de certos_fluidos, que não podem ser obtidos senão com médiuns superiormente
dotados, com aqueles cujo aparelho_eletromediúnico é o
que melhores condições oferece. ____"Em
geral, os fatos de transportesão e continuarão a ser extremamente
raros. Não preciso demonstrar porque são e serão menos freqüentes do
que os outros fenômenos de tangibilidade; do que digo, vós mesmos
podeis deduzi-lo. Demais, estes fenômenos são de tal natureza, que nem
todos os médiuns servem para produzi-los. Com efeito, é necessário
que entre o Espírito e o médium influenciado exista certa afinidade,
certa analogia; em suma: certa semelhança capaz de permitir que a parte expansível_do_fluido_perispirítico (1) do encarnado se misture, se
una, se combine com o do Espírito que queira fazer um transporte. Deve
ser tal esta fusão, que a força resultante dela se torne, por assim
dizer, uma: do mesmo modo que, atuando sobre o carvão, uma corrente
elétrica produz um só foco, uma só claridade. Por que essa união,
essa fusão, perguntareis? É que, para que estes fenômenos se
produzam, necessário se faz que as propriedades essenciais do Espírito_motor se aumentem com algumas das do médium; é que o fluido_vital, indispensável à produção de todos os fenômenos mediúnicos, é apanágio exclusivo do encarnado e que, por conseguinte, o Espírito
operador fica obrigado a se impregnar dele. Só então pode, mediante
certas propriedades, que desconheceis, do vosso meio ambiente, isolar, tornar
invisíveis e fazer que se movam alguns objetos materiais e mesmo os
encarnados.
____"Não
me é permitido, por enquanto, desvendar-vos as leis particulares que
governam os gases e os fluidos que vos cercam; mas, antes que alguns
anos tenham decorrido, antes que uma existência de homem se tenha
esgotado, a explicação destas leis e destes fenômenos vos será
revelada e vereis surgir e produzir-se uma variedade_nova_de_médiuns,
que agirão num estado cataléptico especial, desde que sejam
mediunizados. |
____"Vedes,
assim, quantas dificuldades cercam a produção do fenômeno dos transportes. Muito logicamente podeis concluir daí que os fenômenos
desta natureza são extremamente raros, como eu disse acima, e com tanto
mais razão, quanto os Espíritos muito pouco se prestam a produzi-los,
porque isso dá lugar, da parte deles, a um trabalho quase material, o
que lhes acarreta aborrecimento e fadiga. Por outro lado, ocorre também
que, freqüentemente, não obstante a energia e a vontade que os animem,
o estado do próprio médium lhes opõe intransponível barreira. ____"Evidente
é, pois, e o vosso raciocínio, estou certo, o sancionará, que os
fatos de tangibilidade, como pancadas, suspensão e movimentos, são
fenômenos simples, que se operam mediante a concentração e a dilatação de certos fluidos e que podem ser provocados e obtidos pela
vontade e pelo trabalho dos médiuns aptos a isso, quando secundados por
Espíritos amigos e benevolentes, ao passo que os fatos de transporte são múltiplos, complexos, exigem um concurso de circunstâncias
especiais, não se podem operar senão por um único Espírito e um
único médium e necessitam, além do que a tangibilidade reclama, uma
combinação muito especial, para isolar e tornar invisíveis o
objeto,
ou os objetos destinados ao transporte. ____"Todos
vós espíritas compreendeis as minhas explicações e perfeitamente
apreendeis o que seja essa concentração de fluidos especiais, para a
locomoção e a tatilidade da matéria inerte. Acreditais nisso, como
acreditais nos fenômenos da eletricidade e do magnetismo, com os quais os fatos mediúnicos têm grande
analogia e de que são, por assim dizer, a confirmação e o
desenvolvimento. Quanto aos incrédulos e aos
sábios, piores estes do que aqueles, não me compete convencê-los
e com eles não me ocupo. Convencer-se-ão um dia, por força da evidência,
pois que forçoso será se curvem diante do testemunho dos fatos
espíritas, como forçoso foi que o fizessem
diante de outros fatos, que a princípio repeliram. ____" Resumindo: os fenômenos de tangibilidade são freqüentes, mas os de transporte são muito raros, porque muito difíceis de se realizar
são as condições em que se produzem.
Conseguintemente, nenhum médium pode dizer: a tal hora, em tal momento,
obterei um transporte, visto que muitas vezes o próprio
Espírito se vê obstado na execução da sua
obra. Devo acrescentar que esses fenômenos são duplamente difíceis em público, porque quase sempre, entre este, se
encontram elementos energicamente refratários,
que paralisam os esforços do Espírito e, com mais forte razão, a
ação do médium. Tende, ao contrário, como
certo que, na intimidade, os ditos fenômenos se produzem
quase sempre espontaneamente, as mais das vezes à revelia dos médiuns
e sem premeditação, sendo muito raros quando
esses se acham prevenidos. Deveis deduzir daí que
há motivo de suspeição todas as vezes que um médium se lisonjeia de
os obter à vontade, ou, por outra, de dar ordens
aos Espíritos, como a servos seus, o que é simplesmente
absurdo. Tende ainda como regra geral que os fenômenos espíritas não
se produzem para constituir espetáculo e para
divertir os curiosos. Se alguns Espíritos se prestam
a tais coisas, só pode ser para a produção de fenômenos simples,
não para os que, como os de transporte e outros
semelhantes, exigem condições excepcionais. ____"Lembrai-vos, espíritas, de que, se é absurdo repelir sistematicamente todos os fenômenos_de_além-túmulo, também não é de bom aviso
aceitá-los todos, cegamente. Quando um fenômeno
de tangibilidade, de visibilidade, ou de
transporte se opera espontaneamente e de modo instantâneo, aceitai-o.
Porém, nunca o repetirei demasiado, não
aceiteis coisa alguma às cegas. Seja cada fato submetido
a um exame minucioso, aprofundado e severo, porquanto, crede, o Espiritismo,
tão rico em fenômenos sublimes e grandiosos, nada tem que ganhar com essas pequenas manifestações, que prestidigitadores
hábeis podem imitar.
____"Bem sei que ides dizer: é que estes são úteis para convencer os incrédulos. Mas, ficai sabendo, se não
houvésseis disposto de outros meios de convicção, não contaríeis hoje a centésima parte dos espíritas que existem. Falai
ao coração; por aí é que fareis maior número
de conversões sérias. Se julgardes conveniente, para certas pessoas, valer-vos dos fatos materiais, ao menos apresentai-os em
circunstâncias tais, que não possam permitir
nenhuma interpretação falsa e, sobretudo, não vos afasteis das condições normais dos mesmos fatos, porque,
apresentados em más condições, eles fornecem
argumentos aos incrédulos, em vez de convencê-los." (Ver: Fé raciocinada) |
ERASTO
(discípulo de São Paulo) ____(1)
Vê-se que, quando se trata de exprimir uma ideia nova, para a qual
faltam termos na língua, os Espíritos sabem
perfeitamente criar neologismos. Estas palavras: eletromediúnico,
perispirítico, não são de
invenção nossa. Os que nos tem criticado por havermos criado os termos
espírita, espiritismo, perispírito,
que tinham análogos,
poderão fazer também a mesma crítica aos Espíritos. [17b - página 120
item 98] - (Paris
- 1861) |