A mediunidade não requisitará desenvolvimento indiscriminado, mas ,
antes de tudo , aprimoramento
da personalidade mediúnica e nobreza de fins, para que o médium possa tornar-se um filtro leal das Esferas Superiores com vistas à ascensão
da Humanidade para o Progresso.Mas então, como proceder ao desenvolvimento mediúnico? Allan
Kardec e vários benfeitores espirituais nos orientam que, no
desenvolvimento mediúnico, temos de vencer três etapas: intelectual -
material - moral.
- a) Etapa Intelectual: é
representada pela necessidade do estudo. Kardec afirma:
"...O estudo preliminar da teoria é indispensável, se quisermos
evitar inconvenientes inseparáveis da inexperiência." [LM-it
211]
O estudo da faculdade mediúnica e o conhecimento da Doutrina
Espírita são bases essenciais e indispensáveis. - b) Etapa Material: é o
adestramento, uma forma de treinamento da faculdade
mediúnica, uma familiarização com as técnicas
envolvidas no processo da mediunidade.
"Na verdade, até hoje, não existe sinal ou diagnóstico infalível
para se chegar à conclusão que alguém possua essa faculdade; os sinais
físicos nos quais algumas pessoas julgam ver indícios, nada tem de
infalíveis. Ela se encontra, nas crianças e nos velhos, entre homens
e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o
grau de desenvolvimento intelectual e moral. Não há senão um meio
para lhes contatar a existência que é o experimentar." [LM-cap
17 it 200]
Esta experimentação deve ser:
perseverante,
assídua,
séria,
em
grupo,
local adequado,
sob orientação experiente,
desprovida de
condicionamentos.
O candidato a médium deve ter persistência, exercitando-se para as
comunicações em dias e horários certos da semana, pré-estabelecidos,
de preferência em grupo. Kardec nos orienta [LM-it 207] que a reunião
de pessoas com intenção semelhante forma um todo coletivo onde a força
e a sensibilidade se encontram aumentadas por uma espécie de influência
magnética que ajuda o desenvolvimento da faculdade.
A reunião deste grupo deve ser sob a direção de pessoas
experientes, conhecedoras da Doutrina Espírita e do fenômeno
mediúnico.
Esta reunião deve ser também feita, de preferência em local
apropriado, isto é, no Centro Espírita, onde estaremos sob o amparo
e a orientação de Espíritos
Bons, que são responsáveis pelos trabalhos mediúnicos da
Casa. Além disto, todo Centro Espírita tem como que um isolamento magnético que nos protege espiritualmente durante os trabalhos
mediúnicos. É simples compreendermos, pois na Terra acontece o
mesmo. Um acadêmico de Medicina inicia seu treinamento aos doentes
num Hospital e sob a supervisão de um médico experiente para evitar
desastres. Se for uma cirurgia será necessário um cuidado ainda
maior - um centro cirúrgico.
O candidato a médium não deve desistir se, após 2, 3 ou 10
tentativas de comunicação com os Espíritos não obtiver qualquer
resultado ou qualquer indício de comunicação. Como vimos, existem
obstáculos decorrentes da própria organização mediúnica em
desabrochamento, impedimentos materiais e psíquicos que, só com o
tempo e a dedicação serão contornados.
Quanto ao médium que já controla bem sua faculdade, que permite aos
Espíritos se comunicarem com facilidade, que seja, em uma palavra, um
“médium feito”,
seria um erro de sua parte, nos assevera Kardec [LM-it 216] crer-se
dispensado de qualquer outra instrução. Não venceu senão uma
resistência material, e é agora que começa para ele o verdadeiro
desafio, as verdadeiras dificuldades: vencer a terceira etapa - a moral. - c) Etapa
Moral: Allan Kardec define como espírita-cristão
ou verdadeiro espírita, aquele que não se contenta em admirar
a moral espírita, mas a pratica e aceita todas as suas conseqüências.
Convencido de que a existência terrena é uma prova passageira,
aproveita todos os instantes para avançar no caminho do Progresso,
esforçando-se em fazer o bem e anular seus maus pensamentos. A caridade
em todas as coisas é a regra de sua conduta.
Sob o ponto de vista espírita, a mediunidade é uma iniciação
religiosa das mais sérias, é um mandato
que nos é oferecido pela Espiritualidade Superior a fim de ser
fielmente desempenhada. Desta forma, o aspirante à mediunidade
- Luz da Doutrina Espírita - deve partir da conscientização de seus
ensinamentos e esforçar-se, desde o início de seu aprendizado, por
ser um espírita-cristão.
Isto significa trabalhar incessantemente por nossa reforma_moral. Somente nossa evolução moral, nossa melhora e nosso crescimento para o Bem poderão
garantir-nos o assessoramento dos bons Espíritos e o exercício seguro da mediunidade,
por nossa sintonia com o Bem. E esta não é uma tarefa fácil, pois o
que mais temos dentro de nós são sensações e experiências
negativas e deformadas trazidas do passado. Por isso para nós ainda
é mais fácil e cômodo, sintonizar com as atitudes negativas do que
com as positivas.
E como faremos? Como nos livrarmos de condicionamentos inferiores?
Carregamos séculos de erros e alguns anos de boas intenções. É
claro que não podemos mudar sem esforço, temos que trabalhar duro
nesta reforma moral, que só nós saberemos identificar e sentir
porque estará marcada em nosso íntimo. Trabalhemos com exercícios
diários e constantes no bem, meditando e orando muito. Jesus,
o Médium por Excelência, sintonizava-se constantemente com Deus,
no entanto, após a convivência com o povo, sempre se afastava para
orar e meditar em silêncio e solidão.
A diferença de um bom médium e um médium
desajustado, não está na mediunidade, mas no caráter
de um e de outro; na formação moral está a base de todo desenvolvimento
mediúnico.
Alguns cuidados devem ser tomados por todos aqueles que aspiram ao desenvolvimento
mediúnico:
- Culto
do Evangelho no Lar: ele proporciona a renovação do clima
espiritual do lar sob as luzes do Evangelho
Redivivo, porque o lar
é a usina maior de energia de que somos carentes, é onde compensamos
nossa vibrações psíquicas em reajustamento.
- Culto
de Assistência: rompimento com o egoísmo,
interessando-nos pelo próximo, auxiliando-o sempre em todas as ocasiões,
usando ao máximo nossa capacidade de servir desinteressadamente.
Participação em atividades como: campanha do quilo, distribuição
de alimentos, visita aos enfermos, idosos e creches, grupos de
costura, evangelização, etc.
- Freqüência
ao Centro Espírita: nas reuniões públicas e outras atividades
oferecidas pelas Casas Espíritas. Aprenderemos a viver em grupos
Humanos que nos permitirão o exercício da humildade. Evitemos as
sessões mediúnicas nos lares; organização espiritual não se
improvisa.
- Estudo
Coletivo: reunidos aos companheiros para o estudo das obras espíritas,
evitemos as falsas interpretações. Assimilando as experiências de
companheiros, estaremos alongando nossa visão e nossa percepção dos
conteúdos espíritas; o que se torna mais difícil numa leitura solitária.
- Reforma
Íntima: revisão e reconstrução de nossos atos e hábitos,
permutando vícios
por virtudes
legitimamente Cristãs que são as únicas que sobreviverão
eternamente.
Como nos diz o instrutor Albério: "...
elevemos nosso padrão de conhecimento pelo estudo bem conduzido e
apuremos a qualidade de nossa emoção pelo exercício constante das
virtudes superiores ..."Dentro destes critérios de desenvolvimento da mediunidade, mesmo que
nenhuma faculdade venha a desabrochar, tenhamos a certeza que estaremos
desenvolvendo-nos espiritualmente e capacitando-nos para o exercício da
mediunidade com Jesus.
Instituto
de Difusão Espírita de Juiz de Fora-MG
Baseado
no COEM do Centro Espírita Luz Eterna (Paraná)
Bibliografia:
1) Livro dos Espíritos - Allan Kardec
2) Livro dos Médiuns - Allan Kardec
3) Obras Póstumas - Allan Kardec
4) Médium: Quem é, Quem não é? - Demétrio Pavel
5) Diversidade dos Carismas - Hermínio Miranda
6) Missionários da Luz André Luiz/Chico Xavier
7) Nos Domínios da Mediunidade André Luiz/Chico Xavier
8) Desenvolvimento Mediúnico - Roque Jacinto |