____Com efeito, a religião se funda na revelação e nos milagres. Ora, que é a
revelação, senão um conjunto de comunicações
extraterrenas? Todos os autores
sagrados, desde Moisés, têm falado dessa espécie de comunicações. Que são os milagres,
senão fatos maravilhosos e sobrenaturais, por excelência, visto que, no sentido
litúrgico, constituem derrogações das leis da
Natureza? Logo, rejeitando o maravilhoso e o
sobrenatural, eles rejeitam as bases mesmas da religião. Não é deste ponto de vista, porém,
que devemos encarar a questão. [9a - página 478 - CONCLUSÃO - II]
____Ao Espiritismo não compete examinar se há ou não milagres, isto é, se em
certos casos houve Deus por bem derrogar as leis eternas que regem o Universo.
Permite, a este respeito, inteira liberdade de crença. Diz e prova que os fenômenos em que
se baseia, de sobrenaturais só têm a aparência. E parecem tais a algumas pessoas, apenas
porque são insólitos e diferentes dos fatos conhecidos. Não são, contudo, mais
sobrenaturais do que todos os fenômenos, cuja explicação a Ciência hoje dá e que parecem
maravilhosos noutra época. Todos os fenômenos_espíritas, sem exceção, resultam de
leis gerais. Revelam-nos uma das forças da Natureza, força desconhecida, ou, por melhor dizer,
incompreendida até agora, mas que a observação demonstra estar na ordem das coisas.____Assim, pois, o Espiritismo se apóia menos no maravilhoso e no sobrenatural
do que a própria religião. Conseguintemente, os que o atacam por esse lado mostram
que o não conhecem e, ainda quando fossem os maiores sábios, lhes diríamos: se a
vossa ciência, que vos instruiu em tantas coisas, não vos ensinou que o domínio da Natureza é
infinito, sois apenas meio sábios.
[9a - página 479 - CONCLUSÃO - II] |
____Demonstrando a existência e a
imortalidade da alma, o Espiritismo reaviva a fé no futuro, levanta os
ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida. Ousaríeis chamar a isto
um mal? Duas doutrinas se defrontam:
- uma, que nega o futuro; outra, que lhe proclama e
prova a existência;
- uma, que nada explica, outra, que explica tudo e que, por isso
mesmo, se dirige à razão;
- uma, que é a sanção do egoísmo; outra, que oferece base à
justiça, à caridade e ao amor do próximo.
- A primeira somente mostra o presente e aniquila toda
esperança; a segunda consola e desvenda o vasto campo do
futuro.
____Qual a mais
preciosa? [9a - página 479 CONCLUSÃO - III]
____Os que dizem que as
crenças espíritas ameaçam invadir o mundo, proclamam,
ipso facto, a força do Espiritismo,
porque jamais poderia tornar-se universal uma ideia sem fundamento e destituída de lógica. Assim, se o Espiritismo se implanta por
toda parte, se, principalmente nas classes cultas, recruta adeptos, como todos facilmente
reconhecerão, é que tem um fundo de verdade. Baldados, contra essa tendência, serão todos
os esforços dos seus detratores e a prova é que o próprio ridículo, de que procuram
cobri-lo, longe de lhe amortecer o ímpeto, parece ter-lhe dado novo vigor, resultado que plenamente
justifica o que repetidas vezes os Espíritos hão dito: "Não vos inquieteis com a
oposição; tudo o que contra vós fizerem se tornará o vosso favor e os vossos
maiores adversários, sem o quererem, servirão à vossa causa.
Contra a vontade de Deus não poderá prevalecer a má-vontade dos homens." ____Por meio do Espiritismo, a Humanidade tem que entrar numa nova fase, a do
progresso moral que lhe é conseqüência inevitável. Não mais, pois, vos
espanteis da rapidez com que as ideias espíritas se propagam.
[9a - página 482 - CONCLUSÃO -V] |
____O Espiritismo progrediu principalmente depois que foi sendo mais bem
compreendido na sua essência íntima, depois que lhe perceberam o alcance,
porque tange a corda mais sensível do homem: a da sua felicidade, mesmo neste mundo. Aí a
causa da sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Enquanto a sua
influência não atinge as massas, ele vai felicitando os que o compreendem. Mesmo os que nenhum
fenômeno têm testemunhado, dizem: à parte esses fenômenos, há a filosofia, que me
explica o que NENHUMA OUTRA me havia explicado. Nela encontro, por meio unicamente do
raciocínio, uma solução racional para
os problemas que no mais alto grau interessam ao meu futuro. Ela me dá calma, firmeza, confiança; livra-me do tormento da
incerteza. Ao lado de tudo isto, secundária se torna a questão dos fatos materiais. [9a - página 483
CONCLUSÃO -V]
____O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém pode inculcar-se como seu
criador, pois tão antigo é ele quanto a criação. Encontramo-lo por toda
parte, em todas_as_religiões, principalmente na
religião Católica e aí com mais autoridade
do que em todas as outras, porquanto nela se nos depara o princípio de tudo que há nele:
- Os
Espíritos em todos os graus de
elevação,
- suas relações ocultas e ostensivas com os
homens,
- Os anjos guardiães,
- a reencarnação,
- a emancipação da alma durante a
vida,
- a dupla vista,
- todos os gêneros de manifestações,
- as aparições e até as aparições
tangíveis.
- Quanto aos demônios, esses não
são senão os maus Espíritos e, salvo a crença de que aqueles foram destinados a permanecer perpetuamente no
mal, ao passo que a senda do progresso se conserva aberta aos segundos, não há
entre uns e outros mais do que simples diferença de nomes.
[9a - página 485 -
CONCLUSÃO -VI ] |
____O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da religião;
Deus, a alma, as
penas_e_as_recompensas_futuras; sobretudo, porque mostra que essas
penas e recompensas são corolários naturais da vida terrestre e, ainda, porque, no
quadro que apresenta do futuro, nada há que a razão mais exigente possa recusar. [9a - página 484 CONCLUSÃO -V]
____Os
adversários do Espiritismo não se
esqueceram de armar-se contra ele de algumas divergências de opiniões sobre
certos pontos de doutrina... ____...Os
Espíritos sempre disseram que nos não inquietássemos com essas divergências
e que a unidade se estabeleceria. Ora, a unidade já se fez quanto à maioria
dos pontos e as divergências tendem cada vez mais a desaparecer. ____Tendo-se-lhes
perguntado: Enquanto se não faz a unidade, sobre que pode o homem, imparcial e
desinteressado, basear-se para formar juízo? Eles responderam: Nuvem
alguma obscurece a luz verdadeiramente pura; o diamante sem jaça é o que tem
mais valor: julgai, pois, dos Espíritos pela pureza de seus ensinos. Não olvideis
que, entre eles, há os que ainda se não despojaram das ideias que levaram da
vida terrena. Sabei distingui-los pela linguagem de que usam. Julgai-os pelo
conjunto do que vos dizem. Vede se há encadeamento lógico nas suas ideias; se
nestas nada revela ignorância, orgulho ou malevolência; em suma, se suas
palavras trazem todas o cunho de sabedoria que a verdadeira superioridade
manifesta.
[9a - página 491 - CONCLUSÃO -IX ] |
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