GUIA.HEU
20 Anos
A Mediunidade e a Psiquiatria
página acima

Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

____"Durante muito tempo a Psiquiatria encarou a mediunidade como um transtorno mental", conta. "Só a partir das décadas de 50 e 60 é que houve uma mudança de mentalidade, e essas manifestações passaram a ser vistas como sendo não-patológicas quando vivenciadas dentro de uma religião." De acordo com Almeida, o último censo do IBGE mostrou que o espiritismo ocupa a quarta posição entre as religiões praticadas no Brasil, país com a maior população espírita do mundo.

Fonte: Agência USP de Notícias - Publicado em: 12/05/2005

http://www.feal.com.br/destaques.php?id=149
(Link desativado)

(Ver: Transe)

____As vivências tidas como mediúnicas são descritas na maioria das civilizações e têm um grande impacto sobre a sociedade. Apesar de ser um tema pouco estudado atualmente, já foi objeto de intensas investigações por alguns dos fundadores da moderna psicologia e psiquiatria.

____No surgimento da moderna psiquiatria e psicologia, na transição entre séculos XIX e XX, diversos pioneiros estudaram detidamente a mediunidade. Infelizmente, tais trabalhos permanecem largamente desconhecidos.

____Os principais fundadores da psiquiatria e psicologia que pesquisaram o tema foram:

  • Pierre Janet (1859-1947) Teve formação em psicologia e psiquiatria, apesar de pouco conhecido atualmente, é amplamente reconhecido como o fundador das modernas visões sobre dissociação (Colp, 2000; Putnam e Lowenstein, 2000; Rieber, 2002). Seu trabalho mais importante intitula-se "L'Automatisme Psychologique", uma tese defendida em 1889 na Sorbonne (Jannet, 1889). esta obra pode ser considerada como a primeira abordagem científica do inconsciente, trazendo os principais elementos sobre os quais se ergueria posteriormente a psiquiatria dinâmica (Faure, 1973).
    ____É de se notar a relevância que a investigação de diversos tipos de experiências mediúnicas teve nesses esforços iniciais de se entender o inconsciente e a dissociação. O estudo da mediunidade e do espiritismo ocupa quase todo o capítulo destinado ao estudo das "desagregações psicológicas", pois buscou perscrutá-las a partir de sujeitos que as apresentavam em seu mais alto grau (médiuns).
    ____(Ver em: Espiritismo )
    ____Na obra De l'angoisse à l'extase, aparecido en 1926 Janet resumiu seu pensamento, e nas obras Les médications psychologiques de 1919, e La médecine psychologique, de 1923, apresentou seu método terapêutico. Esse método apoia-se na sua teoria de uma força energética, que poderia ser influenciada através das técnicas de hipnose e "sugestão", estimulação em uns casos e sono e repouso em outros.
    ____Crítico severo da doutrina psicanalítica de Freud, contrário à origem sexual das neuroses, e reivindicando para si, contra Freud, a criação do método catártico na terapia, como um desdobramento de sua própria teoria das ideias fixas subconscientes.

____Destes, apenas Freud não investigou detidamente o assunto.

Ver artigos completos em:

  • A mediunidade vista por alguns pioneiros da área de saúde mental - Alexander Moreira de Almeida / Francisco Lotufo Neto:
    http://www.hojenet.org/htm/profissional_arquivos.htm - (Link desativado)

  • http://www.geocities.com/cobra_pages/ec-janet.html?200518 - (Link desativado)
  • http://www.espiritismogi.com.br/biografias/julian.htm - (Link desativado)
Ver também:
*