Faculdade de visão dos Espíritos
página acima: Espírito
-

____Do ponto de vista que nos preocupa, as modalidades sob as quais se manifesta a visão espiritual constituem um detalhe fundamental. Não será, pois, inútil notemos que todos os Espíritos, que, nas suas comunicações, a ela aludem, são acordes na descrição que dela fazem. Assim, por exemplo, o Espírito_do_Rev._A._H._Stockwell se exprime, a tal respeito, nos termos seguintes:

  • “Um dos traços característicos mais notáveis da existência espiritual consiste na faculdade de visão, própria do “ corpo_etéreo”, a qual é enormemente aperfeiçoada. No mundo dos vivos, o sentido da vista põe o observador em estado de visualizar apenas um lado, um aspecto do objeto observado. Aqui, vemos o objeto simultaneamente de todos os lados. Quer dizer que, quando olhamos uma coisa qualquer, não a vemos somente como vedes: penetramo-la em todas as suas partes. Vemos em torno e através dela, o que faz que cheguemos, num instante, a ter conhecimento completo do que nos possa interessar. É realmente maravilhosa a faculdade visual do Espírito; mas, naturalmente, é preciso um certo tempo, para que essa faculdade apurada se desenvolva inteiramente nos Espíritos recém-chegados. Tal qual todas as outras faculdades espirituais, essa visão evolui gradualmente, ao mesmo tempo que a experiência adquirida em a nova existência.” (The Morrow of Death, págs. 23-24).

____Esta consideração, sobre ser necessário algum tempo para que os Espíritos recém-chegados adquiram a faculdade da visão através dos objetos que observem, é teoricamente importante, pois que explica por que são em número reduzido os Espíritos recém-chegados que aludem a essa visão.

[106 - páginas 92 / 93] - Ernesto Bozzano - 1926

Ver também:
*