![]() “Aquele que retoma à Terra e faz o bem, segundo o seu conhecimento, suas palavras, ações e intenções, recebe um dia uma recompensa que convenha aos seus méritos...Aquele que durante o período de vida na Terra vivem na dor e no desgosto, sofrem por causa de suas palavras mesquinhas ou suas más ações num corpo anterior, pelo que é punido no presente.” (Zoroastro, 630 a 553 a.C.)
Dois princípios fundamentais regem o sistema de crenças desta religião:
a existência de Deus e do Diabo e a volta do Paraíso à Terra. Os livros
sagrados do Zoroastrismo são:
Ahura Mazda é a deidade suprema, criador de todas as coisas boas, enquanto Ahriman é o princípio destrutivo que rege a ganância, a fúria e as trevas; a bondade irá triunfar; os mortos ressuscitarão. A origem do Zoroastrismo é remontada ao século VI a. C., tendo sido fundada pelo profeta persa Zoroastro. http://www.baptistlink.com/solascriptura/
O zoroastrismo é uma religuão monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra,
a quem os Gregos chamavam de Zoroastro.
é considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético e
de acordo com os historiadores da religião algumas das suas concepções
religiosas viriam a influenciar o judaísmo,
o cristianismo e o islamismo.
Dois princípios supremos, o_bem_e_o_mal, caracterizavam o zoroastrismo.
Substituído pelo islamismo,
o zoroastrismo reduziu-se a grupos de
guebros no Irá e de parses na Índia, mas deixou traços nas principais
religiões, como o judaísmo,
o cristianismo e o islamismo.Zoroastrismo é um antigo sistema religioso-filosófico que repousa no postulado básico de uma contradição dualista, a do bem e do mal, inerente a todos os elementos do universo. Os pressupostos do sistema foram estabelecidos por Zoroastro, ou Zaratustra, que, nascido na Pérsia no século VI a.C., que parece ter sido um reformador do masdeísmo ou mazdeísmo, antiga religião da Média. A doutrina de Zoroastro foi transmitida oralmente e recolhida nos gathas, os cânticos do Avesta, conjunto de livros sagrados da religião.
LINKs:
|
Páginas relacionadas:

