____Os
grupos que se ocupam exclusivamente com as manifestações_inteligentes e os que se entregam ao estudo das manifestações_físicas têm cada um a sua missão. Nem uns, nem outros se
achariam possuídos do verdadeiro espírito do Espiritismo,
desde que não se olhassem com
bons olhos; e aquele que atirasse pedras em outro provaria, por esse simples
fato, a má influência que o domina. Todos devem concorrer, ainda que por
vias diferentes, para o objetivo comum, que é a pesquisa e a propaganda da
verdade. Os antagonismos, que não são mais do que efeito de orgulho
superexcitado, fornecendo armas aos detratores, só poderão prejudicar a causa,
que uns e outros pretendem defender. [17b - página 440 item 348] ____Estas
últimas reflexões se aplicam igualmente a todos os grupos que porventura
divirjam sobre alguns pontos da Doutrina. Conforme dissemos, no capítulo
das Contradições,
essas divergências, as mais das vezes, apenas versam sobre acessórios, não
raro mesmo sobre simples palavras. Fora, portanto, pueril
constituírem bando à parte alguns, por não pensarem todos do mesmo modo. Pior ainda do que isso seria o se tornarem ciosos
uns dos outros os diferentes grupos ou associações da mesma cidade.
Compreende-se o ciúme entre pessoas que fazem concorrência umas às outras e
podem ocasionar recíprocos prejuízos materiais. Não havendo, porem,
especulação, o ciúme só traduz mesquinha rivalidade de amor-próprio. (Ver: Personalismo)
____Como,
em definitiva, não há sociedade que possa reunir em seu seio todos os adeptos,
as que se achem animadas do desejo sincero de propagar a verdade, que se
proponham a um fim unicamente moral, devem assistir com prazer à
multiplicação dos grupos e, se alguma concorrência haja de entre eles
existir, outra não deverá ser senão a de fazer cada um maior soma de
bem. As que pretendam estar exclusivamente com a verdade terão que o
provar, tomando por divisa: Amor
e Caridade, que é a de
todo verdadeiro espírita. Quererão prevalecer-se da superioridade dos
Espíritos que as assistam? Provem-no, pela superioridade dos
ensinos que recebam e pela aplicação que façam deles a si mesmas. Esse o
critério infalível para se distinguirem as que estejam no melhor
caminho. ____Alguns
Espíritos, mais presunçosos do que lógicos, tentam por vezes impor sistemas
singulares e impraticáveis, à sombra de nomes veneráveis com que se adornam. O bom-senso acaba sempre por fazer justiça a essas utopias, mas, enquanto isso
não se dá, podem elas semear a dúvida e a incerteza entre os adeptos.
Daí, não raro, uma causa de dissentimentos passageiros. Além dos meios
que temos indicado de as apreciar, outro critério há, que lhes dá a medida
exata do valor: o número dos partidários que tais sistemas recrutam. ____A
razão diz que, de todos os sistemas, aquele que encontra maior acolhimento nas
massas, deve estar mais próximo da verdade, do que os que são repelidos pela
maioria e vêem abrir claros nas suas fileiras. Tende, pois, como certo que,
quando os Espíritos se negam a discutir seus próprios ensinos, é que bem
reconhecem a fraqueza destes. [17b - página 441 item 349] ____Se
o Espiritismo,
conforme foi anunciado, tem que determinar a transformação da
Humanidade, claro é que esse efeito ele só poderá produzir melhorando
as massas, o que se verificará gradualmente, pouco a pouco, em
conseqüência do aperfeiçoamento dos indivíduos.
- Que importa crer
na existência dos Espíritos,
se essa crença não faz que aquele que a tem se torne melhor, mais
benigno e indulgente para com os seus semelhantes, mais humilde e paciente
na adversidade?
- De que serve ao avarento ser espírita, se continua
avarento; ao orgulhoso, se se conserva cheio de si; ao invejoso, se
permanece dominado pela inveja?
____Assim, poderiam todos os homens
acreditar nas manifestações dos Espíritos e a Humanidade ficar
estacionaria. ____Tais,
porém, não são os desígnios de Deus. Para o objetivo
providencial, portanto, é que devem tender todas as Sociedades espíritas
sérias, grupando todos os que se achem animados dos mesmos
sentimentos. Então, haverá união entre elas, simpatia,
fraternidade, em vez de vão e pueril antagonismo, nascido do
amor-próprio, mais de palavras do que de fatos; então, elas serão
fortes e poderosas, porque assentarão em inabalável alicerce: o bem para
todos; então, serão respeitadas e imporão silêncio à zombaria tola,
porque falarão em nome da moral evangélica, que todos respeitam. ____Essa
a estrada pela qual temos procurado com esforço fazer que o Espiritismo
enverede. A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo
cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em
todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que
ai é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública,
o sinal de uma era nova para a Humanidade. ____Convidamos,
pois, todas as Sociedades espíritas a colaborar nessa grande obra. Que de
um extremo ao outro do mundo elas se estendam fraternalmente as mãos e
eis que terão colhido o mal em inextricáveis malhas. [17b - página 442 item 350] ____Os agrupamentos espiritistas necessitam entender que o seu aparelhamento não
pode ser análogo ao das associações propriamente humanas.
____Um grêmio espírita-cristão deve ter, mais que tudo, a característica
familiar, onde o amor e a simplicidade figurem na manifestação de todos
os sentimentos. ____Em uma entidade doutrinária, quando surgem as dissensões e lutas
internas, revelando partidarismos e hostilidades, é sinal de ausência
do Evangelho nos corações, demonstrando-se pelo excesso de material
humano e pressagiando o naufrágio das intenções mais generosas. ____Nesses núcleos de estudo, nenhuma realização se fará sem fraternidade
e humildade legítimas, sendo imprescindível que todos os companheiros,
entre si, vigiem na boa-vontade e na sinceridade, a fim de não
transformarem a excelência do seu patrimônio espiritual numa
reprodução dos conventículos católicos, inutilizados pela intriga e
pelo fingimento. [41a - página 20 4] - EMMANUEL - 1940
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