|
Perante o coração sincero e fraternal dos crentes, a missa idealizada pela igreja de Roma deve ser um ato exterior, respeitável para nós outros, como qualquer
cerimônia convencionalista do mundo, que exija a mútua consideração
social no mecanismo de relações superficiais da Terra.
A igreja de Roma pretende comemorar, com ela, o sacrifício do Mestre pela Humanidade; todavia, a cerimônia se efetua de conformidade com a posição social e financeira do crente. Ocorrem, dessa maneira, as missas mais variadas, tais como:
[41a - página 176]
Missa
do Galo
A Missa do Galo, também
conhecida por Missa da Meia Noite, celebra-se devido ao facto de a tradição
dizer que Jesus nasceu à meia-noite. Para os católicos Romanos, este
costume de assistir a esta Missa começou no ano 400. http://www.braga.com.pt/not_det.asp?notid=3917 http://www.nsrasalette.org.br/natal2001/missagalo.htm (Link desativados)
Missa dos mortos Nomes comuns:
Origem Provável: É sem dúvida originária da Europa. Em Portugal e Espanha, por volta da idade média, já se conheciam lendas com estas características. Os romanos antigos acreditavam que os fantasmas dos parentes mortos se reuniam de tempos em tempos. Assim, eles, como também os Mouros espanhóis, celebravam a Festa dos Mortos. O objetivo era espantar os fantasmas errantes dos mortos. Em Portugal é conhecida como "A Missa das Almas", e na Espanha como "La Misa de las Animas". No caso brasileiro, é uma lenda muito comum em todo interior do país, embora seja citada como primeiramente relatada em Ouro Preto, Minas Gerais, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, de Cima. http://www.thecauldronbrasil.com.br/article/view/167/1/70 (Link desativados)
A missa é um ato religioso tão venerável quanto qualquer outro em que os corações procuram identificar-se com a Proteção Divina; no entanto, raros são aqueles que trazem até aqui o espírito efetivamente inclinado à assimilação do auxilio celestial. E para a formação de semelhante clima interior, cada crente, além do serviço de purificação dos sentimentos, necessitará também combater a influência dispersiva e perturbadora que procede dos companheiros desencarnados que lhe buscam arrefecer o fervor.[96 - páginas 121]
[4 - página 91] |
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)
