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O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se
elevará para a perfeição infinita.
No círculo acanhado do orbe
terrestre, ambos são classificados como adiantamento_moral e
adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do
mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis
ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do
primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode
oferecer numerosas perspectivas de queda,
na repetição das experiências,
enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo
mais importante das energias evolutivas.
A capacidade intelectual do homem terrestre é excessivamente
reduzida, em face dos elevados poderes da personalidade espiritual
independente dos laços da matéria.
Os
elos da reencarnação fazem o papel de quebra-
luz sobre todas as conquistas
anteriores do EspÍrito reencarnado. Nessa sombra, reside o acervo de
lembranças vagas, de vocações inatas, de numerosas experiências, de
valores naturais e espon tâneos, a que chamais subconsciência.
O homem comum é uma representação parcial do homem transcendente,
que será reintegrado nas suas aquisições do passado, depois de haver
cumprido a prova ou a
missão exigidas pelas suas condições morais, no
mecanismo da justiça divina.
Aliás,
a incapacidade intelectual do homem físico tem sua origem na sua própria
situação, caracterizada pela necessidade de provas amargas.
O cérebro humano é um aparelho frágil e deficiente, onde o Espírito
em queda tem de valorizar as suas realizações de trabalho.Imaginai
a caixa craniana, onde se acomodam células_microscópicas, inteiramente
preocupadas com a sua sede de oxigênio, sem dispensarem por um milésimo
de segundo a corrente do sangue que as irriga, a fragilidade dos
filamentos que as reúnem, cujas conexões são de cem milésimos de milímetro, e tereis assim uma ideia exata da pobreza da máquina pensante
de que dispõe o
sábio
da Terra para as suas orgulhosas deduções, verificando que, por
sua condição de Espírito caído na luta_expiatória, tudo tende a
demonstrar ao homem do mundo a sua posição de humildade, de modo
que, em todas as condições, possa ele cultivar os valores legítimos
dosentimento.
Os valores intelectuais do planeta, nos tempos modernos,
sofrem a humilhação de todas as forças corruptoras da decadência.
A atual geração, que tantas vezes se entregou à jactância,
atribuindo a si mesma as mais altas conquistas no terreno do raciocínio
positivo, operou os mais vastos desequilíbrios nas correntes
evolutivas do orbe, com o seu injustificável divórcio do sentimento.
Nunca
os círculos educativos da Terra possuíram tanta facilidade de
amplificação, como agora, em face da evolução das artes gráficas;
jamais o livro e o jornal foram tão largamente difundidos;
entretanto, a imprensa, quase de modo geral, é órgão de escândalo
para a comunidade e centro de interesse econômico para o ambiente
particular, enquanto que poucos livros triunfam sem o bafejo da
fortuna privada ou oficial, na hipótese de ventilarem os problemas
elevados da vida.
A decadência intelectual pode, sem dúvida,
prejudicar o desequilíbrio do mundo. E é por essa razão que observamos na paisagem
político-social da Terra as aberrações, os absurdos teóricos, os
extremismos, operando a inversão de todos os valores.
Excessivamente
preocupados com as suas extravagâncias, os missionários da inteligência
trocaram o seu labor
junto ao espírito por um lugar de domínio, como os sacerdotes religiosos
que permutaram a luz da fé pelas prebendas tangíveis da situação econômica.
Semelhante situação operou naturalmente o mais alto desequilíbrio no
organismo social do planeta, e, como prova real desse asserto, devemos
recordar que a guerra de 1914-1918 custou aos povos mais intelectualizados
do mundo mais de cem mil bilhões de francos, salientando-se que, com
menos da centésima parte dessa importância, poderiam essas nações
haver expulsado o fantasma da sífilis do cenário da Terra. |
[41a - página 122] EMMANUEL - 1940
Os
trabalhadores do Espiritismo não devem buscar, necessariamente, os intelectuais para a compreensão dos seus deveres espirituais.
Os operários
da doutrina devem
estar sempre bem dispostos na oficina do esclarecimento, todas as
vezes que procurados pelos que desejem cooperar sinceramente nos seus
esforços.
Mas
provocar a atenção dos outros no intuito de regenerá-los, quando
todos nós, mesmo os desencarnados, estamos em função de aperfeiçoamento
e aprendizado, não parece muito justo, porque estamos ainda com um
dever essencial, que é o da edificação de nós mesmos.
No labor da Doutrina, temos de convir que o Espiritismo é o Cristianismo_redivivo pelo qual precisamos fornecer o testemunho da verdade
e, dentro do nosso conceito de relatividade, todo o fundamento da verdade
da Terra está em Jesus-Cristo.
A verdade triunfa por si, sem o concurso das frágeis possibilidades
humanas. Alma alguma deverá procurála supondo-se elemento
indispensável à sua vitória. Como seu órgão no planeta, o Espiritismo não necessita de determinados homens para consolar e instruir as
criaturas, depreendendo-se que os próprios intelectuais do mundo é que devem buscar, espontaneamente, na fonte de conhecimentos
doutrinários, o beneficio de sua iluminação. [41a - página 126] EMMANUEL - 1940 (Ver: Divulgação
do Espiritismo)
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