|
Experiências alucinatórias e pseudo-alucinatórias que ocorrem no estado
de transição entre o sono e a vigília,...
Atinge habitualmente todas as modalidades sensoriais, embora as imagens visuais sejam citadas com bastante freqüência. Alterações cognitivo-afetivas estão por vezes presentes e pode também ocorrer um sobressalto hipnagógico (um estiramento súbito do corpo). As imagens sensoriais estão correlacionadas com períodos iniciais de sono paradoxal (sono REM) e podem estar associadas à narcolepsia. Em geral, contudo, os fenômenos hipnagógicos/hipnopômpicos não são indicativos de processo ou disfunção de natureza patológica. http://www.psiquiatriageral.com.br/glossario/f.htm (Link desativado)
Estamos numa espécie
de estado hipnagógico quando acabamos
de acordar e podemos ainda relembrar nossos sonhos
vividamente, mas sem estar plenamente despertos. É o período que antecede a reentrada das lembranças, e preocupações do dia-a-dia na nossa mente. Como a hipnose, o estado hipnagógico é profundamente criativo. Quando passamos por ele, a mente está completamente voltada para dentro e pode ter acesso à inspiração do subconsciente. O estado hipnagógico é considerado por muitos como um estado de genialidade, sem quaisquer fronteiras ou limitações. Neste estado temos acesso a todos os nossos recursos e a nenhuma das restrições auto-impostas. Thomas Edison valorizava tanto este estado que desenvolveu sua própria técnica para manter-se nele enquanto trabalhava em suas invenções. Sentando-se numa cadeira especial, Edison usava suas técnicas de relaxamento e meditação para alcançar o estado de consciência entre o sono e a vigília. Ele segurava algumas bolas de bilhar na palma da mão fechada para baixo, repousada no braço da cadeira. Debaixo da mão colocava uma tigela de metal. Se Edison pegasse no sono, sua mão se abriria, as bolas cairiam dentro da tigela e o ruído o despertaria. Depois ele repetia o processo várias vezes. O estado hipnagógico é muito parecido com a hipnose e na verdade mais profundo do que muitos níveis da hipnose. http://www.geocities.com/Athens/Olympus/6896/hipnose.html (Link desativado)
Alucinações Hipnagógicas & Hipnopômpicas http://www.sonhoslucidos.com/2011/03/ alucinacoes-hipnagogicas-hipnopompicas.html (Link desativado)
Quais são as causas das alucinações hipnagógicas
|
Páginas relacionadas:
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)

