____Deus
criou iguais todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos
tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisições. A
diferença entre eles está na diversidade dos graus da experiência alcançada
e da vontade com que
obram, vontade que é o livre-arbítrio.
Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas.____Necessária
é a variedade das aptidões, a fim de que cada um possa concorrer para a
execução dos desígnios da Providência, no limite do desenvolvimento de suas
forças físicas e intelectuais. O que um não faz, fá-lo outro. Assim é que
cada qual tem seu papel útil a desempenhar. Demais, sendo solidários entre si
todos os mundos, necessário se torna que os habitantes dos mundos superiores,
que, na sua maioria, foram criados antes do vosso, venham habitá-lo, para vos
dar o exemplo. [9a - página 375 questão 804] ____Passando
de um mundo superior a outro inferior, conserva o Espírito, integralmente, às
faculdades adquiridas. Já temos dito que o Espírito que progrediu não
retrocede. Poderá escolher, no estado de Espírito livre, um invólucro mais
grosseiro, ou posição mais precária do que as que já teve, porém tudo isso
para lhe servir de ensinamento e ajudá-lo a progredir. ____Assim,
a diversidade das aptidões entre os homens não deriva da natureza íntima da
sua criação, mas do grau_de_aperfeiçoamento a que tenham chegado os
Espíritos encarnados neles. Deus, portanto, não criou faculdades desiguais;
permitiu, porém, que os Espíritos em graus diversos de desenvolvimento
estivessem em contacto, para que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso dos mais atrasados e também para que os homens, necessitando uns dos
outros, compreendessem a lei
de caridade que os deve unir. [9a - página 376 questão 805] |