____... O
bispo Irineu(130
dC - 200 dC)
observa, alarmado, que as mulheres, de modo especial,
são atraídas para os grupos hereges. "Mesmo em
nosso próprio distrito no vale do Ródano”, admite, o professor gnóstico Marco atraiu “muitas mulheres tolas” de sua própria congregação,
inclusive a mulher de um dos diáconos de Irineu. 52 Declarando estar, ele mesmo, em estado de perplexidade para explicar
a atração exercida pelo grupo de Marco, oferece apenas uma
explicação: que o próprio Marco era um sedutor de inteligência
diabólica, um mágico que combinava afrodisíacos especiais para
“enganar, vitimar e corromper” suas presas. Ninguém sabe se suas
acusações tinham bases factuais. Mas, quando descreve as técnicas de
sedução de Marco, Irineu indica que está falando de forma
metafórica. Primeiro, diz ele, porque Marco “dirige-se a elas
com palavras tão sedutoras” como em suas orações para a Graça,
“Ela que existia antes de todas as coisas”, 53 e para
a Sabedoria e o Silêncio, elementos femininos do ser divino. Segundo, Marco
seduzia mulheres “ fazendo-as_profetizar” 54 o que lhes era estritamente
proibido na igreja ortodoxa. Quando iniciava uma mulher, Marco
concluía a oração de iniciação com as palavras “Olhe, Graça veio
até você; abra sua boca, e profetize”. 55
Então, como descreve o bispo, de forma indignada, “a vítima
iludida por Marco (...), sem pudor, falava algumas coisas sem
sentido”, e daí em diante se considerava um profeta! O pior, segundo Irineu,
era Marco convidar as mulheres a agir como padres na celebração,
com ele, da eucaristia: “estendia o cálice para uma mulher” 56
fazer a oferenda da eucaristia e pronunciar as palavras da consagração.
____Tertuliano também se sente ofendido diante desses atos dos cristãos_gnósticos: Essas
hereges como são audaciosas! Não têm modéstia; são corajosas o
suficiente para ensinar, para participar de debates, para fazer exorcismos,
curar e até mesmo batizar! 57 ____Tertuliano dirigiu outro ataque contra “aquela víbora” 58
uma
professora que dirigia uma congregação no Norte da África. Ele mesmo
concordou com o que chamou de “preceitos da disciplina eclesiástica
sobre as mulheres”, que especificavam:
As
mulheres não podem falar na igreja, tampouco é
permitido ensinar, batizar, nem mesmo oferecer [a eucaristia],
reivindicar para si a participação em qualquer função masculina
- sem mencionar o ofício de padre. 59 ____Um dos principais alvos de Tertuliano, o herege Marcião, tinha, de fato,
escandalizado seus contemporâneos ortodoxos ao indicar mulheres, nas
mesmas bases que os homens, como padres e bispos. A professora gnóstica Marcellina viajou para Roma a fim de representar o grupo
carpocraciano, 60
que alegaria ter recebido o ensinamento secreto de Maria, Salomé e
Marta. Os montanistas, um círculo profético radical, honrava duas
mulheres, Prisca e Maximilla, como fundadoras do movimento.
____Nossa
evidência, então, indica uma correlação patente entre a teoria
religiosa e a prática social. 61Entre os grupos gnósticos e
os valentinianos, as mulheres eram consideradas iguais aos homens; algumas
eram reverenciadas como profetas; outras agiam como professoras,
evangelistas viajantes, curandeiras, padres, talvez até bispos. Essa
observação geral não é, entretanto, universalmente aplicável. Ao
menos três círculos hereges que mantinham uma imagem masculina de Deus
incluíam mulheres que assumiam posições de liderança:
- Os
marcionistas,
- Os montanistas
- e os
carpocracianos.
____Contudo, a partir do
ano 200 não temos evidências de mulheres assumindo papéis proféticos,
sacerdotais e episcopais nas igrejas ortodoxas.
____Isso
é um desenvolvimento extraordinário, se considerarmos que nos seus
primeiros anos o movimento cristão mostrou ter uma abertura extraordinária
para a mulher. O próprio Jesus violou a convenção judaica ao falar
abertamente com as mulheres, e as incluía entre os seus companheiros. Até
mesmo Lucas, no Novo_Testamento, conta a resposta de Jesus quando Marta,
sua anfitriã, reclama por estar fazendo sozinha todo o trabalho de casa
enquanto Maria estava sentada escutando-o: “Não se importa por minha
irmã me deixar servindo só? Diga-lhe, então, para ajudar-me.” Mas, em
vez de apoiá-la, Jesus repreende Marta por ficar tão ansiosa com isso,
e declara que “uma só coisa é necessária: Maria escolheu uma boa
parte, que não lhe será tirada”. 62Dez a vinte anos após a
morte de Jesus, certas mulheres tinham posição de liderança em grupos
cristãos locais; agiam como profetas, professoras e evangelistas. O
professor Wayne Meeks sugere que, na iniciação_ao_cristianismo, quem
presidia o ritual anunciava que “em Cristo (...) não há homens e mulheres”. 63 Paulo cita essas palavras e endossa a atividade de mulheres que reconhece
como diáconos e companheiras de trabalho; até cumprimenta uma delas,
aparentemente um apóstolo ilustre, em posição mais elevada que a dele no
movimento. 64 ____... Paulo também exprime ambivalência em relação às implicações
práticas da igualdade na humanidade.
____... Enquanto Paulo reconhecia as mulheres como iguais “em Cristo” e permitia maior
variedade de atividades que as congregações judaicas tradicionais, não
conseguia defender sua igualdade em termos políticos e sociais.
____... Apesar de tudo isso, e das atividades públicas anteriores das
mulheres cristãs, a maioria das igrejas cristãs do século II seguiu
grande parte da classe média ao se opor à igualdade, cujo principal
suporte eram os ricos e os círculos que chamaríamos de boêmios. Em
torno do ano 200, a maioria das comunidades cristãs endossou a pseudocarta
de Paulo a Timóteo como sendo canônica, uma carta que enfatiza (e
exagera) o elemento antifeminino do ponto de vista de Paulo: “Que
a mulher aprenda em silêncio com toda a sujeição. Não permito que a
mulher ensine, nem use de autoridade sobre os homens; mas que esteja em
silêncio.” 72Os cristãos ortodoxos também
aceitaram as cartas de Paulo aos colossenses e aos efésios, que
ordenam as mulheres a serem em tudo sujeitas a seus maridos". 73 ____Clemente, bispo de Roma, escreve em sua carta à indisciplinada
igreja em Corinto que as mulheres devem “permanecer submetidas” 74 a seus
maridos.
- Enquanto
nos primórdios do cristianismo homens e mulheres sentavam juntos para
adorar,
- na
metade do século II no exato momento da luta entre gnósticos
e cristãos as comunidades ortodoxas começaram a adotar o costume das
sinagogas, segregando homens e mulheres. 75
- No
fim desse mesmo século, a participação das mulheres na adoração
estava condenada, de forma explícita: os grupos nos quais continuavam
a ter liderança foram classificados de hereges.
____... O consenso, que excluiu a posição de Clemente, continuou a
dominar grande parte das igrejas cristãs: cerca de 2 mil anos depois, em
1977, o papa Paulo VI, bispo de Roma,declarou que uma mulher não pode ser padre
“porque nosso Senhor era um homem”! As fontes de Nag-Hammadi, descobertas em uma época de crise social
contemporânea sobre os papéis sexuais, nos desafiam a reinterpretar a
história e a reavaliar a situação atual.
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____52. Irineu,AH 1.13.5. |
|
____53. Ibid.,
1.13.3.
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|
____54.Ibid .,
1.13.4. |
|
____55.Ibid .,
1.13.3. |
|
____56. Hipólito, REF 6.35; Irineu, AH 1.13.1-2. |
|
____57. Tertuliano, DE PRAESCR. 41. |
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____58. Tertuliano, De Baptismo 1. |
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____59. Tertuliano, De Virginibus Velandis 9. Ênfase acrescentada. |
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____60. Irineu,AH 1.25.6. |
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____61. Esta observação generalizada não é, entretanto, aplicável
universalmente. Os dois círculos nos quais as mulheres atuaram em
bases iguais às dos homens os marcionistas e os montanistas
mantinham uma doutrina tradicional de Deus. Desconheço qualquer
evidência que sugira que eles incluíssem o imaginário feminino em
suas formulações teológicas. Para discussão e referências, ver
J. Leipoldt, Die
Frau in,
der antiken
Welt
und
im Urchristentum
(Leipzig, 1955), 187 s.; E. S. Fiorenza, “Word, Spirit, and
Power: Women in Early Christian Communities”, em Womem
of Spirit, org.R. Reuther e E. McLaughlin (Nova York, 1979), 39 s. |
|
____62. Lucas
10:38-42. Consultar
Romanos 16:1 -2; Colossenses 4:15; Atos 2:25: 21:9; Romanos 16:6;
16:12; Filipenses 4:2-3. |
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____63. Ver W. Meeks,
"The Image of the Androgyne", 180 s. Muitos estudiosos
concordam com Meeks que, nas Gálatas 3:28, Paulo cita um dito que
pertence à tradição pré-paulina. |
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____64. Romanos
16:7. Isto
foi primeiro indicado a mim por Cyril C. Richardson e confirmado
pela pesquisa recente de B.Brooten, "Junia...
Outstanding Among the Apostles”. em Womem, org.L. e A. Swidler (Nova York,
1977), 141-144. |
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____72. I Timotéo 2:11-12. |
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____73. Efésios
5:24; Colossenses 3:18. |
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____74.I Clement
1.3.
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____75. Leipoldt, Die
Frau, 192; Hippolytus of
Rome, 43.1, org. Paul de Lagarder (Aegyptiaca, 1883), 253. |
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