Transfiguração
página acima: Jesus

[67 - página 86] - Volume 4


____É ainda nas propriedades do fluido_perispirístico que se encontra a explicação deste fenômeno. A transfiguração é um fato muito comum que, em virtude da irradiação fluídica, pode modificar a aparência de um indivíduo; mas, a pureza do perispírito de Jesus permitiu que seu Espírito lhe desse excepcional fulgor.

____Quanto à aparição de Moisés e Elia s cabe inteiramente no rol de todos os fenômenos do mesmo gênero. (Ver: Materialização)

____De todas faculdades que Jesus revelou, nenhuma se pode apontar estranha às condições da humanidade e que se não encontre comumente nos homens, porque estão todas na ordem da Natureza. Pela superioridade, porém, da sua essência moral e de suas qualidades fluídicas, aquelas faculdades atingiam nele proporções muito acima das que são vulgares. Posto de lado o seu envoltório carnal, ele nos patenteava o estado dos puros Espíritos.

[38 - página 336 - Item 44 - Capítulo XV ] - Transfiguração

____Merece destaque o fato de Jesus ter-se comunicado com espíritos de mortos (Moisés). E o mais importante da Transfiguração é justamente essa comunicação.

____DEUTERONÔMIO [34]:

  • 5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor,
  • 6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

____Todas as expressões do Evangelho possuem uma significação divina e, no Tabor, contemplamos a grande lição de que o homem deve viver a sua existência, no mundo, sabendo que pertence ao Céu, por sua sagrada origem, sendo indispensável, desse modo, que se desmaterialize, a todos os instantes, para que se desenvolva em amor e sabedoria, na sagrada exteriorização da virtude celeste, cujos germens lhe dormitam no coração.

[41a - página 180] - EMMANUEL - 1940

Ver também:
*