____Entramos
aqui numa outra ordem de ideias. Comprovada a intervenção de uma
inteligência estranha, tratava-se de saber de que natureza era essa
inteligência. Sem dúvida que o meio mais simples consistia em
lhe perguntar isso. Algumas pessoas, contudo, entenderam que esse
processo não oferecia garantias bastantes e assentaram de ver em todas
as manifestações, unicamente, uma obra
diabólica. Segundo essas pessoas, só o diabo, ou os demônios,
podem comunicar-se. Conquanto fraco eco encontre hoje este sistema,
é inegável que gozou, por algum tempo, de certo crédito, devido mesmo
ao caráter dos que tentaram fazer que ele prevalecesse. Faremos,
entretanto, notar que os partidários do sistema
demoníaco não devem ser classificados entre os adversários
do Espiritismo: ao contrario. Sejam demônios ou anjos, os seres que se
comunicam são sempre seres incorpóreos. Ora, admitir a
manifestação dos demônios é admitir a possibilidade da comunicação
do mundo visível com o mundo invisível, ou, pelo menos, com uma parte
deste último.
____Compreende-se
que a crença na comunicação exclusiva dos demônios, por muito
irracional que seja, não houvesse parecido impossível, quando se
consideravam os Espíritos como seres criados fora da humanidade. Mas, desde que se sabe que os Espíritos são simplesmente as almas dos que hão vivido, ela perdeu todo o seu
prestígio e pode-se dizer que toda a verossimilhança,
porquanto, admitida, o que se seguiria é que todas essas almas eram
demônios, embora fossem as de um pai, de um filho, ou de um amigo e que
nós mesmos, morrendo, nos tomaríamos demônios, doutrina pouco
lisonjeira e nada consoladora para muita gente. Bem difícil será
persuadir a uma mãe de que o filho querido, que ela perdeu e que lhe
vem dar, depois da morte, provas de sua afeição e de sua identidade,
é um suposto satanás. Sem dúvida, entre os Espíritos, há-os muito_maus e que não valem mais do que os chamados demônios, por
uma razão bem simples: a de que há homens muito maus que, pelo fato de
morrerem, não se tomam bons. A questão está em saber se só
eles podem comunicar-se conosco. Aos que assim pensem, dirigimos
as seguintes perguntas:
- 1º
Há ou não Espíritos bons e maus?
- 2º
Deus é ou não mais poderoso do que os maus Espíritos, ou do que
os demônios, se assim lhes quiserdes chamar?
- 3º
Afirmar que só os maus se comunicam é dizer que os bons não o
podem fazer. Sendo assim, uma de duas: ou isto se dá pela
vontade, ou contra a vontade de Deus. Se contra a Sua vontade, é
que os maus Espíritos podem mais do que Ele; se, por vontade Sua,
por que, em Sua bondade, não permitiria Ele que os bons fizessem o
mesmo, para contrabalançar a influência dos outros?
- 4º
Que provas podeis apresentar da impossibilidade em que estão os
bons Espíritos de se comunicarem?
- 5º
Quando se vos opõe a sabedoria de certas comunicações, respondeis
que o demônio usa de todas as máscaras para melhor seduzir.
Sabemos, com efeito, haver Espíritos hipócritas, que dão à sua
linguagem um verniz de sabedoria; mas, admitis que a ignorância
pode falsificar o verdadeiro saber e uma natureza má imitar a
verdadeira virtude, sem deixar vestígio que denuncie a fraude?
- 6º
Se só o demônio se comunica, sendo ele o inimigo de Deus e dos
homens, por que recomenda que se ore a Deus, que nos submetamos à
vontade de Deus, que suportemos sem queixas as tribulações da
vida, que não ambicionemos as honras, nem as riquezas, que
pratiquemos a caridade e todas as máximas do Cristo, numa palavra:
que façamos tudo o que é preciso para lhe destruir o império,
dele, demônio? Se tais conselhos o demônio é quem os dá,
forçoso será convir em que, por muito manhoso que seja, bastante
inábil é ele, fornecendo armas contra si mesmo (1).
- 7º
Pois que os Espíritos se comunicam, é que Deus o permite. Em
presença das boas e das más comunicações, não será mais
lógico admitir-se que umas Deus as permite para nos experimentar e
as outras para nos aconselhar ao bem?
- 8º
Que direis de um pai que deixasse o filho à mercê dos exemplos e
dos conselhos perniciosos, e que o afastasse de si; que o privasse
do contacto com as pessoas que o pudessem desviar do mal? Ser-nos-á
lícito supor que Deus procede como um bom pai não procederia, e
que, sendo ele a bondade por excelência, faça menos do que faria
um homem?
- 9º
A Igreja reconhece como autênticas certas manifestações da Virgem
e de outros santos, em aparições, visões, comunicações orais,
etc. Essa crença não está em contradição com a doutrina da
comunicação exclusiva dos demônios?
____Acreditamos
que algumas pessoas hajam professado de boa-fé essa teoria; mas,
também cremos que muitas a adotaram unicamente com o fito de fazer que
outras fugissem de ocupar-se com tais coisas, pelo temor das
comunicações más, a cujo recebimento todos estão sujeitos. Dizendo que só o diabo se manifesta, quiseram aterrorizar, quase como
se faz com uma criança a quem se diz: não toques nisto, porque
queima. A intenção pode ter sido louvável; porém, o objetivo
falhou, porquanto a só proibição basta para excitar a curiosidade e
bem poucos são aqueles a quem o medo do diabo tolhe a iniciativa. Todos
querem vê-lo, quando mais não seja para saber como é feito e muito
espantados ficam por não o acharem tão feio como o imaginavam. E
não se poderia achar também outro motivo para essa teoria exclusiva do
diabo? Gente há, para quem todos os que não lhe são do mesmo parecer
estão em erro.
____Ora,
os que pretendem que todas as comunicações provêm do demônio não
serão a isso induzidos pelo receio de que os Espíritos não estejam de
acordo com eles sobre todos os pontos, mais ainda sobre os que se
referem aos interesses deste mundo, do que sobre os que concernem aos do
outro? Não podendo negar os fatos, entenderam de apresentá-los
sob forma apavorante. Esse meio, entretanto, não produziu melhor
resultado do que os outros. Onde o temor do ridículo se mostre
impotente, forçoso é se deixem passar as coisas.
____O
muçulmano, que ouvisse um Espírito falar contra certas leis do
Alcorão, certamente acreditaria tratar-se de um mau Espírito. O mesmo
se daria com um judeu pelo que toca a certas práticas da lei de
Moisés. Quanto aos católicos, de um ouvimos que o Espírito que se
comunica não podia deixar de ser o diabo, porque se permitira a
liberdade de pensar de modo diverso do dele, acerca do poder temporal,
se bem que, em suma, o Espírito não houvesse pregado senão a
caridade, a tolerância, o amor do próximo e a abnegação das coisas
deste mundo, preceitos todos ensinados pelo Cristo.
____Não
sendo os Espíritos mais do que as almas dos homens e não sendo estes
perfeitos, o que se segue é que há Espíritos igualmente imperfeitos,
cujos caracteres se refletem nas suas comunicações. E fato
incontestável haver, entre eles, maus, astuciosos, profundamente
hipócritas, contra os quais preciso se faz que estejamos em guarda. Mas, porque se encontram no mundo homens perversos, é isto motivo para
nos afastarmos de toda a sociedade? Deus nos outorgou a razão e
o discernimento para apreciarmos, assim os Espíritos, como os homens. O
melhor meio de se obviar aos inconvenientes da prática do Espiritismo
não consiste em proibi-la, mas em fazê-lo compreendido. Um
receio imaginário apenas por um instante impressiona e não atinge a
todos. A realidade claramente demonstrada, todos a compreendem. [17b - página 62 item 46]
(1)
Esta questão foi tratada em O Livro dos Espíritos(números
128 e seguintes); mas, com relação a este assunto, como
acerca de tudo o que respeita à parte religiosa, recomendamos a brochura intitulada: Carta de um católico sobre
o Espiritismo, do Dr. Grand, ex-cônsul da França
(à venda na Livraria Ledoyen, in-18; preço 1 franco),
bem como a que vamos publicar sob o título: Oscontraditores do Espiritismo, do ponto de vista da religião,
da ciência e do materialismo. |