página acima: Umbanda
Pontos da Umbanda
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____PONTO DE PAI ANTÔNIO (Preto Velho), CANTADO NA TENDA NOSSA SENHORA DA PIEDADE E, TAMBÉM, NA CASA BRANCA DE OXALÁ TEMPLO UMBANDISTA.

____"DA LICENÇA PAI ANTÔNIo
____EU NÃO VIM TE VISITAR
____EU ESTOU MUITO DOENTE
PAI ANTÔNIO VAI CURAR
SE A DOENÇA TEM FEITIÇo
DEIXA LÁ EM SEU CONGÁ
SE A DOENÇA VEM DE DEUS
PAI ANTONIO VAI CURAR
PAI ANCÔNEO É QUIMBANDA É CURADOR
É PAI DE MESA É REZADOR
PAI ANCÔNEO É QUIMBANDA É CURADOR"

Colaboração de: Maria de Omolú - Email: vianasolano@uol.com.br

____DOWNLOAD DE PONTOS DE UMBANDA

____EM MP3 - CD AKUAN GRAVADO NO TERREIRO DO PAI MANECo
JANEIRO DE 2004http://www.paimaneco.com.br/mp3.html

____0 movimento rítmico prolongado exige muito esforço muscular e logo começa a causar exaustão física e nervosa. Isto provoca um alto nível de álcalis no sangue, e que conduz a alcalose cerebral. "Sabemos - diz Sargant - que a alcalose cerebral tende a produzir transe e comportamento sugestionável. Sem dúvida, as batidas fortes com os pés e as danças rítmicas criariam mais ácido láctico no fluxo sanguíneo, por causa do excessivo esforço muscular envolvido.

____Respiração anormal: A alcalose cerebral pode também ser provocada por uma respiração intensa e rítmica; nestes casos, o carbono, em um ácido, é eliminado do fluxo sanguíneo, e isto frequentemente conduz à dissociação histérica e a estados de sugestionabilidade aumentada"

____Brados e cantos prolongados: Podem produzir resultados semelhantes aos anteriores, ainda que menos acentuados. A menos que sejam muito exercitados, os cantores tendem a expirar mais ar do que inspiram e, em consequência, a concentração de CO2 nos alvéolos pulmonares e no sangue é aumentada, o que produzirá, como já vimos,uma redução da eficiência do cérebro tornando possíveis experiências de dissociação.

____"No canto do curandeiro, do feiticeiro, do conjurador de espiritos; no infindável entoar de salmos e sutras dos monges cristãos e budistas; nos gritos e gemidos, horas a fio, dos pregadores itinerantes... o propósito psico-quimico-fisiológico permanece constante: Aumentar a concentração de dióxido de carbono no organismo a fim de diminuir a eficiência da válvula redutora, o cérebro.

____A diminuição desta eficiência no órgão diretor de nossa atividade consciente levará a uma queda da capacidade crítica e a um descenso da tensão intelectual, condições propícias para a entrada no transe.

http://www.oepnet.hpg.ig.com.br/transe.htm

____LINKs:

*