Matéria escura fria
página acima

Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

O Universo Primordial.

____Esta simulação computacional mostra o universo como ele deve ter sido quando tinha uma fração de sua idade atual. As manchas brilhantes e as fibras correspondem às galáxias e aos filamentos.

WIMPs

____Os candidatos mais promissores a matéria escura fria são partículas neutras e que interagem muito fracamente entre si ou com a matéria_baryônica, reagindo quase que exclusivamente à gravidade, chamadas WIMPs (sigla para weakly interacting massive particles ). Os principais candidatos nessa classe são:

  • Os axions
  • e os neutralinos.

Ricardo O. de Mello

Estudante de doutorado do Departamento de Física-Matemática do Instituto de Física da USP na área de Física de Partículas e Campos. Atualmente pesquisa gravitação quântica em 1+1 dimensões. http://www.cosmobrain.com/cosmobras/artigos/artigo_012001.html

____Wimps acelerando a mais de 1 milhão de quilômetros por hora em uma "rodovia" no espaço podem estar chovendo na Terra -um fenômeno que poderá provar a existência da " matéria negra" que compõe grande parte de nossa galáxia e um quarto do Universo, disse um estudo de co-autoria de um físico da Universidade de Utah.
____Muitos pesquisadores há muitos suspeitam que a matéria escura pode ser feita de Wimps (Weakly Interacting Massive Particles, ou partículas maciças que interagem fracamente) que são hipoteticamente partículas subatômicas.

____Mais de 20 grupos de físicos em todo mundo estão construindo ou construíram dispositivos para detectá-las.
____Cientistas que operam um detector de Wimp chamado Dama (Matéria Escura), na Itália, alegaram em 1998 que o dispositivo subterrâneo sentiu Wimps atingindo a Terra vindos de um halo invisível de matéria escura cercando nossa galáxia, a Via Láctea. A alegação enfrentou a dúvida de cientistas que operam outros detectores de Wimps, que são projetados de forma diferente do Dama e não encontraram Wimps.
____O novo estudo -publicado na revista "Physical Review Letters"- aconselha como os cientistas do Dama podem provar sua alegação.
____"Nós sugerimos uma forma de checar se o que o Dama alegou ter visto são realmente Wimps", disse o co-autor do estudo, Paolo Gondolo, um professor assistente de física da Universidade de Utah. "Isto se trata de descobrir do que é feita 90% de nossa galáxia."
Gondolo e colegas disseram que além do afluxo de Wimps em nossa galáxia, a Via Láctea, vindas do halo à sua volta, a "rodovia" de matéria escura de Wimps pode estar chovendo em nosso sistema solar após deixar Sagitário, uma galáxia anã que está lentamente sendo engolida e despedaçada pela gravidade da Via Láctea.
____A combinação dos Wimps da Via Láctea com os da galáxia anã de Sagitário devem produzir um padrão distinto nos dados italianos que "seriam a prova cabal para a detecção de Wimp", disse o novo estudo.
____Gondolo conduziu a pesquisa com a física Katherine Freese e o estudante de doutorado Matthew Lewis, da Universidade de Michigan, e com a astrônoma Heidi Jo Newberg, do Instituto Politécnico Rensselaer, em Troy, Nova York ...

http://noticias.uol.com.br/inovacao/ultimas/ult762u1935.jhtm

____Corrente de Magalhães observada em rádio com o radiotelescópio Parkes, na Austrália, de 64 m de diâmetro - (2003-05-15 23:02:33)

Modelo da corrente de Magalhães.

Esta simulação descreve a trajectória do gás, calculando as posições de 56 000 partículas de gás na Corrente.

Crédito: Mapa de rádio: M.E. Putman (University of Colorado), L. Staveley-Smith (CSIRO), K.C. Freeman (Australian National University), B.K. Gibson (Swinburne University) & David G. Barnes (Swinburne University). Modelo: Daisuke Kawata, Chris Fluke, Sarah Maddison & Brad Gibson, Swinburne University of Technology, Australia.

____Estas observações parecem ter resolvido uma dúvida, já com 40 anos, acerca da natureza das nuvens de gás que circundam a nossa_galáxia. As pequenas nuvens de hidrogénio de alta velocidade observadas na vizinhança da Via Láctea são essencialmente despojos de pequenas galáxias que orbitam a nossa galáxia e não, como se pensava, uma componente da matéria escura fria prevista pela teoria da formação de galáxias.

____Uma equipa de astrônomos, liderada por Mary Putman da Universidade do Colorado (EUA), também usou o radiotelescópio Parkes para efetuar o estudo mais detalhado até à data da chamada Corrente de Magalhães - uma banda de hidrogénio neutro que se estende pela órbita das Nuvens de Magalhães e que pode ter sido criada pelo varrimento de gás dessas galáxias quando da sua passagem através do halo da Via Láctea, provavelmente, e segundo os modelos, há cerca de 200 milhões de anos. Ou então terá sido a força de atração gravitacional diferencial (ou força de maré), exercida pela Via Láctea sobre as Nuvens de Magalhães, a arrancar o gás destas galáxias, o qual formou um rasto na órbita destas. Esta equipa estudou igualmente nuvens de alta velocidade em torno da Corrente de Magalhães.
____As nuvens de alta velocidade foram descobertas há cerca de 40 anos, mas tem sido extremamente difícil precisar a sua massa e a distância a que se encontram. Assim, a sua origem e verdadeira natureza tem sido motivo de aceso debate na comunidade científica ...

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=215

Links:

*