Íon
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

íon - Átomo ou molécula com excesso (ânion) ou com falta de carga (cátion) elétrica negativa pelo ganho ou pela perda, respectivamente, de elétron(s).

ânion -[=ânion ][Conf. cátion] - Um íon com carga eletrônica negativa, ou seja, um átomo que ganhou elétron(s).

cátion -[Conf. ânion] - Um íon com carga eletrônica positiva, ou seja, um átomo que perdeu elétron(s).http://www.unb.br/ig/glossario/verbete/ion.htm

____Íons ____- partículas atômicas carregadas de eletricidade
Ânions átomos carregados negativamente (que ganham elétrons)
Cátions - átomos carregados positivamente (que perdem elétrons)

http://www.epub.org.br/cm/n09/fundamentos/transmissao/salt.htm

____Ionizaçãode um gás: A perda de elétrons ioniza os átomos de um gás. A ionização ocorre e o estado ionizado se sustém porque o gás:

  • é muito quente, tal que as colisões entre átomos são suficientemente intensas para que os elétrons sejam arrancados dos mesmos,
  • é muito rarefeito, de maneira que os elétrons, uma vez removidos, raramente encontrarão um íon com o qual possam se recombinar,
  • está sujeito a fontes externas de energia, tais como campos elétricos intensos ou radiações capazes de arrancar os elétrons dos átomos.

____O plasma é um gás ionizado.o plasma é um gás formado por íons positivamente carregados e elétrons (Irving Langmuir introduziu a palavra plasma em 1928 para descrever um gás ionizado). Em cada átomo de um gás neutro o número de elétrons, negativamente carregados, que orbitam ao redor do núcleo é igual ao número de prótons, positivamente carregados, que se encontram no núcleo. Entretanto, a perda de um ou mais elétrons causa a ionização destes átomos. A figura abaixo ilustra um plasma de íons e elétrons livres gerados pela ionização total do gás de hidrogênio<. Dentro de uma escala de volume macroscópica, o plasma é quase-neutro , ou seja, o número de cargas negativas é igual ao número de cargas positivas.

http://www.plasma.inpe.br/LAP_Portal/LAP_Sitio/Texto/Diversidade_de_Plasmas.htm

____Os átomos são eletricamente neutros, porque o número de prótons, positivamente carregados, se iguala ao número de elétrons, negativamente carregados. Mas quando um átomo ganha ou perde elétrons, este equilíbrio é perturbado.

  • Se o átomo ganha elétrons, ele adquire uma carga total negativa.
  • Se o átomo perde elétrons, ele adquire carga total positiva.

____Uma partícula com uma carga negativa ou positiva é chamada de um íon. Um íon é sempre simbolizado escrevendo-se a abreviação química do elemento seguida do número de cargas positivas (+) ou negativas (-) que o íon adquire.

http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/generalidades/quimica/quimica_06.html

Ver também:
*