O Reino de Exu é composto em sua totalidade
por um povo de 18.672.577 Exus, divididos em 7 linhas, onde estas linhas
compreende 1.111 legiões, o que entende-se que há 2401 Exus distribuídos nas
falanges, sem contar os Kiumbas existentes e transitórios na Linha Mista. http://www.obara6a.ubbi.com.br/pagina3.html
(Link desatiovado) 0s
guardiões do terreiro, Entidades de segurança nos Templos
de Umbanda
____Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e a Pomba Gira. Vamos a partir de
agora ver o
Exú e a Pomba Gira
como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo
sempre uma hierarquia de comando,
que é o Exú chefe do Terreiro, e
acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como
aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a
“sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho
enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco
reconhecido.E as Pomba-giras
seriam as “margaridas”
mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade,
exercendo a sua profissão com presteza e determinação.Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos
também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de
encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para
arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto
é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as
pessoas.De abertura dos caminhos
da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.
____O que é esse lixo?
- Nossos
pensamentos negativos.
- Nossa
sociedade desigual, perversa e preconceituosa.
- Nossas
ações.
- Nossas
emoções negativa se sobrepondo a nossa capacidade de amar.
____Por isso devemos respeitar ao máximo o trabalho dos Exús, levando-os a sério
e não os desrespeitando e nem os menosprezando.
____Sabendo que a religião_de_Umbanda, segundo o Caboclo
das Sete Encruzilhadas é “A
manifestação do espírito para a prática da caridade”,
qual a principal função desempenhada pelos Exús nos nossos Templos,
Terreiros, Casas ou Centros?
____Na Umbanda o Exú é uma Entidade (alma) que cuida da Segurança
da casa e de seus médiuns. Todas as religiões tem entidades que cumprem
esse papel.Um bom exemplo disso são
as comunicações recebidas por Chico_Xavier e Divaldo Franco mostram a
existência desses espíritos
trabalhando também no Plano Astral *.
____A reunião de Exú ou Gira de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns
e os consulentes. Unindo suas energias eles são capazes de entrar em
contato e orientar mais facilmente com almas que
ainda não encontraram um caminho. Estas almas
vivem entre os encarnados, prejudicando-os,
obsidiando-os
e até mesmo trazendo-lhes um desequilíbrio tão grande que são
considerados loucos. Para este trabalho eles necessitam muito de nosso
equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é utilizado por eles no
momento em que as entidades sofredoras se manifestarem com ódio, rancor,
raiva, para que tenhamos bons
pensamentos e sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira
as desarmemos e não as deixemos tomar
conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de caminho
libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é
utilizada em
casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes, com
dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas
energias em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação.Muitas
destas almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros
de Umbanda pois os Exús da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma
triagem liberando a passagem apenas das almas que eles percebem já
estarem prontas para o socorro **, ou seja, prontas para seguirem
um novo caminho longe do encarnado ao qual estava apegada. Este trabalho_de_separação é feito por eles
com muito empenho e seriedade e será muito melhor sucedido se o encarnado
der continuidade ao mesmo, quando menos melhorando os seus pensamentos
e se livrando da negatividade e do medo.Os
Exús são almas que riem, fazem troça, mas não brincam em serviço. Por
este motivo, gostaríamos que os médiuns tivessem por eles o maior
respeito e consideração, pois são eles são os nossos guardiões e da
Gira, reponsabilizando-se pela limpeza dos fluidos ou energias mais
pesadas. Cada pessoa que entra em uma casa de Umbanda traz consigo seu
saco de lixo cheio (são seus pensamentos, suas raivas, suas desilusões...)
e são os Exús os trabalhadores encarregados de juntarem todos estes
sacos para descarregar, dando a cada um de nós a oportunidade de
diminuirmos o nosso lixo e facilitando nossas próximas limpezas.Cada vitória nossa é para estas Almas trabalhadoras um passo no
caminho do desenvolvimento.
____A saudação aos Exus: A saudação ao Exú é LARÓYÈ = salve, que
também quer dizer salve compadre, boa noite “moça”. Exú é MOJUBÁ
- Moju (Viver a noite) Bá (armar emboscadas) ou seja “armar emboscadas
vivendo a noite”. Mas na Umbanda o trabalho dos Exús é o de
guardião.Assim ao cumprimenta-lo
estamos dizendo: Salve aquele que vive à noite e que arma emboscadas.
Assim estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo tempo estamos pedindo “ Àquele
que vive anoite, que nos livre
das emboscadas”.
____Transcreveremos abaixo, parte da entrevista gravada com o Sr. Zélio
Fernandino de Morais no dia 22 de outubro de 1970, que faz algumas referências
aos Exus. Fita de Nº 50 da Biblioteca da Casa Branca de Oxalá. Gravação
feita com a voz de Zélio de Moraes, quem anunciou a Umbanda (Caso haja
interesse em aprofundar neste assunto, escreva para vianasolano@uol.com.br)
- Pergunta:
Sr. Zélio, é sobre o trabalho dos Exús. Existem tendas que dão
consultas com Exús em dias especiais além das consultas normais de
Pretos Velhos e Caboclos. Como o Sr. vê isso?
Zélio: Eu sei disto, que há muitas tendas que trabalham com
Exús, eu não gosto porque é muito fácil se manifestar com Exú,
qualquer pessoa médium, um mal médium se manifesta com Exú, basta
ter um espírito atrasado; ou também fingindo um espírito, por isso
não gosto e fujo disto, na minha tenda não se trabalha com Exú por
qualquer motivo. (Nesta
pergunta, quando o Sr. Zélio diz “na minha tenda não se trabalha
com Exú por qualquer motivo”, pode-se notar então que o trabalho
do Exú é um trabalho “especial” e que não está aí para ser
mistificado, por isso deve-se ter respeito e preservá-lo.)
- Pergunta:
Mas o Sr. não considera o Exú um espírito trabalhador como todos os
outros Orixás?
Zélio: Depois de despertado, porque o Exú é um espírito
admitido nas trevas, depois de despertado, que ele dá um passo no
caminho da regeneração é fácil ele trabalhar em benefício dos
outros. Assim eu acredito no trabalho do Exú. (Nesta
pergunta, quando o Sr. Zélio diz “depois de despertado, que ele dá
um passo no caminho da regeneração é fácil ele trabalhar em benefício
dos outros”, pode-se notar que estas almas pretendem um local
melhor, pretendem uma posição melhor e para isto escolheram o
trabalho da caridade nas casas de Umbanda.)
- Pergunta:
Não haverá casos em que outros Orixás vibrando em outras linhas não
possam resolver de imediato alguns problemas de filhos e, não seria o
Exú aí o mais indicado para
resolver, por estar mais perto
materialmente, por estar mais aceito nos trabalhos materiais?
Zélio: O nosso chefe, “o Caboclo das Sete Encruzilhadas”
nos ensinou assim, isto faz 60 anos, que o Exú é um trabalhador.
Como na polícia tem soldado, o chefe de polícia não prende, o
delegado não prende, quem prende são os soldados, cumprem ordens dos
maiorais, então o Exú é um espírito que se encosta na falange, que
aproveita para fazer o bem, porque cada passo para o bem que eles
fazem vai aumentando a sua luz, de maneira, que é despertado e vai
trabalhar, que dizer, vai pegar,
vai seduzir este espírito que está obsedando
alguém, então este Exú vai evoluir. É assim que o Caboclo das Sete
Encruzilhadas nos ensinava.
- Pergunta:
De que modo o Exú é um auxiliar e não um empregado do Orixá
ou vice-versa?
Zélio: Eu não digo empregado, mas é um espírito que tende a
melhorar, então para ele melhorar ele vai fazer a caridade junto
com as falanges, correndo em benefício daqueles que estão
obsidiados, despertando e ajudando a despertar o espírito para
afasta-lo do mal que ele estava fazendo, então ele se torna um
auxiliar dos Orixás. ____(Nestas
duas perguntas ele deixa claro que os Exús são a polícia espiritual
das casas de Umbanda e que trabalham ligados às falanges das Sete Linhas de Umbanda que trabalham nos Templos. Por este
motivo é que a presidência da Casa Branca de Oxalá e a sua Chefia Espiritual selecionam
os médiuns que vão fazer a Obrigação de Exú. É um cuidado e um
respeito tanto com eles como com os médiuns).
____Cada médium
que passa por esta Obrigação vai colaborar com eles acrescentando
energia e equilíbrio ao trabalho que eles executam. É por este motivo
que tantas vezes é falado que devemos ter cuidado com nossos pensamentos
e pedidos, pois eles
são energias. Os Exús precisam
das nossas energias positivas
para que possam desempenhar melhor
o seu trabalho. ____Nota: Os médiuns que vão fazer a obrigação de Exú devem
permanecer em estado de seriedade, afastando-se de bebidas, festas, que
neste caso exercem uma atração para as almas desorientadas. A função
da obrigação de Exú é basicamente para fazer com que o Exú assuma no
campo a função principal de guardião do médium, desde que este se
comporte a altura de sua amizade e
respeito. ____Bebidas:Gostam muito de bebidas
voláteis e o aguardente está entre elas ao qual dão o nome de malafo ou
marafo, conhaque, cerveja e outras bebidas fortes. As Pomba-giras gostam
de anis e champanhe. Não há necessidade de o médium ingerir a bebida,
pois a mesma pode ficar num copo e o Exú ou Pomba-gira trabalhar com a
sua energia utilizando o
conteúdo astral da bebida. ____Comidas:
Os Exús e Pomba Gira
gostam de farofa, dendê, cebola, pimenta,
limão, semente de mamona, e as Pombas Giras de enfeites e adornos,
sem contar que gostam muito se suas oferendas enfeitadas com Rosas
Vermelhas.
____Alguns
Nomes de Pomba Gira:Pomba
Gira do Cruzeiro, do Cais, da Calunga, do Cemitério, Padilha, Mulambo,
Cigana, Ciganinha, da Calunga, Maria Bonita, Rosa Maria, Maria Rosa, Maria
Rita, Rosa vermelha, Rosa do cruzeiro, Sete Véus, Sete cravos, da
Encruza..
____Alguns
Nomes de Exú:Sete
Encruzilhadas, Veludo, Caveira, Tranca Ruas, Caveirinha, Exú Campina, Exú
do Cruzeiro, Calunga, do Lodo, Lalu, da Madrugada, da Meia Noite,
Mangueira, Mulambo, Mulambinho, Malandro, Malandrinho, Gira Mundo, Tiriri,
Marabô, Sete Capas, Cadeado, dos Rios, da Cachoeira, dos Ventos, da
Praia, Quebra Galho, Sete Covas, Sete Catacumbas, Sete Luas, Sete Sombras,
Três Punhais, Três Cruzes, Sete Chaves, Tranca Tudo, Tira Teima, Zé
Pilintra e muitos outros. ____Hierarquia
dos Exús: Os Exús e
Pomba-giras prestam obediência
ao Chefe da Casa. No caso da Casa Branca é o Exú das Sete encruzilhadas. ____Exú
Tronqueira: Não confundir o trabalho do Exú guardião com o trabalho do EXÚ TRONQUEIRA. O Exú Tronqueira é aquele que guarda o Terreiro e passa por uma triagem às pessoas
que entram no Terreiro. Por isso a sua casa é colocada junto à porta de entrada e é a primeira a ser
saudada. Todos devemos ter o máximo de respeito do Exú Tronqueira, pois
se uma Gira corre bem e firme devemos agradecer principalmente a ele. ____O
quadro abaixo traz a vinculação dos Exús às Linhas e o significado do
seu nome. OS
EXÚS, SEUS NOMES E SEUS SIGNIFICADOS OU REPRESENTAÇÃO
SETE
LINHAS |
EXÚ
GUARDIÃO |
SIGNIFICADO
DO NOME |
OXALÁ |
SETE
ENCRUZILHADAS |
Representa
os diversos caminhos abertos em nossas vidas; representa ainda o livre-arbítrio
professado na religião de Umbanda e conseqüentemente nossa
liberdade na escolha de nosso próprio caminho. |
IEMANJÁ
E NANÃ |
MARABÔ |
____MA:
Verdadeiramente ____RA:
envolver ____ABÔ:
proteção ____Aquele
que envolveu perfeitamente com sua proteção ou Salve aquele cuja
força protege |
OMOLU |
CAVEIRA |
Representa
nossa mais profunda transformação, aquela onde nossa parte
material já se encontra em profunda degradação e, no entanto,
nossa alma permanece em evolução. |
OXOSSI
E OSSÃE |
SETE
CAPAS |
Representa
o momento de transição final; é o Exú da hora da passagem;
responsável pelo corte do cordão fluídico no momento final dos
filhos de Umbanda. |
XANGÔ
E IANSÃ |
TIRIRI |
____TI:
com grande força ____RIRI:
valor e mérito. ____Aquele
que protege com grande força aos que tem valor e mérito. |
OXUM
E OXUMARÉ |
VELUDO |
Representa
a doçura, a delicadeza mas também a força, a resistência.Representa ainda a riqueza material e espiritual trazidas
pela Linha à qual serve. |
OGUM
E IBEJI |
TRANCA-RUAS |
Representa
um grande poder de defesa para aqueles que a ele se dirigem; defesa
contra aqueles que nos desejam o mal, contra nós mesmos e contra
aqueles pensamentos e ações que tendem a impedir nossa evolução. |
CASA
BRANCA DE OXALÁ TEMPLO UMBANDISTA
Rua
Barbacena 35 – Lagoa Santa – Minas Gerais CEP 33400-000
Dirigentes; Solano de Oxalá e Maria de Omolú
Email: vianasolano@uol.com.br
vianasolano@terra.com.br
____* Nosso Lar; Os Mensageiros, Libertação e outros (Chico Xavier) ____**
Loucura e Obsessão (psicografado por Divaldo Franco) e Libertação
(Chico Xavier) |