página acima: Evolução espiritual
Evolução após a morte
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Os companheiros_desencarnados que despertam, devagarinho, para a responsabilidade de viver, encarando face a face o imperativo do renascimento_difícil_no_mundo, passam a trabalhar aqui laboriosamente, vencendo óbices terríveis e superando tempestades de toda a sorte, para a conquista dos méritos que descuraram durante a permanência no corpo, de modo a implantarem, no próprio espírito, os valores morais de que não prescindem para a sustentação de novas e abençoadas lutas no plano material.

[83 - página 256] - André Luiz


____Atitudes mentais enraizadas não se modificam facilmente.

  • O rei que governa milhares,
  • O condutor que se acostumou a traçar férreas diretrizes,
  • O homem que se habituou a dobrar caracteres alheios, quando não dispõem de princípios santificantes, no terreno idealístico, para se alimentarem intimamente na tarefa a que se consagram, não se transformam em servidores humildes de um momento para outro, só porque se desfizeram da carga de células materiais.

____Quando não se recomendam aos precipícios_da_loucura, no eclipse total da razão por tempo indeterminável, em vista dos desvarios na intelectualidade e no poder, são conservados e respeitados na obra evolutiva do mundo, pelas qualidades apreciáveis e dignas que já conquistaram, embora as paixões violentas que lhes assinalam a vida íntima, e são utilizados então por gênios superiores, nos serviços de aprimoramento planetário, em que vigiam e reajustam os mais fracos, sendo vigiados e reajustados pelos mais fortes, convertendo-se, gradual e imperceptivelmente, ao Supremo Bem, aceitando o Plano Divino em cuja execução passam a colaborar com fidelidade e valor. Em tal posição, auxiliam e são auxiliados, dão e recebem, impulsionam o progresso e progridem a seu turno...

____Semelhante realidade obriga-nos a meditar na extensão do serviço espiritual em todos os ângulos evolutivos. Educação para a eternidade não se circunscreve à ilustração superficial de que um homem comum se reveste, sentando-se, por alguns anos, num banco de universidade — é obra de paciência nos séculos. Se árvores existem assinaladas por centenas de anos, dentro das finalidades a que se destinam, que dizer dos milênios reclamados por uma individualidade, no capítulo da própria sublimação?

[96 - página 32] - André Luiz

A volta à Terra não é o único método de progresso, nem mesmo é o usual. Temos muitas escolas de instrução e não empregamos segunda vez aquela cujo sistema abortou.

[108 - página 47] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

Ver também:
*