Ectoplasma em TCI
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A TRANSCOMUNICAÇÃO FUNCIONA SEM ECTOPLASMA?

  • Há divergências entre pesquisadores espíritas e agnósticos

____A transcomunicação encontra-se dividida em duas correntes:

  • transcomunicação instrumental - TCI

    Parte da premissa que não é necessária a presença de um médium e do seu fluido especial, conhecido por ectoplasma, para que os espíritos, ou "consciências do terceiro plano", como os pesquisadores estrangeiros preferem, possam sensibilizar os gravadores, câmeras e microcomputadores.

  • e transcomunicação mediúnica TCM.

    Advoga a tese espírita que os espíritos necessitam do ectoplasma emanado dos encarnados, para poderem agir sobre a nossa matéria.

____Durante o Congresso Internacional de Transcomunicação, de 22 a 24 de maio de 1993, Anhembi, São Paulo, promoção da Associação Médico-Espírita e Folha Espírita, tivemos a oportunidade de participar da entrevista coletiva com o casal Jules e Maggy Harsh Fischbach de Luxemburgo, o professor aposentado de física e engenharia elétrica - Dr. Ernest Senkowski, o economista Ken Webster e o Padre François Brune. Os jornalistas presentes ouviram as seguintes colocações, entre outras:

  • Temos que trabalhar juntos, a união é importante para a melhoria dos resultados

  • As entidades do terceiro plano são constituídas por seres ou consciências que habitaram o planeta Terra em diversas nações, pertencentes a todas as raças, religiões, incluindo até seres extraterrestres superiores.

  • Estão obtendo comunicações com equipamentos comuns, com e sem a presença de operadores; algumas vezes os equipamentos são ligados, as mensagens gravadas, sendo depois desligados por essas entidades.

  • Essas entidades necessitam de um conhecimento especializado para produzirem as gravações; algumas tiveram que fazer cursos e outras se utilizaram do serviço das entidades anteriormente treinadas nessa técnica.

  • A qualidade das gravações parece sofrer influência das pessoas que participam junto com os operadores; quanto mais unido o grupo, melhor; quanto mais os integrantes são positivos e otimistas, melhor; "o importante é o ambiente e a energia das pessoas", disseram.

  • As consciências do terceiro plano obedecem uma organização social de acordo com seus interesses e afinidades; dizem que podem voltar a encarnar (não os extraterrestres), assim como os homens já encarnaram muitas vezes e continuarão até o final do processo (evolutivo?).

  • Essas entidades são consideradas superiores e dessa forma, não interferem nas vidas dos encarnados; aconselham e advertem, procurando "nos fazer capaz de ajudarmos a nós mesmos".
  • "Temos (os pesquisadores) que trabalhar juntos, a união é importante para a melhoria dos resultados, o primeiro passo já foi dado pelo Brasil nesse congresso".

____Quando questionados sobre o uso do ectoplasma pelas entidades, eles demonstraram possuir uma concepção diferente sobre esse fluido. Parecem entender o ectoplasma como uma substância que, uma vez exteriorizado, todos podem ver; que não tem nenhuma ligação com o que eles chamam de " energia das pessoas", irradiação essa que dizem auxiliar a transmissão e gravação das mensagens.

____Afirmaram que não conhecem nenhum grupo na Europa e nos EUA que estejam estudando o uso do ectoplasma na transcomunicação! E no Brasil? o conhecimento espírita ajuda ou atrapalha? Será que há pesquisadores brasileiros voltados a esse estudo ou ficará valendo mais uma vez o ditado popular: casa de ferreiro, espeto de pau?

Ivan René Franzolinhttp://www.espirito.org.br/portal/palestras/ivan-franzolim/movimento-e-doutrina-doutrina.html#ectoplasma

*