página acima: Ciência e_Espírito
Ciência e Mistérios
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

WASHINGTON BORGES DE SOUZA

____Desde o aparecimento_do_homem_na_Terra, com certeza, ele se vê enredado em inúmeros mistérios que somente o tempo e a evolução são capazes de desvendar.
____A mente_humana, à medida que progride, dissipa muitas dúvidas, mas surgem outras que perduram até que haja condição de serem desfeitas.

____é sempre relevante lembrar que muitas afirmações tidas, por longo tempo, como verdadeiras, são posteriormente contestadas e retificadas com o avanço da Ciência e as luzes do progresso.
____Também é certo que nós, caminhantes das trilhas da evolução na Terra, ainda estamos impedidos de poder compreender alguns mistérios que se mantêm ocultos como segredos da Natureza desde eras afastadas, nos quais, por enquanto, nossa razão está impossibilitada de penetrar.

____Dentre esses, podem ser mencionados a natureza íntima de Deus, o infinito do Universo, o problema das origens, diante dos quais as religiões e a Ciência se calam.

____Perante a razão pura, a existência de Deus e do Espírito é inegável. Entretanto, alguns segmentos considerados científicos não confirmam essa realidade. Mas, tal posicionamento se deve à incúria, à insensibilidade, à vaidade, ao orgulho e, sobretudo, à falsa qualidade intelectual, tendo em vista que as leis sábias e justas que regem o Universo são fáceis de perceber e não são obras do acaso, que não existe, enquanto que a inteligência que se manifesta no ser humano não provém da matéria, que não raciocina, mas do Espírito, o ser inteligente. Essa linha de raciocínio obedece à lógica e à razão e, a não ser por orgulho, má-fé ou pura ignorância, é contraditada.

____A Doutrina_Espírita adverte que certos mistérios não podem ser revelados para nós em nosso atual estágio evolutivo. Somente o progresso nos dotará da condição necessária para poder penetrá-los. Lança, entretanto, abençoadas luzes sobre outras questões, também fundamentais, como a formação e origem da matéria, a criação da vida, do Espírito, do princípio_da_inteligência, além de muitas outras, que ajudam a descerrar à compreensão humana as janelas para o infinito.

____Graças às luzes da Doutrina Espírita a Humanidade terrena está capacitada a enxergar horizontes novos na jornada evolutiva. Ela mostra às criaturas a história_humana de modo panorâmico, em todo o seu curso. Aponta as Revelações do Criador e indica a senda do progresso moral que conduz às moradas mais felizes, em rigorosa e absoluta harmonia com a Doutrina de Jesus, a cujos ensinos e fundamentos dá seguimento sem o véu da letra exigido pela situação do entendimento precário de então.

____A Doutrina dos Espíritos é de caráter eminentemente esclarecedor e consolador. É de sua índole a limpidez e a fidelidade ao expor e apreciar todos os assuntos. O que a Humanidade terrena ainda não está apta a compreender ela o declara expressamente, sem qualquer evasiva ou sofisma. Outras questões que os homens já estão capacitados a entender e absorver ela as expõe com clareza e precisão. Exemplo típico pode ser citado quando alude à matéria. Com toda lealdade contradiz certos princípios e afirmações da Ciência tradicional. Ensina que tudo provém do fluido_universal que se modifica para a formação das coisas, dos elementos da Natureza, dos corpos considerados simples e outros.

____O ensino espírita, pela cerrada lógica que apresenta, torna-se acessível ao nosso entendimento sobretudo pela característica inconfundível da ação Divina simplicidade.

____Quando os homens considerados de Ciência, na Terra, puderem superar o orgulho e se aproximarem, sem preconceitos, dos ensinos trazidos pelos Espíritos, haverá vertiginoso progresso em seus misteres e tarefas, visto que as leis_naturais são de cunho moral e de ordem física, de eficácia em todo o Universo, às quais tudo e todos estão submetidos pela vontade soberana de Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

Revista REFORMADOR Setembro de 2002

*