— A mente, tanto quanto o corpo_físico, pode e deve sofrer intervenções para reequilibrar-se.
Mais tarde, a ciência_humana evolverá em cirurgia psiquica, tanto quanto hoje vai avançando em técnica operatória, com vistas às necessidades do veiculo_de_matéria_carnal. No grande futuro, o médico terrestre desentranhará um labirinto mental, com a mesma facilidade com que atualmente extrai um apêndice condenado.
Hilário arregalou os olhos, espantado feliz. E exclamou, em voz quase gritante:
— Ah! Freud, como viste a verdade!.., como detinhas a razão!...
O orientador fixou-o, paternalmente e aduziu:
Freud Vislumbrou a verdade, mas toda verdade sem amor é como luz estéril e fria.


  • Não bastará conhecer e interpretar.
  • É indispensável sublimar e servir. (Ver: Amor e Conhecimento)

O grande cientista observou aspectos de nossa luta espiritual na senda evolutiva e catalogou os problemas da alma, ainda encarcerada nas teias da vida inferior. Assinalou a presença das chagas dolorosas do ser humano, mas não lhes estendeu eficiente bálsamo curativo. Fêz muito, mas não o bastante.


  • O médico do porvir, para sanar as desarmonias do espírito, precisará mobilizar o remédio salutar da compreensão e do amor, retirando-o do próprio coração.
  • Sem mão que ajude, a palavra erudita morre no ar.

[4 - página 105]
André Luiz - 1954

Linha_H_Sombra
... A Associação Psiquiátrica Americana deu um passo importante na revisão dessa insensibilidade cultural da psiquiatria ao incluir no DSM-IV uma nova categoria diagnóstica: Problemas Espirituais e Religiosos, que foi incluída no eixo I, no item "Outras condições que podem ser um foco de atenção clínica" (APA, 1994; Turner, 1995). Essa nova categoria foi incluída porque "continuar a negligenciar as questões espirituais e religiosas perpetuaria as falhas que a psiquiatria tem cometido nesse campo: falhas de diagnóstico e tratamento, pesquisa e teoria inadequadas e uma limitação no desenvolvimento pessoal dos próprios psiquiatras" (Lu, 1994). Pela primeira vez, no DSM, há o reconhecimento de que problemas religiosos e espirituais podem ser o foco de uma consulta e do tratamento psiquiátrico e que muitos desses problemas não são atribuíveis a um transtorno mental (Lukoff, 1995). Os problemas religiosos são:


  • conversão para uma nova religião,
  • intensificação na aderência a crenças e práticas,
  • perda ou questionamento da
  • e novos cultos e movimentos religiosos.

Dentre os tipos de problemas espirituais, temos:


Como Gabbard (1982) afirmou: "É incumbência dos psiquiatras estarem familiarizados com o amplo leque de experiências humanas, saudáveis ou patológicas. Precisamos respeitar e diferenciar as experiências incomuns, mas integrativas, das que são (...) desorganizadoras". Os benefícios almejados com a adoção dessa nova categoria são:


  • aumentar a acurácia diagnóstica e reduzir a iatrogenia decorrente do diagnóstico equivocado dos problemas espirituais e religiosos,
  • melhorar o tratamento ao estimular pesquisas clínicas e ao encorajar a inclusão das dimensões religiosas e espirituais da experiência humana no tratamento psiquiátrico (Lu, 1994).

... Baseando-se nessa nova classe do DSM-IV, tendo em vista a diversidade religiosa do Brasil e a carência de estudos na área, foi fundado no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP o Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (Neper). Seu objetivo é o estudo, a pesquisa e a assistência de questões religiosas e espirituais segundo o enfoque científico da moderna psiquiatria, não vinculado a nenhuma corrente filosófica ou religiosa. Seus integrantes já desenvolveram tese sobre psiquiatria e religião (Neto, 1997), livro e artigos sobre psicoterapia e religião (Amaro, 1994, 1995a, 1995b, 1995c, 1995d, 1996a, 1996b, 1996c), bem como pesquisa de campo sobre " cirurgia espiritual" (Almeida, 1999). Foi realizado um seminário sobre "Terapia Familiar e a Comunidade Religiosa" com a Dra. Martha Robbins, professora do Psychology Western Institute of Psychiatry em Pittsburg, EUA. Periodicamente, são realizados seminários de discussão de artigos e projetos abertos a todos os profissionais da área de saúde. Pesquisas estão sendo planejadas, assim como um programa de prevenção em saúde mental a ser desenvolvido nas comunidades religiosas. Almejamos que o Neper colabore na reversão da insensibilidade cultural da psiquiatria, na produção e difusão do saber ligado aos problemas espirituais e religiosos.

Referências Bibliográficas:

Almeida, A. M.; Almeida, T. M. & Gollner, A. M. _ Cirurgia espiritual: uma investigação _Rev Ass Med Brasil (aprovado, aguardando publicação).
Amaro, J.W.F. _ Filosofia e religião _ Rev Psiq Clin 20: 19-22, 1994.
Amaro, J.W.F. _ Psicologia e religião, segundo Carl Gustav Jung _ Rev Psiq Clin 22: 1-10, 1995a. (Ver: Sessões com o copo)
Amaro, J.W.F. _ Mito e religião _ Rev Psiq Clin 22: 31-7, 1995b.
Amaro, J.W.F. _ Psicanálise e religião _ Rev Psiq Clin: 22: 75-81, 1995c.
Amaro, J.W.F. _ Psicologia e religião segundo Freud, Fromm e Durkheim _ Rev Psiq Clin 22: 107-114, 1995d.
Amaro, J.W.F. _ Maturidade e religião _ Rev Psiq Clin 23: 7-10, 1996a.
Amaro, J.W.F. _ Psicoterapia e religião. Lemos Editorial, São Paulo, 1996b.
Amaro, J.W.F. _ Psicoterapia e religião _ Rev Psiq Clin 23: 47-50, 1996c.
American Psychiatric Association _ Diagnostic and statistical manual of mental disorders, 4th ed., American Psychiatric Press, Washington DC, 1994.
Gabbard, G.O.; Twemlow, S.W. & Jones, F.C. _ Differential diagnosis of altered mind/body perception _ Psychiatry 45: 361-369, 1982.
Heber, A.S.; Fleisher, W.P.; Ross, C.A. & Stanwick, R.S. _ Dissociation in alternative healers and traditional therapists: A comparative study _ Am J Psychotherapy 43: 562-574, 1989.
Hufford, D.J. _ Commentary _ Paranormal experiences in the general population _ J Nerv Ment Dis 180: 362-68, 1992.
King, M. B. & Dein, S. _ The spiritual variable in psychiatric research _ Psychological Medicine 28: 1259-1262, 1998.
Larson, D.B.; Pattison, E.M.; Blazer, D.G. et al. _ Systematic analysis of research variables in four major psychiatric journals _ Am J Psychiatry 143: 329-334, 1986.
Levin, J.S. _ Age differences in mystical experience _ The Gerontologist 33: 507-13,1993.
Lotufo Neto, F. _ Psiquiatria e religião: a prevalência de transtornos mentais entre ministros religiosos _ Tese (livre-docência), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1997.
Lu, F.G.; Lukoff, D. & Turner, R. _ Religious or spiritual problems. In: DSM-IV Sourcebook, Washington DC, American Psychiatric Press, 1994.
Lukoff, D.; Lu, F. & Tuner, R. _ Toward a more culturally sensitive DSM-IV: psychoreligious and psychospiritual problems _ J Nerv Ment Dis 180: 673-682, 1992.
Lukoff, D.; Lu, F.G. & Turner, R. _ Cultural considerations in the assessment and treatment of religious problems _ Psych Clin N Am 18: 467-485, 1995.
Ramadam, Z.B.A. _ Pós-graduação: um investimento estratégico _ Rev Psiq Clin 23/24: 46-50, 1996/7.
Ross, G.A.; Heber, S.; Norton, G.R. et al. _ The dissociative disorders interview schedule: a structured interview _ Dissociation 2: 169-89, 1989.
Ross, C.A.; Joshi, S. & Currie, R _ Dissociative experiences in the general population _ Am J Psychiatry 147: 1547-1552, 1990.
Ross, C.A. & Joshi, S. _ Paranormal experiences in the general population _ J Nerv Ment Dis 180: 357-61, 1992.
Sims, A. _ "Psyche" _ Spirit as well mind? _ Br J Psychiatry 165: 441-6, 1994.
Turner, R.P.; Lukoff, D.; Barnhouse, R. T. & Lu, F.G. _ Religious or spiritual problem _ J Nerv Ment Dis 183: 435-444, 1995.
Weaver, A.J.; Samford, J.A.; Larson, D.B. et al. _ A systematic review of research on religion in four major psychiatric journals: 1991-1995 _ J Nerv Ment Dis 186: 187-189, 1998.

Mais informações em: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/r27%282%29/carta.htm

(Link desativado)

Alexander Moreira de Almeida, Hyong Jin Cho,

Jorge W. F. Amaro, Francisco Lotufo Neto

Linha_H_Sombra
Em Praga, capital da República Tcheca, de 3 a 6 de março de 2012, 20º Congresso Europeu de Psiquiatria

20th European Congress of PsychiatryA Comissão Científica do referido congresso, composta de renomados psiquiatras do continente europeu, aceitou para serem apresentados no evento, os dois trabalhos encaminhados por Thiesen à Comissão. Ambos se referem à abordagem espírita nos transtornos mentais graves.


Utilizando a metodologia científica, aceita internacionalmente, na divulgação das atividades de tratamento dos enfermos no Centro Espírita, ele vai, de forma pioneira, delineando o espaço do conhecimento espírita nos mais relevantes fóruns médico-científicos de alto nível.
Como aconteceu em 2008, em Beijing, China, e em 2011 em Sydney, Austrália, nos dois últimos congressos mundiais de Psicoterapia (World Congress of Psichotherapy) onde esteve, esta será uma nova oportunidade de apresentar a abordagem espírita - desobsessão e fluidoterapia - mostrando a contribuição do Espiritismo na recuperação dos doentes mentais. Vale lembrar que nesta atividade, agora divulgada junto aos especialistas da Psiquiatria, é a Mediunidade o seu tesouro instrumental.

http://www.fec.org.br/index.php?opcao=ver_noticia&id_noticia=1239

Linha_H_Sombra

ESPIRITISMO GLOBO REPORTER PESQUISAS ESPIRITUAIS

  • Parte 5/5: https://www.youtube.com/watch?v=PLcqH_yoXP8

    (Link desativado)


Linha_H_Sombra

Trastornos Psiquiatricos y Obsesivos por Divaldo Pereira Franco

https://www.youtube.com/watch?v=eOmkPjePOns&feature=youtu.be
Linha_H_Sombra

Páginas relacionadas:

Toda criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)