— A mente, tanto quanto o corpo_físico, pode e deve sofrer intervenções para reequilibrar-se.
Mais tarde, a ciência_humana evolverá em cirurgia psiquica, tanto quanto hoje vai avançando em técnica operatória, com vistas às necessidades do veiculo_de_matéria_carnal. No grande futuro, o médico terrestre desentranhará um labirinto mental, com a mesma facilidade com que atualmente extrai um apêndice condenado.
Hilário arregalou os olhos, espantado feliz. E exclamou, em voz quase gritante:
— Ah! Freud, como viste a verdade!.., como detinhas a razão!...
O orientador fixou-o, paternalmente e aduziu:
— Freud Vislumbrou a verdade, mas toda verdade sem amor é como luz estéril e fria.
- Não bastará conhecer e interpretar.
- É indispensável sublimar e servir. (Ver: Amor e Conhecimento)
O grande cientista observou aspectos de nossa luta espiritual na senda evolutiva e catalogou os problemas da alma, ainda encarcerada nas teias da vida inferior. Assinalou a presença das chagas dolorosas do ser humano, mas não lhes estendeu eficiente bálsamo curativo. Fêz muito, mas não o bastante.
- O médico do porvir, para sanar as desarmonias do espírito, precisará mobilizar o remédio salutar da compreensão e do amor, retirando-o do próprio coração.
- Sem mão que ajude, a palavra erudita morre no ar.
[4 - página 105] André Luiz - 1954
... A Associação Psiquiátrica Americana deu um passo importante na
revisão dessa insensibilidade cultural da psiquiatria ao incluir no DSM-IV uma nova categoria diagnóstica: Problemas
Espirituais e Religiosos, que foi incluída no eixo I, no item
"Outras condições que podem ser um foco de atenção clínica"
(APA, 1994; Turner, 1995). Essa nova categoria foi incluída porque
"continuar a negligenciar as questões espirituais e religiosas
perpetuaria as falhas que a psiquiatria tem cometido nesse campo: falhas de diagnóstico e tratamento, pesquisa e
teoria inadequadas e uma limitação no desenvolvimento pessoal dos próprios
psiquiatras" (Lu, 1994). Pela primeira vez, no DSM, há o
reconhecimento de que problemas religiosos e espirituais podem ser o foco
de uma consulta e do tratamento psiquiátrico e que muitos desses
problemas não são atribuíveis a um transtorno mental (Lukoff, 1995). Os
problemas religiosos são:
- conversão
para uma nova religião,
- intensificação
na aderência a crenças e práticas,
- perda
ou questionamento da fé
- e
novos cultos e movimentos religiosos.
Dentre os tipos de problemas espirituais, temos:
Como Gabbard (1982) afirmou: "É incumbência dos psiquiatras estarem
familiarizados com o amplo leque de experiências humanas, saudáveis ou
patológicas. Precisamos respeitar e diferenciar as experiências
incomuns, mas integrativas, das que são (...) desorganizadoras". Os
benefícios almejados com a adoção dessa nova categoria são:
- aumentar
a acurácia diagnóstica e reduzir a iatrogenia decorrente do diagnóstico
equivocado dos problemas espirituais e religiosos,
- melhorar
o tratamento ao estimular pesquisas clínicas e ao encorajar a inclusão
das dimensões religiosas e espirituais da experiência humana no
tratamento psiquiátrico (Lu, 1994).
... Baseando-se nessa nova classe do DSM-IV, tendo em vista a diversidade
religiosa do Brasil e a carência de estudos na área, foi fundado no Instituto
de Psiquiatria do HCFMUSP o Núcleo de Estudos de Problemas
Espirituais e Religiosos (Neper). Seu objetivo é o estudo, a pesquisa
e a assistência de questões religiosas e espirituais segundo o enfoque
científico da moderna psiquiatria, não
vinculado a nenhuma corrente filosófica ou religiosa. Seus integrantes já
desenvolveram tese sobre psiquiatria e
religião (Neto, 1997),
livro e artigos sobre psicoterapia e religião (Amaro, 1994, 1995a, 1995b,
1995c, 1995d, 1996a, 1996b, 1996c), bem como pesquisa de campo sobre
" cirurgia espiritual" (Almeida, 1999). Foi realizado um
seminário sobre "Terapia Familiar e a Comunidade Religiosa" com
a Dra. Martha Robbins, professora do Psychology Western Institute of
Psychiatry em Pittsburg, EUA. Periodicamente, são realizados seminários
de discussão de artigos e projetos abertos a todos os profissionais da área
de saúde. Pesquisas estão sendo planejadas, assim como um programa de
prevenção em saúde mental a ser desenvolvido nas comunidades religiosas.
Almejamos que o Neper colabore na reversão da insensibilidade cultural da
psiquiatria, na produção e difusão
do saber ligado aos problemas espirituais e religiosos.
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informações em: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/r27%282%29/carta.htm
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Alexander
Moreira de Almeida, Hyong Jin Cho,
Jorge W. F. Amaro, Francisco Lotufo Neto
Em Praga, capital da República Tcheca, de 3 a 6 de março de 2012, 20º Congresso Europeu de Psiquiatria 20th European Congress of PsychiatryA Comissão Científica do referido congresso, composta de renomados psiquiatras do continente europeu, aceitou para serem apresentados no
evento, os dois trabalhos encaminhados por Thiesen à Comissão. Ambos se referem à abordagem espírita nos transtornos mentais graves.
Utilizando a metodologia científica, aceita internacionalmente, na divulgação das atividades de tratamento dos enfermos no Centro Espírita, ele vai, de forma pioneira, delineando o espaço do conhecimento espírita nos mais relevantes fóruns médico-científicos de alto nível.
Como aconteceu em 2008, em Beijing, China, e em 2011 em Sydney, Austrália, nos dois últimos congressos mundiais de Psicoterapia (World Congress of Psichotherapy ) onde esteve, esta será uma nova oportunidade de apresentar a abordagem espírita - desobsessão e fluidoterapia - mostrando a contribuição do Espiritismo na recuperação dos doentes mentais. Vale lembrar que nesta atividade, agora divulgada junto aos especialistas da Psiquiatria, é a Mediunidade o seu tesouro instrumental. http://www.fec.org.br/index.php?opcao=ver_noticia&id_noticia=1239
ESPIRITISMO GLOBO REPORTER PESQUISAS ESPIRITUAIS
- Parte 5/5: https://www.youtube.com/watch?v=PLcqH_yoXP8
(Link desativado)
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