Médiuns
inspirados: aqueles a quem, quase sempre mau grado seu, os Espíritos
sugerem ideias, quer relativas aos atos ordinários da vida, quer com relação
aos grandes trabalhos da inteligência. [17b - página 233 item 190] ; [3 - página 233]
; [3 - páginas 224 / 225] Inspirados:Os que em estado normal ou em êxtase, recebem, através do pensamento, comunicações ocultas, estranhas para ele. [3 - página 233] ; [3 páginas 224 / 225]
____Formam
uma variedade da mediunidade_intuitiva, com a diferença de que a intervenção de uma força
oculta é aí muito menos sensível, por isso que, ao inspirado,
ainda é mais difícil distinguir o pensamento próprio do que lhe é sugerido.
A espontaneidade é o que, sobretudo, caracteriza o pensamento deste último
gênero. A inspiração nos vem dos
Espíritos que nos influenciam para o bem, ou para o mal, porém, procede,
principalmente, dos que querem o nosso bem e cujos conselhos muito amiúde
cometemos o erro de não seguir. ____Ela
se aplica, em todas as circunstâncias da vida, às resoluções que devamos
tomar. Sob esse aspecto, pode dizer-se que todos são médiuns, porquanto não
há quem não tenha seus Espíritos_protetores e familiares, a se esforçarem por sugerir aos protegidos
salutares ideias. Se todos estivessem bem compenetrados desta verdade, ninguém
deixaria de recorrer com freqüência à inspiração do seu anjo_de_guarda,
nos momentos em que se não sabe o que dizer, ou fazer. Que cada um, pois,
o invoque com fervor e confiança, em caso de necessidade, e muito
freqüentemente se admirará das ideias que lhe surgem como por encanto, quer
se trate de uma resolução a tomar, quer de alguma coisa a compor. Se
nenhuma ideia surge, é que é preciso esperar. A prova de que a ideia
que sobrevém é estranha à pessoa de quem se trate esta em que, se tal ideia
lhe existira na mente, essa pessoa seria senhora de, a qualquer momento,
utilizá-la e não haveria razão para que ela se não manifestasse à
vontade. Quem não é cego nada mais precisa fazer do que abrir os olhos,
para ver quando quiser. Do mesmo modo, aquele que possui ideias próprias
tem-nas sempre à disposição. Se elas não lhes vêm quando quer, é que
está obrigado a buscá-las algures, que não no seu intimo. ____Também
se podem incluir nesta categoria as pessoas que, sem serem dotadas de
inteligência fora do comum e sem saírem do estado normal, têm relâmpagos de
uma lucidez intelectual que lhes dá momentaneamente desabitual facilidade de
concepção e de elocução e, em certos casos, o pressentimento de coisas futuras. Nesses momentos, que com acerto se chamam de inspiração,
as ideias abundam, sob um impulso involuntário e quase febril. Parece
que uma inteligência superior nos vem ajudar e que o nosso espírito se
desembaraçou de um fardo. [17b - página 224 item 182] ____Os
homens de gênio, de todas as espécies, artistas, sábios, literatos, são sem
dúvida Espíritos adiantados, capazes de compreender por si mesmos e de
conceber grandes coisas. Ora, precisamente porque os julgam capazes, é que os
Espíritos, quando querem executar certos trabalhos, lhes sugerem as ideias
necessárias e assim é que eles, as mais das vezes, são médiuns sem o saberem. Têm, no entanto, vaga intuição de uma assistência estranha, visto que todo aquele que apela para a inspiração,
mais não faz do que uma evocação. ____As
respostas seguintes, dadas pelos espíritos, confirmam esta asserção:
- Qual
a causa primária da inspiração?
R -"O Espírito que se comunica pelo pensamento."
- A
revelação das grandes coisas não é que constitui o objeto único da inspiração?
R -"Não, a inspiração se
verifica, muitas vezes, com relação às mais comuns circunstâncias da
vida. Por exemplo, queres ir a alguma parte: uma voz secreta te diz
que não o faças, porque correrás perigo; ou, então, te diz que faças
uma coisa em que não pensavas. é a inspiração. Poucas pessoas há que não tenham sido mais ou menos inspiradas em certos momentos."
- Um
autor, um pintor, um músico, por exemplo, poderiam, nos momentos de inspiração,
ser considerados médiuns?
R -"Sim, porquanto, nesses momentos, a alma se lhes torna mais
livre e como que desprendida da matéria; recobra uma parte das suas
faculdades de Espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos
outros Espíritos que a inspiram."
[17b - página 225 item 183]
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