Reuniões no Gnosticismo
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
  • Se os cristãos gnósticos criticavam o desenvolvimento da hierarquia eclesiástica, como podiam, eles mesmos, constituir uma organização social?
  • Se rejeitavam o princípio de classes, insistindo na igualdade entre si, como poderiam reunir-se?

____Irineu (Bispo de Lyon) conta-nos sobre a prática de um grupo que conhecia de sua congregação em Lyon o grupo conduzido por Marco, um discípulo de Valentino. 65 Cada membro do grupo fora iniciado. Ousavam encontrar-se sem a autoridade do bispo. Cada iniciado assumia, também, ter recebido, pelo ritual de iniciação, o dom carismático da inspiração direta por meio do Espírito Santo. 66

  • Como os membros do círculo dos “pneumáticos” (“seres espirituais inflados pelo sopro divino”, literalmente) conduziam suas reuniões?

____Irineu menciona que todos os membros, no início, quando se encontravam, tiravam a sorte. Quem fosse sorteado era indicado para o lugar de padre; outro oferecia o sacramento como bispo; outro, ainda, lia as escrituras para adoração e o restante dirigia-se ao grupo como profetas, oferecendo instruções espirituais extemporâneas. Quando se encontravam outra vez, tiravam a sorte de novo, para que as pessoas assumissem diferentes papéis a cada vez.

____Essa prática criava, de forma eficaz, uma estrutura de autoridade muito diferente. Na época em que os cristãos ortodoxos discriminavam cada vez mais o clero do laicismo, o grupo de demonstrava que, entre eles, recusavam-se a admitir distinções. Em vez de classificar os membros em “ordens” hierárquicas superior e inferior, seguiam o princípio de total igualdade. Todos os iniciados, homens e mulheres, participavam da mesma forma quando tiravam a sorte; qualquer um podia ser escolhido como padre, bispoou profeta. Além disso, como a cada encontro havia sorteio, mesmo as distinções estabelecidas pela sorte jamais poderiam se tornar “classes”. Por fim o mais importante , eles pretendiam, com essa prática, eliminar o elemento humano da escolha. Um observador do século XX pode assumir que osgnósticosdeixavam esses assuntos entregues ao acaso, mas os gnósticos pensavam de forma diferente. Acreditavam que como Deus governava tudo no universo, tirar a sorte exprimia Sua escolha.

____Tertuliano protesta, em especial, contra a participação de “mulheres entre os hereges”, que compartilhavam posições de autoridade com os homens:

  • Ensinam e estão engajadas em debates;
  • exorcizam;
  • curam. 69

____65 - Irineu, AH 1.13.1-6.

____66 - Ibid., 1.13.3

____69 - Tertuliano, DE PRAESCR. 41

[84 - página 45 / 46 ]

____Marco, líder gnóstico auto-nomeado, ridicularizado por Irineu como "adepto de imposturas mágicas". 71

____71 - Irineu, AH 1.13.1.

[84 - página 47]

____Irineu estava ultrajado com a afirmação de que, por serem espirituais, estavam libertados das restrições éticas que ele, um simples servo do demiurgo, queria, de forma ignorante, impingir-lhes.74

74 - Irineu, Citação fundida em AH 3.15.2 e 2.16.4.

[84 - página 48]

Ver também:
*