Palingenesia
–[do gregopalin= repetição, de novo+ genes(e)= nascimento]– Renascimentos sucessivos dos mesmos indivíduos. http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-p.html
(Link desativado)
(Eterno
Retorno)
____Que vem a ser, neste sistema, o vosso conceito
de Divindade? Compreendeis que Deus
não pode ser algo mais e exterior à criação, ou distinto dela; que só o homem
que está no relativo pode acrescentar a si, ou devenir
além de si, não Deus, que é o absoluto. Vossa concepção de um Deus que cria
fora e além de si, acrescentando algo a si mesmo, é absurda concepção antropomórfica,
é querer reduzir o absoluto ao relativo. Não pode haver criação no absoluto.
Só no relativo pode haver nascimento e
transformação. O absoluto simplesmente “é”.
- Não queirais restringir a Divindade aos limites de vossa razão;
- não
vos eleveis a juízes e à medida do todo;
- não
projeteis no infinito as pequeninas imagens de vosso finito;
- não
ponhais limites ao absoluto.
____Em sua essência, Deus está além do universo de vossa consciência, além dos
limites de vosso concebível. É irreverência aviltar esse conceito para querer
compreendê-Lo. Constituindo-vos em medida das coisas, colocais como
sobrenatural e miraculoso qualquer fato novo para vossas sensações, tudo o que
exorbite do que sabeis e conheceis. Mas, a natureza é expressão divina e não
pode haver nada acima dela, nenhum acréscimo, nenhuma exceção, nenhuma correção
à Lei.
____Sobrenatural e milagre são conceitos absurdos diante do absoluto, aceitáveis
apenas em vosso relativo, aptos a exprimir vosso assombro diante do que é novo
para vós e nada mais. Neles está contida a ideia de limite e de seu
superamento; conceitos inaplicáveis à Divindade. Esta é superior a qualquer
prodígio e o exclui como exceção, como retorno ao que já está feito, como
retoque ou arrependimento e, sobretudo, como vontade de desordem no equilíbrio
da lei estabelecida. Limitai a vós mesmos esses conceitos e não vos julgueis
centro do universo. Guardai para vós os conceitos de tempo, de espaço, de
quantidade, de medida, de movimento, de perfectibilidade.
- Não deveis medir a Divindade como medis a vós mesmos
- não tenteis defini-La, muito menos com
aquilo que serve para definir-vos a vós mesmos, por multiplicação e expansão
de vosso concebível.
____Se quereis somar ao infinito vossos superlativos, dizei ao
infinito: isto ainda não é Deus. Seja Deus para vós uma direção, uma
aspiração, uma tendência; seja para vós a meta. Se Deus está no infinito
— inconcebível para vós em sua essência — nosso finito dele se avizinha
por aproximações conceptuais progressivas. Vede como na Terra cada um adora a representação máxima da Divindade que pode conceber, e como,
no tempo, essa aproximação se dilata. Do politeísmo ao monoteísmo e ao monismo verificais o progresso de vossa concepção, que é proporcional à vossa força
intelectiva e progride com ela. A luz aparece mais intensa à proporção que o
olhar se torna mais penetrante. O mistério subsiste, mas empurrado cada vez
para mais longínquos horizontes. Por mais que este se dilate, haverá sempre um
horizonte mais afastado para atingir. Ao verificar vossa relatividade que
progride, eu não destruo o mistério, mas o enquadro no todo e dele dou a
justificação racional, torno-o um mistério relativo, que só existe pela
limitação de vossas capacidades intelectivas, que recua continuamente diante
da luz,em função do caminho das
verdades progressivas; um mistério fechado dentro dos limites que a evolução ultrapassa dia a dia. Se a Divindade é um princípio que exorbita vossos
limites conceptuais, ela lá está a esperar-vos; para revelar-se, espera vossa
maturação. Hoje, que finalmente vossa mente está amadurecendo, não
é mais lícito, como no passado, “reduzir”
aquele conceito a proporções antropomórficas.
Hoje, eu já trouxe ao vosso relativo nova e maior aproximação; projetei em
vossas mentes a maior imagem que as humanidades futuras terão de Deus. Este é um canto mais alto de sua glória. Isto não
é irreligiosidade, mas ao invés, pela maior exaltação de Deus, é
religiosidade mais profunda. Não procureis Deus apenas fora de vós,
tornando-O concreto em imagens e expressões de matéria, mas O “sentis”,
sobretudo, em sua forma de maior poder dentro de vós, na ideia abstrata,
estendendo os braços para o universo do espírito, que vos aguarda.
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- A GRANDE SÍNTESE - Palingenesia ]
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