Ligação do Protetor
página acima: Anjo da guarda
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
O Espírito protetor se dedica ao indivíduo desde o seu nascimento até a morte e muitas vezes o acompanha na vida espírita, depois da morte, e mesmo através de muitas existências corpóreas, que mais não são do que fases curtíssimas da vida do Espírito.

[9a - página 256 questão 492]

Há Espíritos que se ligam particularmente a um indivíduo para protegê-lo. É o irmão espiritual, o que chamais o bom Espírito ou o bom gênio.

[9a - página 255 questão 489]

O Espírito protetor não fica fatalmente preso à criatura confiada à sua guarda. Freqüentemente sucede que alguns Espíritos protetores deixam suas posições de protetores para desempenhar diversas missões. Mas, nesse caso, outros os substituem.

[9a - página 256 questão 494]

____Poderá dar-se que o Espírito protetor abandone o seu protegido, por se lhe mostrar este rebelde aos conselhos. Afasta-se, quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é, no seu protegido, a decisão de submeter-se à influência dos Espíritos inferiores. Mas, não o abandona completamente e sempre se faz ouvir. É então o homem quem tapa os ouvidos. o protetor volta desde que este o chame.

[9a - página 256 questão 495]

Há circunstâncias em que não é necessário esteja o Espírito protetor junto do seu protegido.

[9a - página 259 questão 499]

____Não é certo dizer que a cada indivíduo achar-se-á ligado, além do Espírito protetor, um mau Espírito, com o fim de impeli-lo ao erro e de lhe proporcionar ocasiões de lutar entre o bem e o mal. É certo que os maus_Espíritos procuram desviar do bom caminho o homem, quando se lhes depara ocasião. Sempre, porém, que um deles se liga a um indivíduo, fá-lo por si mesmo, porque conta ser atendido. Há então luta entre o bom e o mau, vencendo aquele por quem o homem se deixe influenciar.

[9a - página 263 questão 511]

*