____Antes de Jesus, a caridade
é desconhecida.
- Os
monumentos das civilizações antigas não se reportam à divina
virtude.
- Os
destroços do palácio de Nabucodonosor, no solo em que se erguia a
grandeza de Babilônia, falam simplesmente de fausto e poder que os séculos
consumiram.
- Nas
lembranças do Egito glorioso, as Pirâmides não se referem à
compaixão.
- Os
famosos hipogeus de Persépolis são atestados de orgulho racial.
- As
muralhas da China traduzem a preocupação de defesa.
- Nos
velhos santuários da Índia, o Todo-Poderoso é venerado por milhões
de fiéis, indiscutivelmente sinceros, mas deliberadamente afastados
dos semelhantes, nascidos na condição de párias desprezíveis.
- A
acrópole de Atenas, com as suas colunas respeitáveis, é louvor à
inteligência.
- O
coliseu de Vespasiano, em Roma, é monumento levantado ao triunfo bélico,
para as expansões da alegria popular.
____Por milênios numerosos, o homem admitiu a hegemonia dos mais fortes e
consagrou-a através da arte e da cultura que era suscetível de criar e
desenvolver.
____Com Jesus, porém, a paisagem social experimenta decisivas alterações. - O Mestre não se limita a ensinar o bem. Desce ao convívio com a
multidão e materializa-o com o próprio esforço.
- Cura
os doentes na via pública, sem cerimoniais, e ajuda a milhares de
ouvintes, amparando-os na solução dos mais complicados problemas de
natureza moral, sem valer-se das etiquetas do culto externo.
- Lega
aos discípulos a parábola do bom samaritano, que exalta a missão
sublime da caridadepara sempre.
____A história é simples e expressiva.
____Transmite Lucas a palavra do Celeste Orientador, explicando que “descia
um homem de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que o
despojaram, espancando-o e deixando-o semimorto. Ocasionalmente, passava
pelo mesmo caminho um sacerdote e, vendo-o, passou de largo. E, de igual
modo, também um levita, abordando o mesmo lugar e observando-o, passou a
distância. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e,
reparando-o, moveu-se de íntima piedade. Abeirando-se do infortunado,
aliviou-lhe as feridas e, colocando-o sobre a sua cavalgadura, cuidadosamente
asilou-o numa estalagem”.
____Vemos, dentro da narrativa, que o Senhor situa no necessitado simplesmente
“um homem”. - Não
lhe identifica a raça, a cor, a posição social ou os pontos de
vista.
- Nele,
enxerga a Humanidade sofredora, carecente de auxílio das criaturas
que acendam a luz da caridade, acima de todos os preconceitos
de classe ou de religião.
____Desde aí, novo movimento de solidariedade
humana surge na Terra. ____No curso do tempo, dispersam-se os apóstolos, ensinando, em variadas regiões
do mundo, que “mais vale dar que receber”.
____E, inspirados na lição do Senhor, os vanguardeiros do bem...
- substituem
os vales, da imundície pelos hospitais confortáveis
- combatem
vícios multi-milenários,
com orfanatos e creches
- instalam
escolas, onde a cultura jazia confiada aos escravos
- criam
institutos de socorro e previdência, onde a sociedade mantinha a
mendicância para os mais fracos.
____E
a caridade ,
como gênio cristão na Terra, continua crescendo com os séculos,
através da bondade de um Francisco de Assis, da dedicação de um Vicente
de Paulo, da benemerência de um Rockfeller ou da fraternidade do
companheiro anônimo da via pública, salientando, valorosa e sublime, que
o Espírito do Cristo prossegue agindo conosco e por nós. [10 - página 71] - EMMANUEL - 1952 |