página acima: EQM
Pesquisadores de EQM
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Dr. Raymond A. Moody Jr. - Autoridade mundialmente reconhecida no estudo de experiências_de_quase-morte – autor de A vida além da vida e A Luz que vem do Além, publicadas no Brasil pela Butterfly Editora – é psicólogo e leciona na Universidade de Nevada, Las Vegas, onde ocupa a Bigelow Chair of Consciousness Studies.
____Raymond A. Moody Jr. É também o autor de Light beyond e Reflections on life after life. Nessas obras, prossegue seus estudos e experiências pioneiras sobre a vida_depois_da_morte do corpo físico.
____Em A vida depois da vida – livro lançado nos Estados Unidos no ano de 1975, que já superou a casa dos treze milhões de exemplares – as pesquisas de Moody se complementam em considerações que se aprofundam, num fascinante estudo que amplia os horizontes da humanidade. Seu trabalho pioneiro foi marcante: hoje, inúmeras faculdades de medicina norte-americanas promovem cursos sobre os aspectos espirituais da morte.
____No prefácio de A vida depois da vida, Melvin Morse, M.D., declara: “Quando o livro do doutor Moody foi publicado pela primeira vez, os cientistas médicos riram e descartaram as experiências de quase-morte, rotulando-as como alucinações. Vinte e nove anos depois, a ciência está agora do lado do doutor Moody. Eu não conheço um único pesquisador científico importante que não tenha chegado a conclusões similares. Foram feitas três principais revisões das experiências de quase-morte na literatura científica dos últimos onze anos, e todas concordam com as descobertas iniciais do doutor Moody”.

http://www.petItemcom.br/site/biografia.asp?codautor=39

____Dr. Sam Parnia é um dos maiores especialista do mundo no estudo científico da morte, do estado da mente_humana, do cérebro e das experiências de quase-morte. Divide seu tempo entre os hospitais do Reino Unido e a Cornell University, em Nova York, onde é membro da Unidade de Cuidado Pulmonar. É fundador do Grupo de Investigação da Consciência, na Universidade de Southampton, e presidente da Horizon_Research_Foundation. Também conduz um estudo científico inovador, em parceria com inúmeros centros médicos do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá, que objetiva descobrir, através da ciência, o que acontece quando morremos.

OUTROS PESQUISADORES

____
____O livro_Vida_depois_da_Vidadespertou a ira dos críticos que argumentaram que o estudo de uma centena de casos era insuficiente, no campo da ciência “real" para ser considerado importante.

  • Muitos médicos disseram que jamais tinham ouvido falar de EQM, apesar de terem ressuscitado centenas de pacientes.
  • Outros afirmaram que se tratava simplesmente de um desequilíbrio mental momentâneo ou uma doença mental, como a esquizofrenia.
  • Alguns disseram que a EQM só ocorria com pessoas extremamente religiosas, afirmando que as crianças nunca tiveram essas experiências porque não foram culturalmente “poluídas" ao contrário dos adultos.

____Apesar de muitas opiniões contrárias houve o despertar de várias pessoas interessadas no aprofundamento do estudo das experiências relatadas pelo Dr. Moody; tanto entre aqueles que não acreditavam no fenômeno e queriam desmascarar os fatos através de estudos mais sistematizados, quanto entre aqueles que haviam vivenciado, eles próprios os fenômenos, ou seja, eram os experientes de situações semelhantes, e queriam de alguma forma entender melhor o que lhes havia ocorrido e, também, divulgar suas experiências, agora sem o temor de estarem sozinhas.
____Atualmente, somente nos EUA, existem mais de oitenta pesquisadores de EQM, dentre os quais relacionamos alguns dos mais importantes:

    • Keneth Ring- Segundo o próprio Moody(2) foi Ring, um psicólogo de Connecticut, quem deu legitimidade ao seu trabalho. Ele tomou conhecimento das EQM enquanto ainda estudava psicologia. Mas foi somente após ter lido Vida Depois da Vida,em 1977, que passou a estudá-las. Ken Ring examinou detalhadamente 102 experiências de EQM e foi capaz de demonstrar que a religiâo, assim como a raça e a idade do experiente, não exercia a menor influência sobre a EQM. Confirmou que a EQM é uma experiência positiva: as pessoas que passam por ela sofrem uma transformação. O método e o questionário elaborado por Ring tornaram-se um modelo para os demais pesquisadores. Os resultados de seus estudos estão no seu livro Life at Death: A Scientific Investígation of the Near-Death Experience (A Vida na Morte: Uma Investigação Científica da EQM). Foi o fundador da IANDS (Associaçào Internacional para o Estudo da Quase Morte).
    • Melvim Morse- Pediatra em Seattle, Washington, o Dr. Morse abriu o caminho para o estudo das EQM em crianças. Suas pesquisas são particularmente importantes, uma vez que ele trabalha com uma população inocente.
      ____Na época em que era médico residente em um hospital de Pocatello, em Idaho, estava de plantão quando chegou uma criança vítima de afogamento. Apresentava-se em coma profundo, pupilas dilatadas e fixas, sem reflexo de vômito, nem corneano. As manobras de ressuscitaçào, apesar do ceticismo do médico, obtiveram sucesso. Em três dias a menina recuperou-se completamente. Ao fazer um exame de acompanhamento o Dr. Morse perguntou-lhe: “O que aconteceu quando você estava na piscina?” A sua resposta foi: “Você quer dizer quando saí e fui para o colo do Pai Celestial?”.(1)
      ____O Dr. Morse fez, durante dez anos, entrevistas com todas as crianças sobreviventes de parada cardíaca no hospital em Idaho. Sua pesquisa durou três anos, examinando centenas de prontuários, e não incluiu ninguém acima de dezoito anos. Praticamente todas as crianças que experimentaram a EQM passaram por experiências idêntícas.
      ____Publicou os livros Closer to the Light —1990 e Ira nsformed by the Light (Transformado pela Luz ) - 1992.
    • Michael Sabom — Médico cardiologista o Dr. Sabom inicialmente era um céptico em relação a EQM. Instado a ler o livro Vida Depois da Vida, por uma assistente social, achou-o interes sante mas pouco substancial. Decidiu, então, pesquisar com vários de seus pacientes e ficou espantado ao descobrir que um grande número deles passara por experiências semelhantes às relatadas no livro do Dr. Moody. Examinou a EQM de 116 pessoas e o aspecto mais importante do seu trabalho foi em relação à experiência_de_separação_do_corpo de trinta e dois desses pacientes, cujos relatos dos procedimentos médicos de ressuscitação, comparados com as “suposições instruídas” de vinte e cinco pacientes considerados de bom senso, revelaram que:
      • O segundo grupo, vinte e três cometeram erros elementares, ao descreverem os processos de ressuscitação,
      • enquanto nenhum dos pacientes que teve uma EQM cometeu qualquer erro, quando descreveu o que se passou durante suas ressuscítações —o que vem a ser uma forte evidência de que realmente estavam fora de seus corpos, observando tudo.(2) (Ver: observação importante em EQM)

      Publicou o livro Recollections of Death: A Medical Investigation (Recordações da Morte: Uma Investigação Médica) - 1982

    • Phyllis M. H. Atwater — Pesquisadora e experiente da EQM. Foi a primeira autora a afirmar que a EQM modifica a fisiologia do cérebro, alterando sua estrutura e, também, esteve entre os primeiros que afirmaram que essas experiências modificam sígnifícativamente os campos eletromagnéticos das pessoas.
      ____Atwater apresentou três episódios de EQM em um intervalo de pouco mais de dois meses. A primeira “morte" em janeiro de 1977, foi provocada por um aborto, que causou uma séria hemorragia; a segunda, dois dias mais tarde, devido a uma grave trombose na veia da coxa direita. Em 29/03/77 sofreu um colapso físico, mental, emocional e, novamente, passou pela experiência. Em cada uma das experiências, que foram diferentes entre si, parecia que, de algum modo, uma era a progressão da outra. No ano seguinte encontrou Elizabeth Kubler-Ross que lhe descreveu o fenômeno de quase morte. Seu estudo sobre a EQM, iniciado em 1978, absorveu-a por completo durante quinze anos, diuturnamente.(3)
      ____Talvez seja, hoje, uma das maiores autoridades no assunto e com a maior casuística.
      ____Até o lançamento do seu livro Beyond the Light (Muito Além da Luz) — 1994, entrevistou mais de três mil sobreviventes de EQM espalhados pelos EUA, Canadá, Inglaterra, França, Bélgica, México, Egito, Arábia Saudita, Rússia, Ucrânia, Geórgia, Haiti e Quênia.
      ____Publicou os livros: Coming Back to Life (1988) e Beyond the Light (Muito Além da Luz) — 1994.

[102 - páginas 93/96] - José Roberto Pereira Santos (Médico com especialidade em Clínica Médica, Reumatologia e Medicina Intensiva)

____(1) - MORSE, Melvin e Paul Perry. Transformados pela Luz. Editora Nova Era, 1997.
(2) - MOODY Jr., Raymond. A Luz do Além. 3ª edição. Editora Nórdica, 1997.
(3) - ATWATER, P.M.H. Muito Além da Luz. Editora Nova Era, 1998

*