____Este sistema admite que
todas as comunicações_inteligentes provêm da alma
ou Espírito do médium. Mas, para explicar o fato de o médium tratar de assuntos que estão
fora do âmbito de seus conhecimentos, em vez de supor a existência,
nele, de uma alma múltipla, atribui essa aptidão a uma
sobreexcitação momentânea de suas faculdades mentais, a uma espécie
de estado sonambúlico,
ou extático,
que lhe exalta e desenvolve a inteligência. Não há negar, em
certos casos, a influência desta causa. Porém, a quem tenha
observado como opera a maioria dos médiuns, essa observação basta
para lhe tornar evidente que aquela causa não explica todos os fatos,
que ela constitui exceção e não regra.____Poder-se-ia
acreditar que fosse assim, se o médium tivesse sempre ar de inspirado
ou de extático, aspecto que, aliás, lhe seria fácil aparentar
perfeitamente, se quisesse representar uma comédia. ____Como,
porém, se há de crer na inspiração,
quando o médium escreve como uma máquina, sem ter a mínima
consciência do que está obtendo, sem a menor emoção, sem se ocupar
com o que faz, distraído, rindo e conversando de uma coisa e de outra? ____Concebe-se
a sobreexcitação das ideias, mas não se compreende possa fazer que
uma pessoa escreva sem saber escrever e, ainda menos, quando as
comunicações são transmitidas por pancadas, ou com o auxílio de uma
prancheta, de uma cesta. ____Teremos ocasião de mostrar a parte que se deve
atribuir à influência das ideias do médium. Todavia, tão numerosos
e evidentes são os fatos em que a inteligência estranha se revela por
meio de sinais incontestáveis, que não pode haver dúvida a respeito.
O erro da maior parte dos sistemas, que surgiram nos primeiros tempos do
Espiritismo, está em haverem deduzido, de fatos insulados,
conclusões gerais. [17b - página 61 item 45] |