CONTINENTE
DO «INFRA-SOM» ____Ajustam-se ouvidos e olhos humanos a balizas naturais de percepção,
circunscritos aos implementos da própria estrutura.
____Abaixo
de 35 a 40 vibrações por segundo,...
____A ponte pressionada por grande veículo ou a locomotiva que avança sobre
trilhos agita a porta de residência não distante, porta essa cuja inquietação
se comunica a outras portas mais afastadas, em regime de transmissão
"infra-som".
____Nesse domínio das correntes imperceptíveis, identificaremos as ondas_eletromagnéticas de Hertz a se exteriorizarem da antena alimentada pela
energia elétrica e que, apresentando freqüência
aumentada, com o emprego
dos chamados "circuitos oscilantes", constituídos com o auxilio
de condensadores, produzem as ondas da telegrafia sem fio e do rádio
comum, começando pelas ondas longas, até aproximadamente mil metros, na
medida equivalente à freqüência de 300.000 vibrações por segundo ou
300 quilociclos, e avançando pelas ondas curtas, além das quais se
localizam as ondas métricas ou decimétricas, disciplinadas em serviço
do radar e da televisão.
____Em semelhantes faixas da vida, que a ciência terrestre assinala como o
continente do "infra-som", circulam forças complexas; contudo,
para o Espírito_encarnado ou ainda condicionado às sensações do Plano
Físico, não existe nessas províncias da Natureza senão silêncio. (14)
Outros Autores admitem que estes infra-sons começam abaixo de 16 vibrações
por segundo. (Nota
do Autor espiritual)
[29 - página 24] - André Luiz - 1959
SONS
PERCEPTÍVEIS ____Aumente-se a freqüência
das
ondas, nascidas do movimento incessante do
Universo, e o homem alcançará a escala dos
sonsperceptíveis, mais
exatamente qualificáveis nas cordas graves do piano.
____Nesse ponto, penetraremos a esfera das percepções sensoriais da criatura
terrestre, porquanto, nesse grau vibratório, as ondas se transubstanciam
em fontes sonoras que afetam o tímpano, gerando os "tons_de_Tartini"
ou " tons de combinação", com efeitos psíquicos, segundo as
disposições mentais de cada indivíduo.
____Eleva-se o diapasão. ____Sons médios, mais altos, agudos, superagudos.
____Na fronteira aproximada de pouco além de 15.000 vibrações por segundo,
não raro, o ouvido vulgar atinge a zona-limite. (15) ____Há pessoas, contudo, que, depois desses marcos, ouvem ainda.
____Animais diversos, quais os cães, portadores de profunda acuidade
auditiva, escutam ruídos no "ultra-som", para além das 40.000
vibrações por segundo.
____Prossegue a escala ascendente em recursos e proporções inimagináveis
aos sentidos vinculados ao mundo físico. (15) A escala de percepção é extremamente variável.
(Nota
do Autor espiritual)
[29 - página 25] - André Luiz - 1959
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SAÚDE,
SOM E EDUCAÇÃO
____Sabemos
que SAÚDE abrange muito
mais do que ausência de enfermidades, cuidado com alimentação,
prática de qualquer atividade física, corpo escultural. Saúde,
em seu sentido amplo e total, inclui desde o bem-estar espiritual, anímico,
energético, psíquico, orgânico, físico, até o equilíbrio do ser como um
todo, em consonância com o ambiente (ser “holístico”).
____Inúmeros são os fatores que interferem na SAÚDE. Aqui abordaremos, de
forma sucinta, a sua correlação com o SOM.
____O sompossui correntes_vibratórias que, naturalmente, intervêm em nosso estado geral,
alterando nossa pré-disposição, nosso “estado de espírito” e, conseqüentemente,
provocando mudanças no nosso comportamento e no meio-ambiente. Isso pode ser
comprovado cientificamente por meio da História e, inclusive, do livro mais
conhecido e respeitado do nosso planeta: A Bíblica (em diversas de suas
passagens).
____De acordo com os musicólogos, ...
- “os sons harmoniosos
produzem vibrações cristalinas que, ao serem ouvidos, nos imprimem a sensação
de serenidade, de paz e de prazer. São reconstruíveis e terapêuticos ” ...
- “os sons desarmoniosos nos levam a uma impressão de
ansiedade, de insatisfação, de vazio e irritabilidade... criando
o desequilíbrio”(Mil Drummond – A Cor do Som –
Editora Elevação).
____O som tem, por
conseguinte, o poder de criar, conservar e destruir, dependendo, naturalmente,
da qualidade do som que
escutamos... e é aí que está o cerne do nosso tema:
- como
ter e preservar a Saúde quando somos impelidos a ouvir sons
exacerbadamente altos, agressivamente expostos em carros particulares, de
picolés, de cd pirata, táxis, ônibus, bares, praias, lojas comerciais, em
apartamentos de prédios residenciais, cuja potência acústica similar a
trio-elétrico, independentemente do horário e lugar?!
- Como
ter e preservar nossa Saúde se a qualidade do som da qual
somos verdadeiras “vítimas”, não agrega nenhuma mensagem e nenhum
valor (muito ao contrário, pois fere os princípios básicos do respeito e
da condição de seres pensantes e sentintes)?!
____A qualidade sonora (precisamente musical) vem deteriorando-se acintosamente,
instigando o sado-masoquismo, a prostituição, a degradação do ser humano,
principalmente da mulher!
- O
que deveria ser “ritmo” não passa de repetições estressantes,
alienantes e até neurotizantes!
- O
que deveria ser potência confortável ultrapassa e agride o direito de
escolha dos “ouvintes-vítimas”!
- O
que deveria ser expressão da saudável criatividade e sensibilidade humanas
– considerando o som como arte
– retrata a absoluta degeneração de valores éticos e estéticos!
____Paremos e avaliemos antes que seja tarde demais!
Tenhamos um mínimo de seletividade musical, de sensibilidade auditiva, de
auto-respeito e ao direito do próximo ouvir o que, quando e como
quer! Tenhamos um resquício de educação e de consciência social ao
escolhermos e usarmos nosso som!
Ele também é o indicador do nível educacional
de uma comunidade, do caráter, do temperamento e da personalidade de seus cidadãos;
além do mais, cada um é responsável pelas suas escolhas e suas conseqüências;
se a decisão é prejudicar a capacidade auditiva, atrofiar a mente, aderir ao
sado-masoquismo, desfazer-se da auto-estima, agredir à integridade humana
(repetindo, principalmente à feminina), destruir a própria saúde, ao
menos não nos contagiem com essa
epidemia! ____Apelamos a todas as classes de educadores e
profissionais de saúde, bem como aos órgãos competentes, a fim de que
cumpramos nosso papel profissional e social, alertando para os nefastos e incontáveis
danos – alguns até irrecuperáveis, como no caso da diminuição ou perda auditiva – para que utilizemos todos os
recursos disponíveis: diálogo, palestra, campanha educativa, meios de comunicação,
exemplo e, principalmente, cumprimento da Lei! THEQUILA
MOTA
Psicóloga
e Psicoterapeuta, Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos.
Palestrante,
Consultora Organizacional.
DIAPASÃO s.m. Característica de um som determinada
pela freqüência de vibraçãodas ondas sonoras.
- Os
sonsagudos têm freqüências
mais altas do que os sonsgraves.
- Quando
um violinista afina seu instrumento, ajusta cada corda de maneira que vibrem
um certo número de vezes por segundo. Na realidade, a maioria dos sons
que ouvimos é uma mistura de várias freqüências. Os sons
produzidos por um instrumento musical, um apito ou uma sirene têm várias
freqüências ao mesmo tempo.
- A freqüência mais baixa, chamada fundamental, é produzida por
um objeto que vibra como um todo.
- As freqüências mais altas, chamadas harmônicas, são
produzidas por um objeto que vibra em partes separadas.
- As freqüências harmônicas são múltiplos inteiros da freqüência
fundamental.
http://win2nt239.digiweb.com.br/cgi-bin/delta.exe/dicionario/verbete?ID=87446
(Link desativado)
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____...Também com Helmholtz inaugura-se uma linha de argumentação que
atribui a ocorrência de certos fenômenos ainda não muito bem
compreendidos à distorção não-linear da audição. De fato, há
certos tons produzidos por conta do próprio mecanismo de audição que
surgem em decorrência de estímulos espectrais fortes.
____Os músicos
do século XVIII:
- Tartini,
violinista italiano,
- e Sorge, organista alemão, independentemente um do outro,
descobriram esses tons advindos da não-linearidade.
____Helmholtz
os chamou de “ tons de combinação”. E ainda hoje se fala em não-linearidade,
sem que uma conclusão aproveitável tenha surgido. Apenas observações e
mais observações sobre a não-linearidade e tentativas de aplicar o
conceito sempre que haja um vazio conceitual no problema da percepção de
altura. Ora, se a comunicação auditiva ocorre sob condições de
linearidade, o que interessa é uma teoria que explique a linearidade em
si. E tanto uso se fez de argumentações calcadas na não-linearidade
que, de uma condição de anormalidade, ela passou a ocupar a posição de
mito, pode-se dizer. A propósito, há dois mitos em toda essa história
de percepção de altura, quais sejam, a mencionada não-linearidade
e a chamada fundamental ausente... http://www.cic.unb.br/docentes/arcela/lcmm/sabatica/html/cap1.html
(Link desativado)
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