No que se refere ao “corpo são”, o atletismo tem papel importante e seria de ação das mais edificantes no problema da saúde_física, se o homem na sua vaidade e egoísmo não houvesse viciado, também, a fonte da ginástica e do esporte, transformando-a em tablado de entronização da violência, do abastardamento moral da mocidade, iludida com a força bruta e enganada pelos imperativos da chamada eugenia ou pelas competições estranhas dos grupos sectários, desviando de suas nobres finalidades um dos grandes movimentos coletivos em favor da confraternização e da saúde.



[41a - página 81]
EMMANUEL - 1940

Linha_H_Sombra

BASES ÉTICAS E ESPIRITUAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Platão já afirmara há muitos anos que os exercícios musculares aumentam mais a força moral que o vigor físico. Thomas Arnold, que introduziu a novidade dos jogos na sua Escola de Rugby ainda em 1828, visava não apenas a educação corporal, mas acima de tudo a educação moral dos adolescentes. Lafarge e Nayrac também afirmam que “há relação estreita entre energia de contração e firmeza de caráter, e que a disciplina do corpo prepara e facilita a sua conduta moral”.

Estatísticas dos Estados Unidos, de alguns anos atrás vêm revelando que a recreação comunitária, convenientemente conduzida, tem contribuído para a redução da delinqüência juvenil, principalmente nas cidades industrializadas e nas de grande concentração de imigrantes latino-americanos, numa proporção que varia de 25% a 75%, conforme as regiões.

Os exercícios físicos que exigem do indivíduo certo sacrifício, como é o caso da preparação desportiva para a competição são ótimos para desenvolver ...


  • a força de vontade,
  • a tenacidade,
  • O espírito de luta,
  • a audácia,
  • O sangue frio, etc. que produzem o endurecimento moral, constituindo-se em ótimas escolas para a têmpera do caráter.

Numa época como a nossa em que poucos assumem a responsabilidade de seus atos, o esporte oferece inúmeras oportunidades para aeducação para a responsabilidade. é muito comum apreciarmos esses tipos vaidosos que sempre empurram a culpa para os outros, chegando às vezes ao desplante de dizer que são os seus pais que assim os fizeram, quando não lançam a culpa até em Deus que permitiu que eles fossem assim. O maior bode expiatório de tudo de ruim que acontece hoje, quase sempre é o Governo que é responsabilizado. Parece que devemos chamar a todos a responsabilidade, para que assumam os desacertos que fizeram.

Nos incidentes que surgem durante os jogos há sempre oportunidade de ressaltar o certo e o errado, o justo e o injusto, o bom e o um, constituindo-se uma verdadeira escola de educação moral, se o educador souber aproveitar as oportunidades que surgem.

é também um fato reconhecido, atualmente que os esportes e outras atividades recreativas podem se constituir com um tratamento preventivo, como terapêutico, para os viciados em drogas, aliados sempre que possível com uma terapêutica ocupacional, com trabalhos artesanais ou até artísticos.

O esporte pode oferecer oportunidade de ...


  • praticar o “Fair-play” ou jogo limpo, combatendo a trapaça ou jogo sujo;
  • ensinar a obediência à regra, ao capitão da equipe, ao juiz;
  • ensinar a praticar a bondade, a tolerância com o adversário ou com os próprios companheiros, a imparcialidade, a prudência, a amizade, a liberdade, a caridade, a recompensa, o sentimento de honra, etc. que ornam o caráter do indivíduo e que lhe proporcionam respeito e simpatia de todos.

Quem consegue dominar suas paixões e tendências ruins é um HOMEM FELIZ.

Portanto, para que os educandos tenham essas oportunidades, será preciso que a escola ofereça um vasto programa dessas atividades, o que será impossível acontecer com apenas 1 ou 2 aulas semanais de Educação Física.

Prof. Jacintho F. Targa (falecido)

R. Coronel André Belo, 603 -90050 – Porto Alegre – RS

http://www.crefsc.org.br/artigos/artigo8.doc

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA CATARINA:

http://www.crefsc.org.br

Linha_H_Sombra

Páginas relacionadas:

Toda criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)