____No que se refere ao “corpo são”, o atletismo tem papel importante e seria
de ação das mais edificantes no problema da saúde_física, se o homem na sua vaidade e egoísmo não houvesse viciado,
também, a fonte da ginástica e do esporte, transformando-a em tablado de
entronização da violência, do abastardamento moral da mocidade, iludida com a
força bruta e enganada pelos imperativos da chamada eugenia ou pelas competições estranhas dos grupos sectários, desviando de suas nobres
finalidades um dos grandes movimentos coletivos em favor da confraternização e
da saúde. [41a - página 81] - EMMANUEL - 1940 BASES
ÉTICAS E ESPIRITUAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ____Platão já afirmara há muitos anos que os exercícios musculares
aumentam mais a força moral que o vigor físico. Thomas Arnold, que
introduziu a novidade dos jogos na sua Escola de Rugby ainda em 1828,
visava não apenas a educação corporal, mas acima de tudo a educação
moral dos adolescentes. Lafarge e Nayrac também afirmam que “há relação
estreita entre energia de contração e firmeza de caráter, e que a
disciplina do corpo prepara e facilita a sua conduta moral”. ____Estatísticas dos Estados Unidos, de alguns anos atrás vêm revelando que
a recreação comunitária, convenientemente conduzida, tem contribuído
para a redução da delinqüência juvenil, principalmente nas cidades
industrializadas e nas de grande concentração de imigrantes
latino-americanos, numa proporção que varia de 25% a 75%, conforme as
regiões. ____Os exercícios físicos que exigem do indivíduo certo sacrifício, como
é o caso da preparação desportiva para a competição são ótimos para
desenvolver ...
- a força de
vontade,
- a tenacidade,
- O espírito de luta,
- a audácia,
- O sangue frio, etc. que produzem o endurecimento moral, constituindo-se em
ótimas escolas para a têmpera do caráter.
____Numa
época como a nossa em que poucos assumem a responsabilidade de seus atos,
o esporte oferece inúmeras oportunidades para aeducação para a responsabilidade. é muito comum apreciarmos esses tipos vaidosos que sempre empurram a
culpa para os outros, chegando às vezes ao desplante de dizer que são os
seus pais que assim os fizeram, quando não lançam a culpa até em Deus
que permitiu que eles fossem assim. O maior bode expiatório de tudo de
ruim que acontece hoje, quase sempre é o Governo que é responsabilizado.
Parece que devemos chamar a todos a responsabilidade, para que assumam os
desacertos que fizeram. ____Nos incidentes que surgem durante os jogos há sempre oportunidade de
ressaltar o certo e o errado, o justo e o injusto, o bom e o um,
constituindo-se uma verdadeira escola de educação moral, se o educador
souber aproveitar as oportunidades que surgem. ____é
também um fato reconhecido, atualmente que os esportes e outras
atividades recreativas podem se constituir com um tratamento preventivo,
como terapêutico, para os viciados_em_drogas, aliados sempre que possível
com uma terapêutica ocupacional, com trabalhos artesanais ou até artísticos. ____O esporte pode oferecer oportunidade de ...
- praticar o “Fair-play” ou jogo
limpo, combatendo a trapaça ou jogo sujo;
- ensinar a obediência à regra,
ao capitão da equipe, ao juiz;
- ensinar a praticar a bondade, a
tolerância
com o adversário ou com os próprios companheiros, a imparcialidade, a
prudência, a amizade, a liberdade, a caridade, a recompensa, o sentimento
de honra, etc. que ornam o caráter do indivíduo e que lhe proporcionam respeito e simpatia de todos.
____Quem consegue dominar suas paixões e tendências ruins é um HOMEM FELIZ. ____Portanto,
para que os educandos tenham essas oportunidades, será preciso que a
escola ofereça um vasto programa dessas atividades, o que será impossível
acontecer com apenas 1 ou 2 aulas semanais de Educação
Física. Prof.
Jacintho F. Targa (falecido)
R.
Coronel André Belo, 603 -90050 – Porto Alegre – RS http://www.crefsc.org.br/artigos/artigo8.doc CONSELHO
REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA CATARINA: http://www.crefsc.org.br |