São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos.

Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?



[9a - página 380 questão 817]


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A inferioridade moral da mulher em certos países, provém do predomínio injusto e cruel que sobre ela assumiu o homem.

É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza.

Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito.



[9a - página 380 questão 818]


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Mais fraca fisicamente do que o homem é a mulher, para lhe determinar funções especiais.

Ao homem, por ser o mais forte, os trabalhos rudes; à mulher, os trabalhos leves; a ambos o dever de se ajudarem mutuamente a suportar as provas de uma vida cheia de amargor.



[9a - página 380 questão 819]


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Deus a uns deu a força, para protegerem o fraco e não para o escravizarem.

Deus apropriou a organização de cada ser às funções que lhe cumpre desempenhar.

Tendo dado à mulher menor força física, deu-lhe ao mesmo tempo maior sensibilidade, em relação com a delicadeza das funções maternais e com a fraqueza dos seres confiados aos seus cuidados.



[9a - página 380 questão 820]


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As funções a que a mulher é destinada pela Natureza são de mais importância do que as destinas ao homem.

É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida.



[9a - página 381 questão 821]


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Sendo iguais perante a lei de Deus, devem os homens ser iguais também perante as leis humanas.

O primeiro princípio de justiça é este: Não façais aos outros o que não quereríeisque vos fizessem.

Assim sendo, uma legislação, para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher.

Mas, das funções, não. Preciso é que cada um esteja no lugar que lhe compete.

Ocupe-se do exterior o homem e do interior a mulher, cada um de acordo com a sua aptidão.

A lei humana, para ser eqüitativa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher.

Todo privilégio a um ou a outro concedido é contrário à justiça.

A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização.

Sua escravização marcha de par com a barbaria.

Os sexos, além disso, só existem na organização física.

Visto que os Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferença há entre eles.

Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos.

[9a - página 381 questão 822]

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