No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares:

  • Os neurônios
  • e as células da glia (ou neuróglia).

Os neurônios são os constituintes fundamentais do sistema nervoso. É uma célula composta de um corpo celular, onde está o núcleo, e de finos prolongamentos celulares, que podem ser dendritos ou axônios.


  • Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos.
  • Os axônios atuam como condutores dos impulsos nervosos e só possuem ramificações na extremidade. Em toda sua extensão, o axônio é envolvido por um tipo celular denominado célula de Schwann . Em muitos axônios, as células de Schwann determinam a formação da bainha de mielina - invólucro lipídico que atua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso. Entre uma célula de Schwann e outra existe uma região de descontinuidade da bainha de mielina, que acarreta a existência de uma constrição (estrangulamento) denominada nódulo de Ranvier. A parte celular da bainha de mielina, onde estão o citoplasma e o núcleo da célula de Schwann, constitui o neurilema.

http://www.afh.bio.br/basicos/Nervoso1.htm


Linha_H_Sombra

http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/sist_nervoso/sist_nervoso.html
(Link deasativado)


Linha_H_Sombra
O percurso do impulso nervoso no neurônio é sempre no sentido dendrito è corpo celular è axônio. A região de passagem do impulso nervoso de um neurônio para a célula adjacente chama-se sinapse.

http://www.afh.bio.br/basicos/nervoso1.htm#percurso

Linha_H_Sombra

Páginas relacionadas:

Toda criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada
DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)